Skip To Content
    Nov 8, 2014

    As 10 Melhores Temporadas De "Malhação"

    No ar desde abril de 1995, a novela mais longeva da Rede Globo conviveu com altos e baixos ao longo desses 20 anos. Quem foi adolescente no Brasil, entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000, é quase impossível não ter acompanhado ao menos uma temporada, tenha sido ela boa ou não. Pensando nisso, de uma forma BASTANTE COERENTE, resolvi fazer uma lista das que MAIS MARCARAM E DEIXARAM SAUDADES em nós, ex adolescentes que saíamos correndo pra casa às 17:30 pra não correr o risco de perder sequer a abertura! rs Já deixo claro que não levo em consideração só a atuação do casal, triângulo ou quarteto amoroso, menos ainda se ele é feinho ou bonitinho, e sim a importância dramatúrgica, memória afetiva, audiência, trilha sonora, etc. Fonte do conteúdo: Memória Globo

    10º - Malhação 2006 (Décima terceira temporada) – Tema: Famílias modernas – Período de exibição: 16/01/2006 – 12/01/2007

    Resumo das tramas

    Principal:

    Durante um campeonato de Skate aos redores do Colégio Múltipla Escolha, Cauã (Bernardo Mello Barreto) conhece a também skatista Manuela Prado (Luiza Valdetaro), e, mais tarde, descobre ser também seu vizinho. Eles se apaixonam, mas o romance é ameaçado pelo ex-namorado da moça, Eduardo Andrade (Gabriel Wainer), outro skatista, acostumado a ser o primeiro em tudo, não à toa campeão nacional do esporte e filho único de Sônia Andrade (Ângela Figueiredo), e Marco Aurélio (Juan Alba), empresário bem sucedido no ramo do Skate.

    Vendo Cauã como uma ameaça nas pistas e no amor, Edu, com a ajuda de seu fiel escudeiro Wellington, mais conhecido como "Mulambo", começa a fazer de tudo para prejudicar o rival. A ironia, e grande reviravolta da estória, é que vilão acaba descobrindo um parentesco com o mocinho.

    Paralelas:

    O Múltipla Escolha ganhou novos alunos nesta temporada, entre eles Siri (Marcos Pitombo), melhor amigo de Cauã (Bernardo Mello Barreto). Siri é apaixonado por sua bicicleta, sua fonte de renda, com a qual entrega flores, documentos e tudo o que consegue carregar para garantir o sustento do filho de um ano, Davi. Há também a doce e romântica Marina (Juliana Boller), amiga de Manuela (Luiza Valdetaro), que foi criada pela irmã, Vitória (Francisca Queiroz), e tem com ela uma relação de cumplicidade; Fred (Dudu Pelizzari), irmão de Priscila (Monique Alfradique) e comparsa do vilão Eduardo (Gabriel Wainer), que se apaixona por Jaque (Joana Balaguer) e arruma confusão com Urubu (Marco Antônio Gimenez); Cleiton (Fabrício Santiago), morador de uma comunidade carente, que se torna amigo leal de Cauã; Bodão (Bernardo Mendes), morador da república, que implica com Rafa (Ícaro Silva); Giovana (Giordanna Forte), sobrinha de Afrânio (Charles Paraventi), que, após decidir morar na república, exige uma série de mordomias por causa de seu parentesco; e Tuca (Karen Junqueira), extrovertida e vaidosa menina, que conquista o coração de Rafa.

    Curiosidades:

    A partir do capítulo de número 55, em abril de 2006, Malhação passou a contar com uma nova abertura, ainda com fotos de todos os personagens, e como trilha sonora a música "Te Levar" deu lugar à "Lutar pelo que é meu", também do Charlie Brown Jr.

    Em agosto daquele ano, a TV Globo e a Globo.com lançaram o novo site de Malhação, tendo o mundo dos skatistas como foco principal. Mas talvez o fato mais interessante desta temporada se deu no dia 13 de junho de 2006, quando a novelinha registrou impressionantes 45 pontos de audiência no IBOPE, a maior de toda sua história em um capítulo até hoje.

    Trilha sonora:

    Entre as músicas nacionais da trilha sonora de Malhação estavam Ódio, de Luxúria (tema de Priscila); Matriz, de Ramirez (tema de Eduardo); O Vento, de Los Hermanos; Quero Só Você, do Afroreggae (tema de Manuela e Eduardo); Pescador de Ilusões, do Rappa; Dia Comum, dos Detonautas (tema de Cauã); O Que Tiver Que Ser, de Marjorie Estiano (tema de Adriano e Vitória); Quem Sabe Um Dia, de Charlotte (tema de Manuela e Cauã); Eu Não Sou Uma Flor (I´m not Beautiful), de Camila (tema de Bárbara e Kiko); Beijo, Blues e Poesia, de K-Sis (tema de Manuela); A Idade do Céu, de Moska (tema de Cleyton e Roberta); Vale de Lágrimas, de Lulu Santos; A 2, dos Paralamas do Sucesso (tema de Rachel); O Que Eu Não Disse, de Z.D.S. ; Real Gold, de Black Alien; e Cê Sabe, de Gustavo Nunes.

    A trilha sonora internacional trazia os sucessos Movin´ On, de Ian Van Dahl; Your Body, de Tom Novy; S.O.S, de Rihanna; Come Clean, de Hilary Duff; Stupid Girl, de Pink; Youth, de Matisyahu; No Tomorrow, de Orson; The Only Difference Between Martyrdom and Suicide Is Press Overage, da banda Panic At The Disco; Lights and Sounds, de Yellowcard; Dirty Little Secret, do grupo The All-American Rejects; Breakaway, de Kelly Clarkson; Untitled, de Simple Plan; Waiting For You, de Ben Harper; Tow Truck Co-Pilot, do grupo The Rewinders; Sweet Mamma, de Babootz; e Not Scared, de Ásfora.

