back to top

13 coisas que vão te ajudar a tirar fotos maravilhosas com o celular

Tão lindas que você vai até querer imprimir tudo depois.

publicado

1. Antes de começar, limpe a lente da sua câmera.

BuzzFeed Brasil

Parece muito básico mas é algo que pode mudar a foto completamente. Resíduos e gordura acabam acumulando na lente da câmera que (normalmente) fica sem proteção. Uma camiseta de algodão ou até o lencinho do seu óculos podem resolver isso em dois segundos.

2. E ative as linhas de marcação na tela.

BuzzFeed Brasil

Ambos iOS e Android tem a função de "grade" que pode ser ativada nas configurações do aparelho. Aquele joguinho da velha pode ser um verdadeiro salva-vidas.

3. Com isso, você pode enquadrar o seu objeto do melhor jeito possível.

instagram.com

Utilizando "Regra dos Terços", que é fácil até pra galera de humanas, e explorando também o espaço negativo (ex: um céu aberto, um campo, uma parede), que deve ocupar dois terços da foto.

4. E ainda testar diferentes ângulos para o mesmo objeto.

Paula Mascarenhas / BuzzFeed Brasil

Geralmente as pessoas tiram fotos de frente ou de cima para baixo (alô pratos deliciosos!). Tentar um ângulo novo pode deixar a sua foto bem mais memorável (e doida).

5. Luz REALMENTE é tudo quando o assunto é fotografia, então evite usar o flash do seu celular.

instagram.com

Sério. Apenas evite e aproveite a luz natural ou artificial. Se não forem suficientes, utilize a lanterna de outro celular para iluminar o objeto e tire a foto com o seu, flash OFF.

6. Acredite ou não, dias nublados são os que têm a melhor iluminação natural.

instagram.com

Por causa das nuvens, a luz do sol se espalha para todos os lados de um jeito mais uniforme, evitando a superexposição.

7. E para uma selfie, nada como a luz do nascer do sol ou do pôr-do-sol.

instagram.com

Geralmente o nascer do sol e o pôr do sol são tão maravilhosos que parece até um pecado virar a câmera para o nosso rosto. Mas a cor fica tão linda, TÃO linda, que até vale o sacrifício de acordar às cinco da manhã para testar.

8. Mas sem usar a câmera frontal!

Nicolas Vendramini / BuzzFeed Brasil

A câmera frontal parece a oitava maravilha do mundo depois da existência da selfie, mas ela foi criada para videoconferências e a resolução é BEM pior do que a câmera de trás.

9. Se a foto é de alguma coisa que esteja distante, esqueça que o zoom existe.

Luiza Moura / BuzzFeed Brasil

O zoom da câmera do celular só vai ampliar o objeto e deixá-lo cada vez mais pixelado. Para preservar os detalhes, a melhor saída é tirar a foto "inteira" e depois recortar o objeto quando for editar.

10. Também é legal brincar com reflexos.

instagram.com

Existe uma teoria que nossos olhos são atraídos por reflexos que nem os mosquitos são atraídos pela luz. O céu refletido no mar, uma parede refletida em uma poça de água, ou até aquela água de coco na mesa que reflete no óculos escuros são alguns exemplos que todo mundo ama.

11. E priorizar a espontaneidade.

instagram.com

Ou tentar emplacar aquela "espontaneamente forjada".

12. O pós também é uma parte importante já que existem programas de edição que dão um verdadeiro "tchan" em qualquer foto.

Paula Mascarenhas / BuzzFeed Brasil

O ideal é desbravar aplicativos diferentes, como o HP AIO Remote, para não usar aqueles mesmos filtros que todo mundo posta.

13. Mas mais importante: lembre que a câmera é uma extensão do seu olhar. Seja original e mostre a sua visão para o mundo.

instagram.com

É aí que a magia acontece.

Depois de conseguir as fotos mais lindas do mundo, tire elas das redes sociais e decore as paredes da sua casa com a ajuda da menor multifuncional do mundo, a #minideskjet da HP Deskjet série 3700, que é conectada como você e imprime direto do celular.

GIF cedido por HP Brasil