back to top
Community

25 Motivos Para Ir Morar No Uruguai

Entenda o porquê do nosso país vizinho ser considerado o mais progressista da América Latina.

Posted on

1. Maior qualidade de vida

Via goo.gl

Montevidéu, a capital do país, é a cidade com maior qualidade de vida da América Latina de acordo com o ranking Quality of Living Ranking, elaborado pela Mercer Consulting em 2016.

2. Mais pacífico

Via goo.gl

De acordo com o Global Peace Index 2015, que classifica 162 países do mundo de acordo com seu nível de paz (medidas de proteção e segurança, conflitos e militarização), o Uruguai é o segundo país mais pacífico da América do Sul e o terceiro da América Latina, atrás da Costa Rica e Chile.

3. País com maior prosperidade

Via goo.gl

De acordo com o estudo The Legatum Prosperity Index 2016, elaborado pelo Legatum Institute, com sede em Dubai, mostra o Uruguai como o país com maior prosperidade da América Latina (28º no mundo). Para esse resultado o estudo analisou fatores como saúde, educação, governo, segurança, liberdade, etc.

4. Menos corrupção

Via goo.gl

O Uruguai apresenta a menor taxa de percepção da corrupção na América Latina, de acordo com o ranking Corruption Perception Index, elaborado pela Transparency Internacional em 2015. Em segundo lugar fica o Chile.

5. Maior liberdade de imprensa

Via rsf.org

De acordo com o World Press Freedom Index 2016, feito pela organização internacional Repórteres sem Fronteiras, o Uruguai é o país com maior liberdade de imprensa da América do Sul (20º no mundo) e o terceiro das Américas, ficando atrás somente do Canadá (18º no mundo).

8. Educação é gratuita e secular

Via goo.gl

São princípios da educação pública Uruguaia a laicidade, obrigatoriedade e gratuidade, tal como o projeto de José Pedro Varela, desde 1877. A população tem acesso a educação gratuita desde os primeiros anos até a graduação e pós graduação nas universidades. É um dos países da América Latina com maior taxa de alfabetização. Entre pessoas de 15 a 49 anos a taxa de alfabetização é de 98.8%.

9. Universidade de qualidade

O país conta com 3 universidades públicas. A Universidad de la Republica é a maior e principal instituição de ensino superior do país contando com mais de 100 mil alunos e mais de 150 anos de história.

10. Maior liberdade econômica

Via goo.gl

O Uruguai é o 3º país da América Latina com maior liberdade econômica, ficando somente atrás do Chile e Colômbia. É o que mostra o Index of Economic Freedom 2016, ranking elaborado pela The Heritage Fundation.

11. Maconha descriminalizada e regulamentada

Via goo.gl

No Uruguai não é crime fumar maconha. Você pode fumar normalmente na rua ou na área de fumantes de algum estabelecimento. Em 2013 o senado aprovou a lei que regulamenta a cannabis.

Para quem tem mais de 18 anos e se cadastrar, a lei permite o plantio. São até seis pés que estejam florescendo. Permite a criação de clubes, que podem plantar até 99 pés. São no máximo 45 sócios, e cada um pode receber até 40 gramas por mês. Libera a venda em farmácias, com receita médica, de maconha plantada por empresas escolhidas em licitação. Essa última etapa, ainda não foi posta em prática

12. Aborto

Via goo.gl

Desde 2012 o aborto é permitido no Uruguai em qualquer circunstância até a 12ª semana de gestação. Em casos de estupro, são permitidos até a 14ª semana. Quando há risco para a mãe ou má formação do feto, podem ser feitos em qualquer período da gestação. O Uruguai é o segundo país da América Latina a legalizar o aborto, seguido apenas de Cuba.

13. Direitos LGBT

Em 2004 foi aprovada a primeira lei contra a discriminação e desde 2007 foi aprovado a maioria dos direitos do casamento entre pessoas do mesmo sexo. No Uruguai é permitido a adoção de crianças por casais gays, reconhecem o direito a mudança de identidade na documentação para pessoas transgêneros e também permitem o ingresso de homossexuais no exército. Em 2013 foi aprovado com ampla maioria o casamento igualitário. O Uruguai se converteu assim ao 12º país do mundo a legislar o casamento do mesmo sexo e o 2º da América do Sul, logo após a Argentina.