    09º - Malhação 2003 (Décima temporada) - Tema: Destinos cruzados - Período de exibição: 28/04/2003 – 16/01/2004

    Resumo das tramas

    Principal:

    Victor (Sérgio Marone) e Luísa (Manuela do Monte), se conhecem através de fotos trocadas, em Búzios, durantes as férias escolares. Prima da ingênua Luísa, a invejosa Carla (Nathália Rodrigues), logo mostra interesse em Victor, achando que o moço estaria na verdade interessado nela. Um revés do destino também acaba interferindo no relacionamento do casal protagonista. O pai da moça, o premiado jornalista Paulo (José de Abreu), e o pai do rapaz, o expert em informática Rômulo (Evandro Mesquita), são amigos de longa data e se reencontram após muitos anos de afastamento, sem saberem do namoro dos filhos. No mesmo dia, os dois sofrem um acidente de carro. Rômulo consegue escapar dos destroços e salva a vida de Paulo, mas morre logo em seguida.

    Paralelas:

    Bruno (Kaian Raia), o irmão mais novo de Victor (Sérgio Marone), está no centro de outra trama desta temporada. Ele decide estudar balé e passa a lidar com os preconceitos dos colegas do Múltipla Escolha.

    Ainda na temporada de 2003, estrearam os personagens Murilo (Paulo Nigro), jovem que sofre por não corresponder às expectativas do pai, Heitor (Paulo César Grande), um professor de educação física que sonha tornar o filho um campeão mundial de natação; Miyuki (Danielle Suzuki), filha de japoneses que veio com a família para o Brasil e sente dificuldades em se adaptar; o mulherengo Kiko (Alexandre Slaviero), melhor amigo de Murilo; Laila Amorim (Marilu Bueno), que passa a viver com a nora e os netos após a morte do filho, Rômulo (Evandro Mesquita); e Sandra (Totia Meirelles), cunhada de Paulo (José de Abreu), que sempre o amou em segredo.

    Outra novidade da trama ocorre quando Beto (Sérgio Abreu) descobre que não é filho verdadeiro de Carmelo (Jorge Dória), e que tem um irmão gêmeo chamado Gérson (também interpretado por Sérgio Abreu). Gérson é marchand, especialista em obras sacras do século XVIII, e mora em São Paulo. Ele fica sabendo que Beto está à sua procura e aparece de surpresa na casa do irmão. Dona Vilma (Bia Montez) abre a porta e dá um grito ao ter uma visão dupla de seu genro “traste”. Depois, porém, fica encantada com o “clone” chique e elegante de Beto, e não perde a chance de alfinetar o genro. Gêmeos idênticos, Beto e Gérson deixam todos confusos e têm até a ideia de usar uma etiqueta com seus nomes.

    Curiosidades:

    No dia 14 de maio de 2003 foi ao ar o capítulo 2000 de Malhação. Para comemorar oito anos no ar, algumas novidades incrementaram a trama. Miyuki (Danielle Suzuki) entrou na história, vinda do Japão diretamente para morar na casa de Vinícius (André de Biase) e estudar no Múltipla Escolha.

    Trilha sonora:

    O considerado por muitos melhor CD nacional de Malhação, veio com os sucessos Só Hoje, do Jota Quest; Tô Nem Aí, de Luka; Nada Sei (Apnéia), do Kid Abelha; Quando o Sol Se For, dos Detonautas Roque Clube; Nâ Na Ni Na Não, de Michele Ornelas; Só Por Uma Noite, de Charlie Brown Jr; Mais, do Capital Inicial; Tem Que Valer, do Kaleidoscópio; Dias Atrás, do CPM 22; Mais um Caso, de Daniel Carlomagno; Até o Fim do Mundo, dos Gurus; Me Dá Um Olá, do Ultraje a Rigor; Faz Assim, de Bruno Miguel; Tola Emoção, de Gustavo Nunes; Mudanças, da Banda K2 e Dance 2 (Pra Malhar), de Alpha Beat.

    Já o CD internacional tinha as canções Just A Little Bit Of Chaos, de SMS; Sk8er Boy, de Avril Lavigne; Times Like These, do Foo Fighters; Got What You Need, de Drag-On; Dilemma, de Nelly; Mesmerize, de Ja Rule; Crazy In Love, de Beyoncé; All The Things She Said, de Tatu; Send The Pain Below, de Chevelle; And You Be Loved (And Be Loved), de Damian Marley; I’m Glad, de Jennifer Lopez; I Want You, de Thalia & Fat Joe; I Promise I Will, de Stacie Orrico; Pretty Baby, de Vanessa Carlton; Falling, de Paul J. Vance e Brothers + Sisters, do Arena.

    08º - Malhação 2005 (Décima segunda temporada) – Tema: Gravidez na adolescência, amor na terceira idade e culto exagerado ao corpo – Período de exibição: 17/01/2005 – 13/01/2006

    Resumo das tramas

    Principal:

    Bernardo (Thiago Rodrigues) e Betina (Fernanda Vasconcellos) se conhecem e, rapidamente, se apaixonam. Ainda no início do relacionamento, os dois precisam se separar, já que ela está de partida para a Amazônia, onde vai participar da filmagem de um documentário.

    Pouco antes da viagem de Betina, Bernardo ouve, por acaso, um recado de Léo (Daniel Erthal) na secretária eletrônica da namorada, e fica tomado de ciúmes. A moça tenta explicar que o rapaz é apenas um amigo, mas Bernardo não lhe dá ouvidos, rompe com ela e vai embora transtornado. Na volta para casa, atropela Jaque (Joana Balaguer), uma linda garota de 18 anos, que é a melhor amiga de Betina. Ela não se machuca, e os dois viram amigos. Tempos depois, acabam se envolvendo. Quando Betina volta da Amazônia, encontra Bernardo arrependido e Jaque, grávida.

    Paralelas:

    Esta temporada aborda ainda a questão da busca desenfreada pela beleza e o culto exagerado ao corpo. Fixado em sua imagem, Kiko (Alexandre Slaviero) decide se tornar modelo profissional. Ele é influenciado pelo temperamento agressivo de João (Java Mayan) e se envolve em muitas confusões com ele e o amigo Marcão (José Loretto). Os três formam uma turma da pesada, tornando-se pitboys (Família Clack Bum).

    Entre os novos alunos do segundo ano estão Léo (Daniel Erthal), um rapaz inteligente, que adora cinema; Download (Wagner Santisteban), um gênio da informática e melhor amigo de Bernardo (Thiago Rodrigues); Amanda (Thiara Palmieri), amiga de Jaque (Joana Balaguer) e mais uma moradora da república de Naná (Rosamaria Murtinho); Kitty (Fanny Georguleas), uma menina inteligente e estudiosa, que se interessa por Marcão (José Loretto).

    Outros novatos são os pré-adolescentes Tatyane (Debby Lagranha), irmã mais nova de Vivi (Graziela Schmitt) e melhor amiga de Juliana (Thaiane Maciel), em quem manda e desmanda; e Pedro (César Cardadeiro), de 12 anos, irmão mais novo de Download (Wagner Santisteban).

    Curiosidades:

    Para comemorar os dez anos de Malhação, foi lançado um CD com uma coletânea dos melhores sucessos da trilha sonora. Entre as canções escolhidas estavam Te Levar, de Charlie Brown Jr; Teto de Vidro, de Pitty; Dias Atrás, do CPM22; Quando o Sol se For, dos Detonautas Roque Clube; Só Hoje, do Jota Quest; Você Sempre Será, de Marjorie Estiano; Tô Nem Aí, de Luka; Musa do Verão, de Felipe Dylon; Heloísa, Mexe a Cadeira, de Vinny; Vapor Barato, do grupo O Rappa; Pegadas na Lua, do Skank; Amanhã Não se Sabe, do LS Jack; Mais, do Capital Inicial e Assim Caminha a Humanidade, de Lulu Santos.

    Trilha sonora:

    A trilha sonora nacional do décimo ano de Malhação trazia as músicas Já Que Você Não me Quer Mais, do Seu Cuca; Tudo Vai Mudar, de US 4; História de Amor, de Léo Jaime; Só Porque Não é Bom, do Brava; O Amanhã, dos Detonautas Roque Clube; Foi Difícil, do Dibob; Tarde Demais, de Liah; Régia, do Cidade Negra; Só Mais uma Vez, do B5; Mundo Escuro (Barco de Vênus), de K-Sis; Te Procuro, de Leela; Deixa Rolar, de Gabriel O Pensador & Negra Li; So Easy, de Marjorie Estiano; e Papo de Surdo-Mudo, do grupo O Rappa.

    O CD internacional continha os sucessos The Killer's Song, de Carolina Marques; Get Right, de Jennifer Lopes; Welcome To My Life, do Simple Pan; Let Me Go, de 3Doors Down; Since U Been Gone, de Kelly Clarkson; She Will Be Loved, de Maroon 5; Hey Now, de Tobymac; Balla Baby, de Chingy; Lose Control, de Missy Elliot, Fat Man Scoop, de Ciara; Y-Not, de Y-Not; Bad Day, de Daniel Powter; Change of Seasons, de Marisa Niparts; We're Not Gonna Take It, de Daytona; Somebody Told Me, de Stereo Bros e U Got The Luv, de Soulfunkers Funkest Funker & Hitz.

    07º - Malhação 2000 (Sétima temporada) - Tema: Emoções em Dose Dupla - Período de exibição: 10/04/2000 - 04/05/2001

    Resumo das tramas

    Principal:

    Na volta ás aulas um dos principais pares românticos da temporada é formado por dois novos professores: Linda (Giselle Tigre) e Afonso (Giuseppe Oristânio).

    Afonso é professor de história, viúvo e pai de três filhos: Marcelo (Fábio Azevedo), Cabeção (Sérgio Hondjakoff) e Fernandinho (Helder Agostini), o caçula. Linda dá aulas de geografia, mora com a filha Bia (Fernanda Nobre) e cria a sobrinha Joana (Ludmila Dayer).

    Em pouco tempo, Linda e Afonso se apaixonam e vão morar juntos, reunindo os cinco filhos adolescentes. Joana e Marcelo também começam a namorar, mas o romance é ameaçado pelas intrigas de Bia, que também se apaixona pelo rapaz e faz o que pode para afastá-lo da prima. No final da temporada, entretanto, Marcelo é aprovado no vestibular para uma universidade no Espírito Santo, e Joana decide viajar com ele.

    Paralelas:

    É nesta temporada que os casais formados no ano anterior deixam a trama: Tatiana (Priscila Fantin) e Rodrigo (Mário Frias) finalmente se casam, na mesma cerimônia de Érica (Samara Felippo) e Touro (Roger Gobeth). Antes de subirem ao altar, os dois últimos passam por vários obstáculos, incluindo a desaprovação do pai de Touro, que não quer que o filho se case com uma soropositiva.

    A grande revelação dessa fase de Malhação é o personagem Cabeção (Sérgio Hondjakoff), o filho do meio de Afonso (Giuseppe Oristânio), que se torna um dos mais populares da história do seriado e o único a permanecer no programa por cinco temporadas.

    Curiosidades:

    Na primeira edição do Kids Choice no Brasil, Malhação foi escolhida o melhor programa pelas crianças e adolescentes de até 17 anos. O evento foi realizado pelo canal a cabo Nickelodeon, em setembro de 2000.

