• lol badge
This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

A Carta Aberta de um americano ao Brasil comentada com GIFs

Que sorte a nossa poder contar com a visão iluminada deste gênio!

Nessa semana, viralizou pelas redes uma "carta aberta ao Brasil" escrita pelo americano Mark Manson. Você pode conferir a versão completa aqui.

Se você está confuso sobre quem é Mark Manson, você não está sozinho. Eu também não entendi a relevância. Em seu site, Mark se auto-intitula "Author. Thinker. Life Enthusiast.". Então, tá!

A carta é uma visão de um estrangeiro que viveu quatro anos no Brasil e discorre sobre os problemas do país e dos brasileiros. Um apanhado de críticas e recomendações que você já deve ter ouvido antes, mas, ei, ele é AMERICANO e viveu QUATRO ANOS INTEIRINHOS no Brasil. Vale ou não vale a pena ouvir o sujeito? Eu acho que vale.

Sendo assim, recortei algumas partes do texto e comentei com alguns GIFs. Vamos a eles?

"Muita gente provavelmente vai achar essa minha conclusão meio ofensiva, mas depois de trocar várias ideias com alguns dos meus amigos, eles me encorajaram a dividir o que eu acho com todos os outros brasileiros. Então aí vai: é você."

"Sim, você mesmo que está lendo esse texto. Você é parte do problema. Eu tenho certeza de não é proposital, mas você não só é parte, como está perpetuando o problema todos os dias."

"O problema é a cultura. São as crenças e a mentalidade que fazem parte da fundação do país e são responsáveis pela forma com que os brasileiros escolhem viver as suas vidas e construir uma sociedade."

"O problema é tudo aquilo que você e todo mundo a sua volta decidiu aceitar como parte de “ser brasileiro” mesmo que isso não esteja certo."

"Além disso, seu povo também é muito vaidoso, Brasil. Eu fiquei surpreso quando descobri que dizer que alguém é vaidoso por aqui não é considerado um insulto como é nos Estados Unidos. Esta é uma outra característica particular da sua cultura."

"O problema é que muitos focam grande parte da sua energia em vaidade em vez de produtividade. A sensação que se tem é que é mais importante parecer popular ou glamouroso do que fazer algo relevante que traga isso como consequência."

"Como um gringo que geralmente não liga a mínima sobre o que as pessoas pensam de mim, eu acho muito difícil não enxergar tudo isso como uma forma de desrespeito e auto-sabotagem."

"O “jeitinho brasileiro” precisa morrer. Essa vaidade, essa mania de dizer que o Brasil sempre foi assim e não tem mais jeito também precisa morrer. E a única forma de acabar com tudo isso é se cada brasileiro decidir matar isso dentro de si mesmo."

"Você tem uma alegria que é rara e especial, Brasil. Foi isso que me atraiu em você muitos anos atrás e que me faz sempre voltar. Eu só espero que um dia essa alegria tenha a sociedade que merece. Seu amigo, Mark"

Obrigado, Mark. Vamos analisar sua carta com carinho, ok? Grande abraço.