back to top

A caipiroska perfeita em 11 dicas

Aproveite que Smirnoff está elegendo a melhor Caipiroska do Brasil para aprender a dar show com seus amigos.

publicado

1. Pra começo de conversa, o começo.

Kanawa_studio / Getty Images

Você não pode sair por aí fazendo a Monalisa se você não sabe nem desenhar. Então antes de ousar na capiroska, vamos para o básico. Você vai precisar de:

- 1 copo de 300ml;

- 1 limão Taiti;

- 2 colheres de sopa de açúcar;

- 1 socador (ou qualquer coisa que você possa usar para espremer os limões);

- Gelo;

- E claro, Vodka*.

Corte os limões em quatro pedaços. Coloque-os no copo juntamente com as duas colheres de sopa de açúcar e esprema-os bem. Complete o copo com gelo e acrescente um shot de vodka (50ml). Pronto, agora você sabe o básico do maior exemplo de intercâmbio que temos nesse país: a caipiroska.

*graduação álcoolica 15,8g

2. Foque na fruta.

instagram.com

Agora, para deixar a bebida ainda mais topster, aqui vão três dicas:

Primeira: sempre cortar o limão na direção do cabinho. Assim você encontra mais facilmente a parte branca do limão ("columela do limão". Esse é o nome que você deve procurar no Google) que deve ser retirada para deixar o drink menos amargo.

Segunda: Faça pequenos cortes na casca dos limões e deixe-os com a polpa virada para cima. Com isso, você pode diminuir a força na hora de espremer a fruta, fazendo com que apenas o suco - não o amargor da casca - seja espremido para fora dela.

Terceira: Corte pequenas faixas da casca do limão. Passe essas faixas na borda do copo e até as utilize para misturar o drink. Os limões dão um toque todo especial ao já consagrado gosto da caipiroska, vai ficar топ (top em russo).

3. Nem só de limão vive a caipiroska.

instagram.com

A ousada chegou e ela é russa. A caipiroska é versártil, ela continua sendo caipiroska independente da fruta que você colocar nela. Diferente da sua irmã brasileira caipirinha que segundo a legislação brasileira só pode ter cachaça e limão. Por isso, aproveite dessa vantagem e brilhe na criatividade. Experimente usar maçã, morango, abacaxi, maracujá, uva e etc. Essas frutas adicionam um pouco de malemolência brasileira na objetividade russa.

4. Criatividade é importante...

instagram.com

Agora que você tirou as rodinhas da bike, eis uma dica dos ingredientes que você pode misturar na sua caipiroska e criar a bebida que, quem sabe, vai levar seu nome:

- Pimenta;

- Água de côco;

- Caldo de cana;

- Água tônica;

- Chás;

- Gengibre;

- Alecrim (Em pequenas doses já que o alecrim é muito intenso);

- E todo tipo de ervas aromáticas.

5. ...mas segure a emoção.

instagram.com

Calma, bebê. Misturas são sempre bem vindas, mas não se perca na caipiroska. A vodka combina com tudo, você pode até misturar sabores opostos como doce-amargo ou azedo-suave, mas se você quer criar uma caipiroska agradável ao paladar, evite frutas cremosas como mamão e banana, cuidado com o excesso de temperos e folhas. Revesar o consumo de vodka com alguns goles de água é um bom começo para você que não quer cair da bicicleta agora que aprendeu a andar.

6. Diferente do Titanic, tome cuidado com o gelo.

instagram.com

Parece que não, mas o gelo faz muita diferença. O gelo como elemento essencial do drink pode fazer com que ele seja um sucesso ou que ele afunde no oceano do esquecimento.

Primeira dica comece jogando fácil, use os famosos cubos de gelo para a criação da bebida. Eles vão manter a bebida gelada como manda o figurino, mas para criar uma bebida fresquinha adicione raspas de gelo em cima do drink. Além da temperatura vinda dos cubos de gelo, as raspas farão com que cada gole seja uma lembrança refrescante do quão profissional você se tornou na arte das caipiroskas.

Segunda dica: congele outras coisas além de água potável. Faça cubos de gelo de água de côco, de caldo de cana, coloque frutas dentro gelo, faça cubos com alecrim (com moderação) e o que mais sua criatividade para bebidas permitir. A função primária do gelo é esfriar a bebida, mas a secundária é fazer com que ela nunca seja esquecida.

7. A finalização da bebida é a diferença entre uma foto com muitos likes ou uma que vai ser zoada pelos amigues.

instagram.com

Se uma bebida lindona já causa, imagine um drink bonito. Você já aprendeu como fazer uma bela caipiroska, mas não pense que o trabalho acaba por aí, a última impressão é a que fica. Nada melhor do que uma bebida que é gostosa e que ainda serve para ostentar no insta. Capriche na finalização, invista nas frutas cítricas e nos frufrus na borda do copo, o like mora nos detalhes.

8. Decoração funcional agrada tanto ao paladar como ao olfato.

instagram.com

Mais do que deixar bonito, as decorações podem e devem ser usadas na caipiroska. Folhas de alecrim e hortelã, raspas de pepino, cascas das frutas, frutas cítricas na borda do copo, frutas espetadas em palitos e mergulhadas no drink e etc. Tudo isso é mais do que um colírio aos olhos e um agrado ao paladar. É um convite que chega pelo olfato e molha suas palavras de agradecimento. Bonito né!? Agradeça a vodka.

9. A vida ja é amarga demais para nos esquecermos do açúcar.

instagram.com

Em time que está ganhando se mexe sim. Ainda mais se for pra melhor. O açúcar é parte vital dessa equipe intercambista campeã. Alguns defendem que não se deve substituí-lo, mas após experimentarem coisas como essas abaixo, essas pessoas mudam de ideia. Experimente:

- Açúcar mascavo;

- Raspas de rapadura;

- Canela em pó;

- Pimenta.

Faça uso desses ingredientes juntos ou separados do açúcar. Será uma goleada de sete a um a favor do seu paladar.

10. Batido ou mexido?

instagram.com

"Eu quero minha caipiroska batida e não mexida". Se você já disse essa frase para se sentir o 007 da balada, talvez você seja melhor como agente secreto do que como bartender. Drinks batidos são melhores para bebidas que tem densidades diferentes, necessitam de um grande equilíbrio de acidez ou para aquelas que são cremosas e de difícil mistura. Exemplo: Pisco Sour e Margarita. Os drinks mexidos são para bebidas mais delicadas que não necessitam um grande nível de mistura, alteração na textura ou aparência. Só precisam ser misturadas, que é o caso da caipiroska. É bom que você economiza na coqueteleira.

11. E claro, não se esqueça da vodka.

instagram.com

Dica de ouro para deixar o drink TOP DAS GALÁXIAS: Deixe a vodka no congelador. Isso vai fazer com que ela fique mais cremosa e o sabor fique mais intenso.

Post feito com a ajuda do especialista @blendingspirits

APRECIE COM MODERAÇÃO. NÃO COMPARTILHE COM MENORES DE 18 ANOS