14. Eutanásia

Via goo.gl

O Uruguai, talvez, tenha sido o primeiro país do mundo a legislar sobre a possibilidade de ser realizada eutanásia. Desde 1934, o Uruguai tolera a morte assistida, permitindo que a justiça não penalize quem comete o homicídio piedoso. Apesar disso, a prática não é legalizada.

15. Internet de qualidade e fácil acesso

Via goo.gl

No Uruguai se encontra wi-fi gratuito disponível em praticamente todos os lugares. É também o primeiro país do mundo a implementar completamente a iniciativa de ter um laptop por criança. Cada criança na educação estatal, na escola primária e secundária, tem um laptop. Com uma taxa de 47.7 usuários de internet para cada 100 habitantes, o Uruguai é o país na América Latina com maior proporção de usuários.

16. Rambla

Via goo.gl

Montevidéu é a cidade menos pacata do Uruguai, mas ainda guarda um ar nostálgico e é fácil encontrar os uruguaios aproveitando as tardes de fim de semana na orla. Vale levar cadeirinha, caixa térmica, o mate e ficar curtindo o dia como se estivesse no quintal ou na varanda de casa. As pessoas vão aí passear, fazer exercício, namorar, pescar ou ver o por do sol. A orla do Rio de la Plata, chamada rambla, é como um personagem a mais na cidade.

18. Por do sol mais lindo do mundo

goo.gl

Coloque ‘ver o por do sol’ na lista do que fazer no Uruguai. É simplesmente maravilhoso e vale a pena parar um tempo para curtir esse momento. Você irá se lembrar do por do sol no Rio de la Plata como um dos mais lindos do mundo.

19. Democracia de verdade

Via goo.gl

Segundo o Democracy Index 2015, elaborado pela prestigiada revista inglesa The Economist, o Uruguai é o país mais democrático das Américas (19º no mundo), estando na frente até mesmo dos EUA.

20. Feiras

Para comprar qualquer coisa há feiras em Montevidéu. A mais tradicional — e lendária — é a feira de Tristán Narvaja, onde basicamente se pode encontrar de tudo. Também existe a feira do Parque Rodo, Villa Biarritz e as de bairro vendendo frutas e verduras. Se encontra esse modelo de feira tanto nos bairros de padrão mais caro como nos mais simples

21. Água potável para toda população

Via goo.gl

O Uruguai é o único país da América Latina que chegou a uma cobertura quase universal de acesso a água potável (99.8% da população) e a um saneamento adequado.

22. Estações definidas

Via goo.gl

No Uruguai a passagem das estações é bem definida, quase como um roteiro de filme. No outono as árvores ficam amarelas e as folhas caem, na primavera florescem, no inverno faz frio e no verão é muito quente, os termômetros marcam facilmente 40 graus em todo país e o sol dá pinta até às 22h. Saímos do trabalho e ainda dá de fazer uma graça na rambla.

23. Vilarejos

goo.gl

As pequenas cidades do interior ou litoral do país revelam ótimas surpresas.E apesar do território mais reduzido, aqui encontramos uma variedade de destinos. Você pode se jogar no luxo e glamour na badalada Punta del Este, curtir o ar pitoresco e rústico da incrível Cabo Polonio, se deixar levar pelo charme da encantadora Colonia del Sacramento ou ainda relaxar nas piscinas de águas termais de Salto

24. Eduardo Galeano e Mario Benedetti

Autor de “As Veias Abertas da América Latina”, obra histórica visceral, o uruguaio Eduardo Galeano não poderia estar de fora. Não menos importante é seu conterrâneo Mario Benedetti, outro grande poeta e autor uruguaio que merece ser descoberto por quem ainda não o conhece.

25. Pepe Mujica

View this video on YouTube

youtube.com

O Uruguai tem o melhor presidente de todos os tempos. Pepe Mujica foi considerado o "presidente mais pobre do mundo" e governou entre 2010 e 2015, mas ainda é uma celebridade e muito adorado pelo povo. Com uma vida simples, conseguiu projetar o Uruguai para o mundo.

This post was created by a member of BuzzFeed Community, where anyone can post awesome lists and creations. Learn more or post your buzz!