This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

    Música industrial e o Brasil experimental: de Tom Zé a Einstürzende Neubauten

    Nos anos 70, brasileiros já faziam experimentações sonoras que remetem à música industrial, estilo que se popularizou na Europa e Estados Unidos

    Em meados da década de 1970, o músico inglês Genesis P-Orridge da banda Throbbing Gristle (foto) uniu forças com o artista americano Monte Cazazza para fundar a gravadora Industrial Records.

    Com o lema "Industrial music for industrial people" (música industrial para pessoas industriais), a gravadora ficou conhecida pela sua sonoridade que fundia o lado agressivo do rock, o experimentalismo da música eletrônica e a provocação do punk.

    Já na Alemanha, a banda Einstürzende Neubauten fazia experimentações com objetos inusitados como serras elétricas, carrinhos de supermercado, garrafas plásticas, marretas e pedaços de metal.

    No curta Halber Mensch (Meio-homem), a Einstürzende Neubauten demonstra alguns dos objetos usados para suas experimentações musicais e, inclusive, faz uma conexão com o Japão ao incluir dançarinos de butoh na obra.

    View this video on YouTube

    youtube.com

    Mas sabia que mais ou menos nessa época, aqui no Brasil, Tom Zé já estava fazendo algo bem parecido?

    Multi-instrumentalista, compositor e letrista, Tom Zé fez parte do movimento Tropicália nos anos 1960. Nos anos 70, porém, ele resolveu adicionar alguns toques de dadaísmo em sua obra.

    Usando objetos como máquinas de escrever, caixas de madeira, serrotes e barras de metal, Tom Zé chegou a ser comparado a Frank Zappa e Captain Beefheart por conta da natureza experimental de suas composições.

    View this video on YouTube

    youtube.com

    O documentário Alquimistas do Som (2003) aborda a música experimental no Brasil. Como um dos comentaristas, Tom Zé fala sobre a performance Música e Música (1978), na qual também incluiu objetos do cotidiano e usou o sampleamento de jingles da época.

    View this video on YouTube

    youtube.com

    Em comparação à performance de Einstürzende Neubauten, em Halber Mensch, vemos que Tom Zé também utilizou elementos semelhantes.

    Claro, o estilo dos alemães é bem diferente do exemplo brasileiro, mas o tipo de performance, as referências ao cenário industrial, a crítica à mídia e a colagem dadaísta são elementos presentes em ambos os casos, que se deram quase ao mesmo tempo.

    EDIT: Menção honrosa também a Hermeto Pascoal, grande nome da música experimental brasileira e que também construiu sua carreira fora do país, começando já no fim dos anos 1960.

    View this video on YouTube

    youtube.com