This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

    Quanto Custa Uma Campanha Eleitoral?

    Sabemos que é muita - mas MUITA! - bufunfa no meio. Mas quem banca tudo isso?

    Não é surpresa que a maioria dos partidos políticas gasta uma grana preta durante as campanhas eleitoras. Em 2014, a soma do limite de gastos das campanhas de todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral será de incríveis R$ 73,9 bilhões. Essa valor daria para realizar três Copas do Mundo aqui no Brasil. E olha que o Mundial não foi uma pechincha...

    E de onde vem tanta grana assim?

    Bem, os principais financiadores das campanhas são empreiteiras, bancos, empresas de ônibus...

    População fazendo política...

    Você se lembra das manifestações de junho de 2013? Quando milhares de pessoas foram às ruas exigir redução da tarifa do transporte, melhores na educação, saúde, moradia etc?

    Você achou lindo, né? Todo mundo levantando a bundinha e indo para as ruas exibir seus cartazes de protesto. O governo de alguns Estados até chegaram acatar as demandas populares. Foi emocionante, diz aí!

    ...mas a política é feita para o público ou privado?

    Se os principais financiadores são empresas de empresas, construtoras e bancos, quem você acha que o governo vai querer privilegiar? Quem deu grana ou a população?

    Dinheiro de empresa é vendaval

    Então já sabemos como os grandes partidos financiam suas campanhas eleitorais: empresas dão um milzinho pra cá, outros milhões pra lá, e voilà! Habemus grana!

    Mas, pera lá! As empresas doam $$ porque se solidarizam com seus ideais políticos? Na-na-ni-na-não. Primeiro porque empresa não faz doação, ela faz investimento. Elas dão a bufunfa, mas logo vão querer algo em troca.

    Exemplo?

    População é contra o aumento de passagem do ônibus. Governo tem que analisar se aumenta ou não. Mas quem deu dinheiro para campanha do governo foi uma empresa de ônibus. E agora, José? De que lado o governo vai ficar?