back to top
Community

6 Livros Sobre A Temática Racial Que Você Não Pode Deixar De Ler

Prometo tentar não dar muitos spoilers

Posted on

1. O sol é para todos, Harper Lee

Já existe o filme, mas o livro é quase uma necessidade universal. A história é de um homem negro que é acusado de estuprar uma mulher branca. No meio disso, já dá pra imaginar tudo o que ele sofre com a sociedade racista em torno dele, mas vale a pena ler pra entender melhor a cultura punitivista que existe em torno de delitos de negros em comparados com brancos.

2. Mulher, raça e classe, Angela Davis

Começando que deveria ser obrigatório por ser da Angela Davis. Essa mulher explica de forma muito didática o que é de verdade de ser uma mulher negra, ou seja, a escala mais vulnerável da pirâmide social. Depois de ler esse livro, tenho absoluta certeza que vai ter outro olhar para as mulheres negras, e principalmente enxergá-las de acordo com a história universal que infelizmente ainda modifica a sua vida

3. Conversas que tive comigo, Nelson Mandella

Nelson Mandela foi o cara que lutou contra o apartheid na África do Sul, uma política segregação racial que consistia na ideia de que negros e brancos não podiam ter relação alguma. Nesse livro, o Mandela sai da ideia do homem forte que luta contra injustiças e se coloca como uma pessoa comum, que tem dores, inseguranças e muito medo. História da prisão, onde ficou por 27 anos, conversas e até mesmo registros de exames mostram o que o racismo pode fazer na vida de uma pessoa negra.

4. A cor púrpura, Alice Walker

O romance também tem filme, mas o livro traz detalhes importantes sobre a vida Celie, uma afro-americana negra que vive no sul e sofreu com os abusos e negligência do pai. Pra piorar, ele a casa com um homem que ela não queria. Na obra dá pra entender um pouco sobre a temática da solidão da mulher negra: Celie só quer ser amada, nada mais.

5. Racismo no Brasil, Lili Schwarcz

Fugindo um pouco dos romances e da ficção, a obra da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz tem um viés científico e conta com clareza porque o Brasil é um país tão racista. Mesmo negra, ao ler o livro parecia que várias fichas iam caindo quando me dava conta das relações que as pessoas brancas tinham comigo no dia-a-dia. Tem que ler.

This post was created by a member of BuzzFeed Community, where anyone can post awesome lists and creations. Learn more or post your buzz!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss