This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

    Estas fotos vão fazer você abrir um sorriso agora

    Conheça o Projeto Soria.

    O fotógrafo Igor Barbosa, de Fortaleza, percebeu que sorrisos fazem outras pessoas sorrirem. Inspirado por isso e para dar boas risadas, em 2013, ele criou o Projeto Soria.

    Ao Buzzfeed, Igor conta a história do Soria.

    Como surgiu o projeto?

    "Comecei a fazer retratos das pessoas da maneira que eu achava mais bonito: sorrindo. O que se tornou contagioso, enquanto fazia a foto, percebi o quanto isso é espontâneo. E por aí fui tentando contagiar pessoas com sorrisos de outras pessoas. Criei o instagram pelo trocadilho Só Ria."

    Qual sua motivação para o Projeto Soria?

    "Minha principal inspiração é saber que minha felicidade não está ligada somente a mim. Vi no contágio do sorriso uma maneira de buscar motivações para seguir nessa vida tão complicada, que fica mais fácil se você consegue, mesmo nas dificuldades, um sorriso no canto da boca."

    Após os posts na web, as imagens ganharam as ruas. Como foi isso?

    "Fiz algumas impressões de três metros de altura, coloquei em uma esquina movimentada de Fortaleza e fiquei lá olhando as pessoas observando as fotos. Adivinha? Lá estava a boca tentando chegar mais perto dos ouvidos. Gerou muita repercussão e pedidos das pessoas para continuar a espalhar os sorrisos pela cidade."

    Carlinhos de Jesus

    Em quais cidades estão as fotos do Projeto Soria?

    "Imprimi adesivos e fui espalhando por onde ando, levo ou entrego para amigos que viajam. Me surpreendi quando muitas pessoas começaram a tirar as fotos de onde estava adesivado em vários cantos do mundo. Recebi fotos dos adesivos em São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Barcelona, Paris, Orlando, Miami."

    O projeto em Fortaleza

    E no Ibirapuera

    Sua ideia é publicar um livro com as imagens?

    "A proposta é relatar todas essas histórias, como também os registros feitos por outras pessoas das mídias que uso para divulgar o projeto, seja adesivos, impressões... Não tenho ainda previsão para o o lançamento. Vou convidando as pessoas e aumentando a coleção."

    Como as pessoas reagem nas sessões de fotos? Elas ficam tímidas ou já chegam rindo?

    "Algumas sim. Algumas pedem uma piada, o que nem sempre funciona. Lembramos de algo que falamos e foi engraçado. Ou peço para dar o seu melhor sorriso. Outras chegam sorrindo, e a cada gargalhada vem outra ainda melhor. E mesmo depois da foto ficamos rindo."

    A história das fotos do Pablo

    Como são escolhidos os fotografados?

    "Não existe escolha, existe oportunidade e um simples convite. Quero a mistura, o sorriso com todos os dentes ou com apenas 3. O sorriso não depende de formação, classe, cor, e esse convite está aberto para quem quiser participar."

    Dona Olenir

    Zico

    Nina

    Paco

    Paula

    É mais fácil de fotografar crianças, jovens ou adultos?

    "Estamos falando de sorriso, algo que todo mundo sabe fazer, o que se torna fácil fotografar qualquer pessoa. O difícil mesmo é fazer rir, chegar a um sorriso que passe sinceridade, às vezes demora muito, independente de ser criança, jovem ou adulto!"

    Quando começou a fotografar e o que mais gosta na profissão?

    "Comecei a fotografar desde quando nasci, mas só tive dinheiro para comprar uma câmera aos 18 anos. Sou um cara muito inquieto, achei na fotografia um jeito de juntar tudo que mais gosto: Não ter rotina, conhecer pessoas, conseguir mostrar pro mundo um pouco do que vejo."

    "Enquanto muita gente coleciona carros, selos, figurinhas, eu vou aumentando minha coleção de sorrisos!" Veja mais dessa coleção no @projetosoria. Conheça mais do trabalho do Igor em seu site igorbarbosa.com.br