This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

    Precisamos Falar Sobre As Festas De Fim De Ano E Amigos Secretos

    A pessoa que eu tirei é muito especial e batalhadora...por favor, precisamos falar sobre isso

    Ah que época maravilhosa é o fim do ano. Milhares de confraternizações, na firma, na faculdade, na academia, no alcoólicos anônimos, na hidroginástica, no grupo de bordado, na equipe de liturgia da igreja, no coral gospel, na família, na família do namorado, na família da prima do tio.

    ENFIM, convite não falta e é aquele momento delicioso de encher o rabo de coxinha fria, risoles gorduroso, fanta uva quente, panetone murcho, empadinha sem recheio e bolo salgado barrento!

    E claro, como não poderia deixar de ser: os amigos secretos! Amigo secreto é aquela oportunidade que você espera de poder sacanear o amiguinho de firma. E se você não pensa isso, é ele que tá pensando em te sacanear, fica de olho.

    Entra ano, sai ano, e sempre é aquilo: você chega com uma sacola da Victoria Secrets e sai com uma da Avon (nada contra). Mas é aquilo né, sempre tem o mister organização que decide botar um teto mínimo pro valor do presente, e você vai escolher dar algo um pouquinho mais caro pra não fazer feio, mas vai ganhar algo com o valor exato do teto (isso se não for menos né). Enfim, se tá na chuva é pra se molhar mesmo. Se tá no amigo secreto é porque não quer ganhar presente bom. É só uma lembrancinha mesmo™.

    Aí tem aquela parte deliciosa de se fazer a entrega dos presentes, o discurso é sempre o mesmo: a pessoa que eu tirei é muito especial, batalhadora, esforçada, engraçada, etc. E aí é aquela chuva de "ihhh sou eu" "ahh é a Márcia!" "ebaaa é o João do almoxarifadoooo!". Seja na escola ou no trabalho, sempre rola aquele medo de tirar o chefe ou o professor, porque além de ter que gastar mais, você tem que caprichar no discurso. A verdade mesmo é que a gente queria usar a hora do discurso pra jogar aquele sincerão:

    "A pessoa que eu tirei é bem gente boa, menos quando começa a passar slide chato na reunião."

    "Adoro a pessoa que eu tirei mas ela faz muito textão no facebook então eu cancelei a assinatura dela"

    "Quem eu tirei adora falar mal da Dilma nos comentários do G1 mas eu adoro como pessoa"

    "A pessoa que eu tirei tá me devendo 15 reais de xerox que eu abati no preço do presente"

    Seria bem saudável ver a torta de climão nas confraternizações de fim de ano.

    Agora indo pra festa em família, todo ano é igual, e por isso é tudo tão maravilhoso.

    Sempre, SEMPRE, tem aquele tio engraçadinho que quer zuar™ e coloca um rolo de papel higiênico no embrulho de presente ou aquele primo engraçadão que chega com uma caixa do tamanho de uma geladeira e o presente é um porta-retrato.


    Sempre tem o casal que briga porque a ex-namorada que ainda é amiga da família apareceu depois da ceia pra dar um abraço na galera. Sempre tem aquela tia que fica loucona de cidra vencida e aquele primo adolescente que compra três garrafas de vodka pra se dizer o transgressor e já tá vomitando o fígado no primeiro copo!

    Ah, é maravilhoso! Fora o cheiro de suor quando todo mundo resolve se abraçar, afinal, estamos no verão.

    Claro, como não poderia deixar de ser, sempre tem aquela parte da família que resolve descer a serra™ no reveillon pra curtir a virada do ano empanado de areia no rabo na praia, tomando champagne quente em taça de prástico porque tem medo de levar cristal pra areia.

    Daqui a duas semanas já é novembro e pode começar a enfeitar a casa! É o momento de tirar os enfeites com cheiro de naftalina do guarda-roupa, testar os pisca-pisca pra ver se estão funcionando e montar a árvore de natal já um pouco amarelada. Sem dúvidas, é a melhor época do ano.