13 situações que as mulheres vivem quando começam a usar coletores menstruais
O coletor menstrual é uma opção ao absorvente higiênico que está, bem aos poucos, ganhando espaço. Quem já usa deve se identificar com essas situações.
1. "Nossa, mas você é uma daquelas feministas radicais? Lésbica? Hippie? Bruxa que faz sacrifício pra lua?"
Fazendo um sacrifício com a sua ignorância.
Não é porque a mulher opta por isso que ela automaticamente é hippie, bruxa ou alternativa (e se for, qual o problema?). Ele é para todas as mulheres. Para usar é preciso apenas ter a cabeça aberta para uma opção que não é só melhor para o ambiente (evita o uso de absorventes externos e internos com base de plástico, algodão, substâncias químicas e diminui sua quantidade de lixo descartável), mas pro seu corpo. Diminuem os riscos de infecções e algumas meninas dizem que até diminuem as cólicas. E a sua relação com seu corpo muda sim, e desde quando isso é mal?
2. Pessoas que te acham metida quando você argumenta que é mais conhecido na gringa.

O que que eu posso fazer? Lá vende nas farmácias há anos!
3. "Mas como isso cabe dentro de você?"
Nem te conto!
Amiga, pode confiar que cabe sim. Com as técnicas de dobrar e treinando bem a inserção, vai encaixar direitinho. Ele se abre no canal vaginal, mas você não vai nem sentir.
4. Precisar colocar super rápido mas não conseguir
O segredo é sempre o mesmo: relaxe. Em alguns momentos pode ser mega fácil, em outro pode incomodar mais, mas não desista! A prática faz a perfeição.
5. Quando você consegue colocar perfeitamente e fica com dó de ter que tirar daqui a algumas horas
Mas tenha fé que logo todas as vezes que você colocar serão perfeitas.
6. "Nossa, mas que nojo!! A menstruação é sangue podre!"
De onde as pessoas tiram que a menstruação é sangue podre???? Na verdade, o que pode dar um cheiro estranho é justamente o uso de absorventes externos, que deixam o sangue em mais contato com o ar, fazendo a festa das bactérias. Com os internos, isso também pode acontecer. Já o coletor forma um vácuo no canal vaginal, então não vai dar cheiro.
7. Ficar apaixonada e querer contar para todas as amigas
É o que acontece quando você descobre algo super legal, certo?
8. Tentar achar uma posição ideal para inserir o copinho
Uma perna elevada? Deitada? E também temos que achar a dobra ideal do copinho pra ele entrar direito.
9. "Mas esse negócio não apodrece dentro de você?"
É apenas um coletor de silicone medicinal que está mantendo dentro do corpo o sangue que já estavá lá. Fora isso, o recomendado é não deixar de descarregar o copinho por mais de 12 horas. O material do coletor também não atrai colônias de bactérias, fica tranks. Depois de usar durante a menstruação, você pode ferver o copinho por 5 minutos e guardar direitinho.
10. "Onde você limpa isso??"
O banho é o lugar mais legal. Mas pode ser na privada também, com a ajuda de um pouco de água e sabão neutro. Após a semana de uso, a gente ferve por uns minutinhos e pronto!
11. "Nossa, mas é caro!"
Já parou pra pensar quanto estou economizando em absorvente por toda a minha vida?
12. Se sentir livre!
Quando aplicado corretamente, você não sente nada e o risco de vazamentos é bem pequeno. Nada de se preocupar com o volume do absorvente na calcinha, se a cordinha do absorvente interno está aparecendo etc etc.
13. "E se não der certo comigo?"
Vida que segue! Sim, algumas mulheres têm dificuldades para se adaptar e o importante é respeitar cada corpo.