Faça Você Mesmo: Tripé para iPod/iPhone

Se você já quis usar seu iPod ou iPhone para gravar vídeos, mas parecia que estava sofrendo de mal de Parkinson de tanto tremelique, essa pode ser uma boa solução. A adaptação é bem simples e bastante funcional. Só é preciso lembrar de escolher ambientes com pouco ruído ou apostar em um microfone direcional plugado no gadget.

Você vai precisar de…

Um tripé

Pode ser um tripé de mesa, como este, ou um tripé maior, de acordo com o gosto do freguês. É importante ter esse parafusinho usado pra prender na base de câmeras.

Uma borboleta

Você consegue uma dessas em qualquer casa de ferragens. Precisa ter cuidado porque ela precisa rosquear no parafusinho do seu tripé, então vale levar o tripé até a loja para testar

Velcro auto adesivo

Também é fácil de encontrar e barato. Vale comprar de uma largura compatível com a peça de metal em ‘L’ (abaixo), tanto em largura como em comprimento.

Uma chapinha de metal em ‘L’, com um furo na parte de baixo

De novo, o seu amigo da casa de ferragens pode te ajudar. Essa peça em especial era um ‘U’, mas bastou cortar uma das perninhas pra virar o ‘L’ que precisava.

Em uma das faces do lado mais comprido você cola um dos lados do velcro auto adesivo. Na face contrária eu revesti com uma página de revista colorida, apenas pra não ficar aquele metal feioso. Quem preferir pode passar alguma tinta ou revestir com contact colorido.

Também é importante ter esse furo na base, que é por onde o parafuso deve passar e onde deve ser encaixada a borboleta, veja na próxima imagem.

ps: se você precisar cortar ou furar a peça, vale investir em lixar o local para evitar que ele se enrosque em algum lugar ou machuque quem estiver usando o equipamento. Também dá pra passar uma fita adesiva transparente para garantir que a superfície ficará melhor ao toque, ou até usar base de unha transparente no acabamento.

Junte a plaquinha com o tripé, posicionando o furo no parafuso

Posicione a plaquinha de metal com o furo da base bem no espaço do parafuso do tripé

Prenda tudo com a borboleta

A borboleta é usada para fechar, prendendo a plaquinha à base do tripé, repare acima.

Uma capinha para o iPod Touch/iPhone que você não tenha apego :)

Um dos lados do velcro você já colou na chapinha de metal. O outro lado você agora cola nas costas da capinha para o gadget - no caso, é a de um iPod Touch.

Montando o kit completo

Agora é só colocar o iPod ou iPhone na capnha com velcro e grudar tudo no tripé modificado. Nessa imagem, o iPod foi colocado na horizontal…

…dá pra usar também na posição vertical

É só desgrudar o gadget+capinha e recolocá-lo no velcro em outra posição

Para gravar, basta colocar o kit em uma superfície plana

Assim, você evita tremer a imagem e consegue gravar de forma consistente. O bacana é que dá pra ter diferentes tripés que funcionam com a mesma ‘gambiarra’ - basta desatarrachar a borboleta e prender no parafuso do próximo tripé.

1. Aqui o kit em ação, na gravação de uma entrevista

Não se esqueça de investir em um microfone direcional caso vá gravar em locais barulhentos, ou escolha um cantinho com pouco ruído para a sua gravação.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi criado por um usuário e não foi aprovado pela equipe editorial do BuzzFeed. Na comunidade do BuzzFeed, qualquer pessoa pode publicar listas e criações maravilhosas.

 
 
Buzzing agora