    Trilha sonora:

    Na trilha sonora da segunda temporada de "Malhação Múltipla Escolha", fizeram sucesso as músicas Amor de Verdade, de Paulo Ricardo (tema de Érica e Touro); Diga, de Kakau Gomes (tema de Joana); Posso Não Falar de Amor (Mas Entendo de Mulher), do grupo Os Anjos (tema de Perereca); Eu e Ela, da Natiruts (tema de Helô e Sávio); Nada pra Mim, de Ana Carolina (tema de Joana e Marcelo); Cyber Love, de Vinny; Todo Azul do Mar, de Boca Livre & 14 Bis (tema de Linda e Afonso); Tô Vazando, de Gabriel, O Pensador (tema de Joana); Namorinho de Portão, de Penélope (tema de Marina); Mania Nacional, da banda É o Bicho; Muchachas, dos Símios; Sem Você, de Fernando Forni (tema de Jorge); Cheretim, dos Cabeçudos (tema de Cabeção) e Montanha da Paz, de Afrodizia.

    06º - Malhação 1996 (Segunda temporada) - Tema: Luíza e Dado - Período de exibição: 08/04/1996 – 28/03/1997

    Resumo das tramas

    Principal:

    O casal protagonista dessa fase era formado por Dado (Cláudio Heinrich) e Luiza (Fernanda Rodrigues). O professor de jiu-jítsu se descobre encantado pela aluna, e os dois finalmente se entendem.

    Nessa fase, Paula Prata (Silvia Pfeifer) vende a academia para Ferraz (Adriano Reys), um empresário rico e misterioso. Ele morre em seguida, e os negócios ficam nas mãos de sua filha, a elegante Joana (Samantha Monteiro), e de sua ex-mulher, Zizi (Elizângela), uma ex-manicure despachada, que é desafeto da enteada. O conflito de temperamentos das duas acaba se refletindo na administração da academia.

    Paralelas:

    Hugo (Marcos Frota), ex-coordenador do Rancho da Maromba e um dos responsáveis pelo salvamento dos alunos perdidos na temporada anterior, volta ao seriado, como coordenador da academia. Quem também volta à cena é um dos vilões do primeiro ano, o bad boy Raul (Nico Puig). A princípio, ele se diz regenerado, mas aos poucos fica claro que continua a ser mal-intencionado, e uma fonte de problemas para todos.

    Entre os novos personagens, Mariana (Susana Werner) e Alex (Camila Pitanga). Esta, uma motociclista bela e rebelde, que lançou moda com seus cabelos curtinhos e unhas pintadas com esmalte azul. Para surpresa geral, Alex acaba envolvida com Héricles (Danton Mello).

    Já o casal Léo (Pablo Uranga) e Tainá (Ana Paula Tabalipa), que se casaram na temporada anterior, enfrentam novos problemas na vida em comum.

    Curiosidades:

    Entre as participações especiais que passaram pela segunda temporada de Malhação estão a cantora canadense Alanis Morrissete, e os atores Ana Luiza Barros, Antonio Calloni, Castro Gonzaga, Maria Ribeiro, Nívea Stelmann, Oscar Magrini, Patrick de Oliveira, Pedro Brício, Tatiane Goulart, Thiago Fragoso, Thierry Figueira, Viviane Ribeiro, Xuxa Lopes e outros.

    Trilha sonora:

    Na trilha sonora da segunda temporada de Malhação foram inseridas as músicas Every Breath You Take, do grupo Summer Dance Hits (tema de Magali); Caso Sério, de Netinho (tema de Joana e Hugo); Holiday In The Land of Love, do DJ Company; Sabão Crá-Crá (The Mad Ku-Ku), dos Mamonas Assassinas (tema de Mocotó); Baby Come Back, de World Apart; Socorro, de Cássia Eller (tema de Luiza); Fun, Fun, Fun, do grupo The Beach Boys (tema de Bad Boy); Garota Sangue Bom, de Fernanda Abreu (tema de Alex); Lonely Boy, de Paul Anka (tema de Héricles); Punnanny-Ta, de Toaster Eddie; Sobre o Tempo, de Pato Fu (tema de Léo e Tainá); O Amor em Mim, de Márcia Freire (tema de Mariana); Os Segundos, de Cidadão Quem (tema de Dado) e Perigosa, de Regininha Poltergeist (tema de Zizi).

    05º - Malhação 2001 (Oitava temporada) - Tema: Corrupção - Período de exibição: 07/05/2001 - 19/04/2002

    Resumo das tramas

    Principal:

    O casal protagonista da vez é formado por Gui (Iran Malfitano) e Nanda (Rafaela Mandelli), amigos de infância que se reencontram no início do ano letivo no Múltipla Escolha, agora sob a direção do professor Afonso (Giuseppe Oristânio). O romance de Gui e Nanda desperta a inveja de Valéria (Bianca Castanho). Além disso, o casal tem que lidar com uma sucessão de crises familiares.

    A família de Gui começa a desmoronar depois que ele e seus dois irmãos, Léo (Max Fercondini) e Gabi (Juliana Lohmann), descobrem que o pai, Renato (Tato Gabus), está envolvido em uma rede de corrupção. Enquanto enfrentam o preconceito dos outros alunos do Múltipla Escolha, ambos lutam para provar a inocência do pai. A situação dos irmãos piora quando descobrem que a mãe, Vera (Bia Seidl), tem câncer de mama.

    Na casa de Nanda, o conflito é de ordem conjugal: sua mãe, a médica Jackie (Lucélia Santos), é uma profissional muito bem-sucedida mas em crise com o marido, Vinícius (André de Biase), um desempregado crônico, que se ressente do sucesso da mulher.

    No começo da temporada, Gui e Léo se apaixonam ao mesmo tempo por Nanda. O atrito entre os irmãos termina depois que Léo se envolve com Bia (Fernanda Nobre), mãe solteira abandonada pelo namorado Perereca (Márcio Kieling).

    Paralelas:

    Os personagens Érica (Samara Felipo) e Touro (Roger Gobeth) voltam à trama e vivem uma crise no casamento, porque ela é soropositiva. Ele, por sua vez, encanta-se com a doce Solene (Renata Dominguez), filha da inspetora da escola.

    Em uma das tramas paralelas, Drica (Gisele Frade) sofre nas mãos do namorado ciumento, Robson (Dado Dolabella), que começa a temporada ao lado de Valéria (Bianca Castanho).

