Browse links
US residents can opt out of "sales" of personal data.
Ahn? Que? Como?
Q?
Cognitivo é relacionado ao processo de aprender algo.
1. relativo ao conhecimento, à cognição.
2. relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. Ou seja, quando você aprendeu a ler, o que é a cor azul e qual o gosto de tomates, você utilizou a capacidade cognitiva do ser humano.
E pensa: "ah! Mas que fofinhos esse bichíneos."
1- Observam / 2- Interpretam / 3- Comparam / 4- Decidem. E normalmente se arrependem, mas isso não vem ao caso.
Sistemas cognitivos seguem três premissas:
1- Compreensão de linguagem natural;
2- Capacidade de aprendizado,
3- Capacidade de formular hipóteses.
E sempre dependem de supervisão humana para agir. Sempre!
Grande parte da informação do mundo está armazenada em dados não estruturados: imagens, vídeos, conversas, áudio e etc... Ao contrário de dados estruturados que são programados e possuem uma certa ordem. Os sistemas cognitivos conseguem interpretar esses dados e tirar conclusões do que estão acessando. É como achar um grampo em uma bolsa feminina, sendo que a bolsa não é sua.
Além de interpretar dados que outros sistemas não conseguem, sistemas cognitivos ainda possuem uma capacidade de evolução onde aprendem com suas análises e respostas. Ou seja, uma máquina que aprende acertando. E errando também.
O sistema cognitivo não analisa somente artigos, mas também exames, históricos de pacientes e muito mais. Ele não apresenta a melhor resposta, mas sim mostra os melhores caminhos ou apresenta insights para que o profissional tome a decisão.
Já existe um site onde computação cognitiva ajuda você a decidir o que jantar hoje à noite.
E ele já está aqui.