    Outra personagem que entra para movimentar a trama é a temida treinadora Lorena Bauer (Alexia Deschamps), do colégio Pedra Branca. Ela encontra Guto (Fernando Pavão), professor de educação física do Múltipla Escolha, na final da seleção de natação do campeonato intercolegial. Os dois treinadores, então rivais, já foram namorados no passado, e acaba “rolando um clima” durante a competição.

    Curiosidades:

    Esta temporada de Malhação marcou a volta de Lucélia Santos à Globo. A atriz não atuava numa produção da emissora desde 1986, quando protagonizou a novela Sinhá Moça.

    Quem também voltou a atuar na Globo foi o ator André de Biase, protagonista do seriado Armação Ilimitada (com Kadu Moliterno e Andréa Beltrão). Ele não atuava na emissora desde o seriado Juba e Lula, exibido em 1989.

    O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, entrou para o elenco da temporada no papel de Bruno, formando um triângulo amoroso com os personagens de Lucélia Santos (Jackie) e André de Biase (Vinícius).

    Campanhas com enfoque social marcaram essa fase do programa. No total, foram 346 inserções sobre temas como Aids, drogas e gravidez na adolescência.

    O atentado terrorista que abalou os Estados Unidos em setembro de 2001 também foi tema das discussões de Malhação Múltipla Escolha. A autora, Andrea Maltarolli, considerou importante levar o assunto para os telespectadores do seriado, pois para muitos deles era a primeira vez que tinham contato com um possível conflito armado. As gravações foram feitas a partir de adendos, anexados aos capítulos já escritos. O tema foi abordado em salas de aula e em rodas de discussão dos personagens da trama.

    Essa temporada alcançou excelente audiência. A média superava às obtidas pelas novelas Estrela Guia, A Padroeira, As Filhas da Mãe e Desejos de Mulher, na época.

    Trilha sonora:

    Na oitava temporada, Malhação não lançou nenhum CD comercialmente devido ao anterior não ter obtido um sucesso em vendas. Portanto, além de ter como trilha as músicas da temporada anterior (2000), também contou com as músicas Por Hoje, da Mariana Davis; Primeiros Erros, do Capital Inicial; Tudo Mudar, do Charlie Brown Jr.; Be Like That, do 3 Doors Down; Miss You Love, do Silverchair; Not That Kind, da Anastacia.

    04º - Malhação 2002 (Nona temporada) - Tema: Erro médico - Período de exibição: 22/04/2002 - 25/04/2003

    Resumo das tramas

    Principal:

    Pedro Rodrigues (Henri Castelli) tem um espírito livre, é irreverente e esportista. Júlia Miranda (Juliana Silveira) é sóbria, bem-comportada e mais estudiosa. Embora vivam trocando farpas, os dois são muito atraídos um pelo outro e estão sempre na iminência do romance.

    Quando Pedro e Júlia finalmente se entendem, o namoro dos dois sofre um golpe: após sofrer um acidente de moto, César é levado às pressas para uma emergência. Em estado grave, o apresentador é atendido por Otávio, que já estava deixando o plantão no momento em que a ambulância deixava César no hospital. Com pressa – por causa do telefonema de Íris, dizendo que Júlia estava com a intenção de voltar para Dumas, a cidade natal da família, e que era melhor ele ir até a rodoviária atrás da filha –, Otávio chega a ligar para um colega para poder deixar o plantão mais cedo, mas acaba tendo que operar César. O outro médico só chega ao final da cirurgia e Otávio sai, apressado, para rodoviária.

    Aparentemente bem, o apresentador vai para o quarto. Entretanto, durante a cirurgia, Otávio cometeu um erro grave, o que impede César de voltar a andar. A partir daí, Pedro tem que administrar sua revolta com o erro do pai de Júlia e sua relação tumultuada com a namorada do pai, Débora (Tereza Seiblitz), fundamental para a sua recuperação.

    Paralelas:

    Um dos alunos novos do Múltipla Escolha é o surfista Maumau (Cauã Reymond), grande amigo de Pedro (Henri Castelli). Maumau também se torna parceiro de Cabeção (Sérgio Hondjakoff), com quem passa por várias aventuras, principalmente depois que os dois compram um carro velho, que reformam e batizam de Ogromóvel para impressionar as meninas.

    Entre os novos professores, os destaques são Letícia (Joana Limaverde), bela professora de português, Mariana (Márcia Barros), a professora de química e Marcão (Carlos Bonow), o professor de capoeira. A capoeira foi um dos assuntos mais explorados nessa temporada pelo seriado, que discutiu a filosofia do esporte e suas raízes na cultura brasileira.

    Além de Cabeção, que continuou se metendo em confusões, outros personagens da temporada anterior permaneceram no programa: Gui (Iran Malfitano) e Nanda (Rafaela Mandelli) se tornaram um exemplo de casal bem-resolvido; e os professores Linda (Gisele Tigre) e Afonso (Giuseppe Oristânio) tiveram um filho.

    Curiosidades:

    Esta temporada de Malhação Múltipla Escolha marcou o reencontro, após 15 anos, dos atores Kadu Moliterno e André de Biase, que viveram os heróis Juba e Lula nos seriados de aventura Armação Ilimitada (1985) e Juba & Lula (1989). As cenas em que os personagens de Kadu e André – César e Vinícius, respectivamente – se conhecem foram realizadas na Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. No capítulo que foi ao ar no dia 21 de junho, Vinícius salva a filha de César, Kailani (Letícia Colin), que está se afogando no mar. Nos intervalos da gravação, André pegou emprestada uma prancha da equipe de dublês para pegar onda.

    Trilha sonora:

    Nesta temporada foram lançados dois CDs com a trilha sonora de Malhação Múltipla Escolha. O álbum nacional trazia as músicas Te Levar, de Charlie Brown Jr. (Tema de Abertura); A Cera, do grupo O Surto; Ciúmes, dos Titãs; Disco Voador, de Mr. Jam; Fim de Semana, de Nocaute; Mapa da Mina, de Rumbora; Me Deixa, do grupo O Rappa; Ninguém Pode, de Mr. Jam; Por Hoje, de Mariana Davis; Primeiros Erros, do Capital Inicial; Quando Eu Te Encontrar, do Biquíni Cavadão; Sino Entre os Anjos, de Paulo Miklos; Tudo Com Você, de Vanessa Rangel; Tudo Mudar, de Charlie Brown Jr.; Um Beijo Seu, de Sideral; e Vem, de Patrícia Coelho.

    O disco internacional contava com as canções All The Small Things, de Blink182; Angel, de Shaggy; Anything But Down, de Sheryl Crow; Be Like That, de 3 Doors Down; Chained To You, de Savage Garden; Don´t Look Back in Anger, do Oasis (tema de Thaíssa); Down So Long, de Jewel; Everybody Get Up, do Five; Fly Away From Here, do Aerosmith (tema de Júlia e Pedro); Go, da banda Indigo Girls; Go Let It Out, do Oasis; Hundreds of Languages, de Ganggajang; If You Had My Love, de Jennifer Lopez; Inside us All, de Creed; Miss You Love, de Silverchair (tema de Nanda e Gui); Not That Kind, de Anastacia; Original Prankster, do Offspring; Stronger, de Britney Spears; The Cannibal Song, do Savage Garden; This Velvet Glove, do Red Hot Chili Peppers; Turn off The Light, de Nelly Furtado; Two Princess, de Spin Doctors; Wild Wild Life, do Talking Heads; With Arms Wide Open, do Creed (tema de Júlia e Pedro) e Without Your Love, de Joey Mantayne.

    03º - Malhação 2004 (Décima primeira temporada) - Tema: Vagabanda - Período de exibição: 19/01/2004 - 14/01/2005

    Resumo das tramas

    Principal:

    A temporada de maior sucesso de Malhação tinha como protagonista Letícia da Silva (Juliana Didone), uma jovem de 16 anos, de uma família de poucos recursos. Filha do gari Jorge Gomes (Ricardo Petraglia) e da inspetora do Múltipla Escolha, Lúcia (Tássia Camargo), ela estuda no colégio como bolsista. É uma aluna aplicada, com preocupações sociais. O seu oposto é o bad boy Gustavo Soares (Guilherme Berenger), garoto rico, guitarrista de uma banda de rock e encrenqueiro número um da escola. No fundo, ele tem bom caráter e talento.

    Embora seja de família rica, Gustavo não dá valor ao dinheiro, e sua rebeldia é uma forma de chamar a atenção do pai, Marcelo Henrique (Eduardo Lago), um famoso advogado criminalista, obcecado por trabalho e ausente em casa. Sua relação é melhor com a mãe, Beatriz (Cissa Guimarães), mas ela sofre com as constantes confusões nas quais o filho se envolve. Gustavo tem ainda dois irmãos: Diogo (Humberto Carrão) e Camila (Lara Rodrigues), gêmeos não idênticos, de 12 anos.

    No início da temporada, uma brincadeira inconsequente causa um acidente trágico, que leva o jovem Fabrício (Pedro Nercessian) a sofrer uma queda e entrar em coma. Gustavo e Kadu (Bruno Ferrari) – o irmão mais novo de Letícia, um rapaz revoltado com sua condição social – são acusados e julgados. Por culpa do defensor público, Kadu termina preso. Gustavo escapa da cadeia graças ao pai. Sua pena é reduzida, e ele é condenado a prestar serviços comunitários. Dessa forma, passa a conviver com Letícia também fora do Múltipla Escolha, já que ela está envolvida em vários trabalhos de assistência social.

    Ao longo da temporada, a proximidade com Letícia e a natureza do seu trabalho levam Gustavo a amadurecer. Letícia percebe a transformação do rival, e aos poucos os dois se apaixonam, para desgosto do namorado da moça, Felipe (Jean Fercondini), e de Natasha (Marjorie Estiano), cantora e baixista da Vagabanda, grupo do qual Gustavo é o guitarrista.

    Paralelas:

    Outros personagens dessa temporada são Vivi (Graziela Schmitt), uma menina rica, esnobe e consumista, a quem Kadu (Bruno Ferrari) tenta conquistar por causa do dinheiro da moça; Flávia (Thais Vaz), aluna do terceiro ano, temperamental, sempre reclamando de tudo; Bel (Laila Zaid), a fofoqueira da turma; Aline (Lidiane Lisboa), aluna exigente que sonha formar-se em Medicina; Wiliam (Cleslay Delfino), afilhado de Lúcia (Tássia Camargo), um garoto divertido, esperto e descolado; Antonio Marins, o TDB - Tudo de Bom (Alex Gomes), aluno boa-praça, tranquilo e alegre, que se apaixona por Drica (Gisele Frade) e a disputa com Kiko (Alexandre Slaviero).

    Entre os mestres, destacam-se a professora Cláudia (Vanessa Bueno), a preparadora da equipe de handebol, de personalidade forte e apaixonada por esportes; Sabrina (Íris Bustamante), professora de geografia, tímida e romântica; Oscar Nunes (Dalton Vigh), professor de português, calado e misterioso, que se descobre dividido entre Cláudia e Sabrina; e Elizabeth (Chris Couto), professora de inglês excêntrica e engraçada, que disputa com Afrânio (Charles Paraventi) o posto de mestre mais popular entre os alunos.

    Nesta temporada, Cabeção (Sérgio Hondjakoff) começa a namorar Miyuki (Danielle Suzuki). Com a saída de Maumau (Cauã Reymond) do seriado, o novo companheiro de aventuras de Cabeção passa a ser Rafa (Ícaro Silva).

    Curiosidades:

    Na história, a Vagabanda ganha um concurso de música, grava um disco e faz muito sucesso. A canção deles foi disponibilizada na internet e se tornou campeã de downloads. Marjorie Estiano, que cantava a música no seriado, começou uma carreira de cantora também fora das telas.

    Trilha sonora:

    Na trilha sonora desta temporada destacam-se as canções Musa do Verão, de Felipe Dylon; Só Por Hoje, dos Detonautas; Solidão a Dois, gravada por Sukhoi; Me Deixa, de Michele Ornelas; Amanhã Não Se Sabe, do LS Jack; Do Seu Lado, de Jota Quest; Teto de Vidro, de Pitty; Sei... Já Não Sei, da banda Crase; Pegadas na Lua, do Skank; Todo Mundo, da Brava; Seguindo Estrelas, dos Paralamas do Sucesso; O Amor é Mais, de Liah; Você Sempre Será, de Marjorie Estiano; Nem Sempre o Que Se Quer, de US 4; Eu Sei, do Legião Urbana e Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo, de Frejat.

    O CD internacional trazia as músicas Satisfaction, na gravação de Benny Benassi; I Hate Everything About You, da banda Three Days Grace; Behind Blue Eyes, de Limp Bizkit; Shut Up, de Black Eyed Peas; Girlfriend (Remix), de B2k; I'm Still In Love With You, de Sean Paul Feat; I Miss You, da banda Blink 182; Don't Tell Me, de Avril Lavigne; My Immortal, de Gothic; You're The Only One, de Maria Mena; Here Without You, do grupo 3 Doors Down; Waste, de Smash Mouth; Blond Thang!, de Da Big Boy Daddy & Babbotz; I Don't Make You Happy, de Phunk Freaks; Piano, de New Deal e Pause, do grupo The Bombers.

    A trilha sonora de Malhação contava ainda com quatro músicas compostas pela Vagabanda: Você Sempre Será, Versos Mudos, Reflexos do Amor e Por Mais Que Eu Tente.

    02º - Malhação 1999 (Sexta temporada) - Tema: Colégio Múltipla Escolha - Período de exibição: 18/10/1999 – 07/04/2000

    Resumo das tramas

    Principal:

    Agora produzido pelo núcleo do diretor Ricardo Waddington, Malhação reestreou em novembro de 1999 completamente transformada. Com o dinheiro conseguido em aplicações financeiras bem-sucedidas, Mocotó (André Marques) comprou uma parte do terreno onde ficava a Malhação e vendeu sua cota para o professor Paulo Pasqualete (Nuno Leal Maia), permitindo que, dos escombros da academia, fosse erguido o Múltipla Escolha, filial de uma das mais antigas e respeitadas instituições de ensino da cidade.

    Dirigida pela bela e inteligente Isa (Giovanna Antonelli), filha de Pasqualete, o Múltipla Escolha passa a ser o palco principal da ação do seriado, ao lado do bar Guacamole, ponto de encontro dos alunos, mais tarde rebatizado Gigabyte.

    A protagonista da nova temporada é a doce Tatiana (Priscila Fantin), uma jovem de 16 anos, recém-chegada ao Múltipla Escolha. Ela se descobre apaixonada por Rodrigo Chaves (Mário Frias), artilheiro do time de pólo aquático e namorado de sua amiga de infância, Érica Schmidt (Samara Felippo).

    As duas amigas sofrem muito com a situação, até que Érica se apaixona por Touro (Roger Gobeth), líder do time de pólo aquático e grande amigo de Rodrigo. Depois de resolvidos os conflitos amorosos, os dois casais – Tatiana e Rodrigo, Érica e Touro –tornam-se amigos ainda mais próximos.

    Paralelas:

    Entre os professores, além de Pasqualete (Nuno Leal Maia), que dá aulas de português, os mais populares são Vítor Maia (Licurgo Spínola) – professor de matemática amado pelos alunos e que namora Isa (Giovanna Antonelli) – e Guto (Fernando Pavão), voluntarioso professor de educação física que também se interessa pela diretora.

    Nessa temporada, Malhação retratou, entre outros assuntos, o preconceito racial – através do romance proibido da jovem branca e rica Helô (Fernanda Souza) com Sávio (Robson Nunes), um menino negro, filho do inspetor da escola – e a Aids, abordada quando Érica (Samara Felippo) descobre ser portadora do vírus HIV.

    O elenco contava, ainda, com Bruna Moscoso, Bruno Padilha, Carolina Abranches, Giselle Policarpo, Juliana Baroni, Marcio Kieling, Maria Padilha, Mônica Torres, Nizo Neto, Othon Bastos e Paulo Pompéia, entre outros.

    Curiosidades:

    O professor Pasqualete não foi o primeiro personagem de Nuno Leal Maia em Malhação. O ator já havia participado do seriado, ainda em sua primeira fase, no papel de um ex-marido de Paula, personagem de Silvia Pfeifer.

    Trilha sonora:

    A trilha sonora de Malhação Múltipla Escolha contava com as canções Garota Dourada, interpretada pela banda Jheremmias Não Bate Corner; Vapor Barato, com o grupo O Rappa; All Kinds Of People, da banda Big Mountain; Cuidado com Pessoas Como Eu, de Cris Braun; Vai Ser Você, de Mr. Jam; The Diary, de Neil Sedaka; Namoro, de Ricardo Chaves; Lua, de Márcia Freire; Mascate, de Nepal; California Dreaming, na versão de High Jinx; Quit Playing Games (With My Heart), da banda Two 4 U; Vai Vai Vai, de Maskavo Roots; A Vida Tem Dessas Coisas, de Mr. Soul e Surfeer Girls, da banda The Beach Boys.

    01º - Malhação 1995 (Primeira temporada) - Tema: Acadêmia (Está no ar) - Período de exibição: 24/04/1995 – 01/03/1996

    Resumo das tramas

    Principal:

    A "culpada" por Malhação estar há 20 anos no ar, e justíssima primeira colocada dessa lista, tinha como protagonista Héricles Barreto (Danton Mello), jovem ingênuo e de bom caráter, que chega do interior para estudar no Rio de Janeiro e consegue um emprego de auxiliar administrativo na Malhação, uma academia de ginástica na Barra da Tijuca (bairro da Zona Oeste do Rio). Em pouco tempo, Héricles começa a morar na academia e logo entra em contato com um grupo de adolescentes de classe média que frequenta o lugar o dia inteiro, mesmo fora do horário das aulas. As dificuldades de Héricles para aprender a viver por conta própria e para ser aceito pelos outros jovens servem como fio condutor da maioria das tramas. As histórias abriam a discussão de temas como virgindade, descoberta da sexualidade, aborto e preconceito social.

    Ainda virgem e disposto a se guardar para uma moça que vive na Grécia, com quem se corresponde, Héricles termina se encantando por Isabella (Juliana Martins), aluna de natação da academia. Inteligente e sensível, a moça está dividida entre tentar o curso de medicina para agradar aos pais adotivos ou se dedicar à música. Isabella também se apaixona por Héricles, mas não consegue se separar de Romão (Luigi Baricelli), o arrogante campeão de jiu-jítsu. O rapaz, apesar de mau-caráter, é fiel à namorada.

    Paralelas:

    Um dos personagens mais marcantes é Alexandre Ferreira, o Mocotó (André Marques), como é chamado devido ao seu gosto por geleias. Conhecido por todos na academia, é um irreverente nato e um mulherengo incurável, que frequenta todas as aulas com o único objetivo de paquerar as meninas. A única exceção é a aula de alongamento, que ele considera “coisa de frutinha”. Filho de pais separados, Mocotó mora com a madrasta – para seu desespero, uma bela e jovem mulher de 19 anos –, estuda Economia e faz estágio na corretora do pai, o que o gabarita a prestar consultorias financeiras para os amigos, com resultados catastróficos.

    Dado (Cláudio Heinrich) divide um apartamento com a irmã Juliana, a Juli (Carolina Dieckmann), de quem toma conta porque os pais, muito ricos, viajam constantemente. Juli é uma garota dissimulada, do tipo que espalha intrigas só pelo prazer de ver os outros em apuros. Na verdade, ela se ressente do irmão – acha que ele foi mais amado pelos pais – e recusa-se a lidar com seus sentimentos.

    Outro importante núcleo do seriado é a família de Paula Prata (Silvia Pfeifer), empresária bonita e charmosa, proprietária da Malhação. Ela vive com a mãe, Olga (Nair Bello), uma ex-bailarina elegante e bem-humorada, viúva, que é adorada pela filha e pelos netos; com Nabuco (John Herbert), um militar reformado, amigo da família e como um pai para ela; e com os filhos adolescentes Luiza (Fernanda Rodrigues) e Fabinho (Bruno de Luca), ambos da turma de alunos da academia.

    Fabinho, o filho mais novo, é gordinho e louco por fast food. Por isso, é forçado pela mãe a praticar natação e judô. Ele é uma máquina de aprontar confusões, a maioria com a ajuda do amigo Bróduei (Fabiano Miranda), ajudante na cantina da academia. Já Luiza, recém-saída da adolescência, está começando a se descobrir como mulher. Sonha ser campeã de jiu-jítsu e é apaixonada pelo mestre, que a trata como criança.

    Curiosidades:

    A primeira temporada de Malhação contou com as participações especiais dos atores Alexandra Marzo, Ana Cotrim, Antonio Pedro, Claudia Lira, Dandara Guerra, Daniel Dantas, Danielle Winits, Evandro Mesquita, Giovanna Gold, Gisele Fraga, Guga Coelho, Guilherme Fontes, Guilherme Piva, Lúcia Alves, Ludmila Dayer, Murilo Rosa, Mylla Christie, Myrian Rios, Nina de Pádua, Nívea Maria, Oswaldo Loureiro, Otávio Müller, Patrícia de Sabrit, Paulo Reis, Petrônio Gontijo, Rodrigo Penna, Rogério Cardoso e Totia Meirelles, entre outros.

    Em janeiro de 1996, a Globo exibiu o especial Malhação de Verão, gravado no Hotel Fazenda Saint Moritz, em Teresópolis. A equipe de criação do seriado contava, então, com Emanuel Jacobina, Maria Helena Nascimento, Vinícius Vianna e Patrícia Moretzsohn. O roteiro final era de Ronaldo Santos, e a supervisão de texto, de Ana Maria Moretzsohn. Carlos Magalhães e Leandro Neri eram os diretores, e Wolf Maya assinava a direção geral. O programa teve a duração de 25 capítulos.

    Trilha sonora:

    Além de Assim Caminha a Humanidade, canção de abertura do seriado, outras músicas da primeira temporada de Malhação foram O Paraíso, da banda Conexão Japeri; Espelhos D'água, de Patrícia Marx (tema de Héricles e Bella); Malandragem, de Cássia Eller (tema de Luiza); Pecado, de Caetano Veloso (tema de Paula e Roberto); Noves Fora, de Nico Rezende (tema de Dado); Joguei com seu Coração, de Abdula (tema de July); Sonho Bom, de Josye (tema de Tainá e Léo); a instrumental Sax Disco (tema de Magali) e as internacionais There's a Party, do DJ Bobo; Move Your Body, do Odissey; Lover on the Line, do grupo The Free e Is This Life, de Linda Carriere.

    Menção honrosa: Malhação 2014/2015 - Tema: Sonhos - Período de exibição 14/07/2014 -

    Não poderia deixar de lembrar do que eu costumo chamar de "o pós coma" de Malhação, que começou entre 2007 e 2008, em minha humildade opinião.

    Não está no top 10 por que, óbvio, ela está em exibição. Portando não podemos dizer que deixou saudades!

    Pra quem não assiste mais por conta das anteriores, ou por falta de tempo mesmo, saibam que se trata de uma temporada MUITO BEM CAPRICHADA!

    Se puderem, deem uma conferida ;)

    Antes tarde do que nunca, não é?! Que continue nessa pegadinha!

    E ai, concordam?