back to top

Isso é o que sabemos sobre a matança em Berlim e o atentado na Turquia

No caso do atentado que matou o embaixador russo, Vladimir Putin disse que é preciso saber "quem controlava a mão do assassino".

publicado

Um motorista manobrou intencionalmente um caminhão contra a multidão que lotava uma feira de Natal, em Berlim na noite de segunda-feira, matando ao menos 12 pessoas e ferindo 48. As autoridades suspeitam de motivações terroristas.

Tobias Schwarz / AFP / Getty Images

O caminhão atingiu as tendas do mercado ao lado da Igreja Kaiser Wilhelm, atingindo dezenas de pessoas. Um polonês montado no caminhão morreu na cena, disseram as autoridades.

"Nossos investigadores estão trabalhando na suposição que o caminhão foi intencionalmente jogado contra a multidão na feira de Natal", comunicou a polícia de Berlim pelo Twitter.

A polícia prendeu um suspeito a cerca de dois quilômetros da cena do acidente, mas ainda não está claro se ele é mesmo o homem que dirigia o caminhão. As autoridades ainda não revelaram a nacionalidade do suspeito.

Segundo a Associated Press, o Ministério Público alemão informou que o suspeito foi liberado por falta de evidências de envolvimento dele com o ataque.

A polícia suspeita que o caminhão, que tinha placas polonesas, tenha sido roubado.

Tobias Schwarz / AFP / Getty Images

O porta-voz da polícia de Berlim, Winfried Wenzel, disse ao canal WeltN24 que uma testemunha seguiu, à distância, o suspeito, que fugiu a pé. A testemunha chamou então a polícia, retransmitindo a posição do suspeito sobre o telefone.

A testemunha seguiu o homem até a chegada de um carro-patrulha, segundo o porta-voz da polícia berlinense.

Putin quer descobrir quem "controlava a mão" do assassino do embaixador da Rússia na Turquia.

Afp / AFP / Getty Images

No outro atentado que chocou o mundo nesta segunda-feira (19), em Ancara (Turquia), houve a identificação do atirador que matou a sangue frio o embaixador da Rússia no país, Andrey Karlov, em uma galeria de arte.

Ele é Mevlut Mert Altintas, um policial turco de 22 anos. Karlov estava discursando em uma exposição de fotos quando um homem de terno atrás dele, Altintas, abriu fogo ao menos oito vezes. Segundo o governo turco, outras três pessoas ficaram feridas.

Logo depois de atirar, Altintas gritava que a morte do diplomata era uma vingança pelo envolvimento da Rússia na guerra civil da Síria. Seis pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento com o caso.

Falando à TV turca, o presidente Recep Tayyip Erdogan disse que o atirador tinha sido membro da polícia de Ancara durante dois anos e meio.

"Teremos uma investigação conjunta com a Rússia", disse Erdogan. "[Presidente Vladimir] Putin e eu concordamos que esta é uma provocação. Teremos uma solidariedade mais forte contra o terrorismo internacional ".

Já Putin, falando à mídia estatal russa, disse que foi aberto um inquérito para apurar o assassinato do embaixador. Fontes afirmam que ao menos 18 oficiais russos já chegaram à Turquia como parte da delegação de investigação.

"Precisamos saber quem controlou a mão do assassino", disse Putin.

Str / AFP / Getty Images

Em Zurique (Suíça), três pessoas foram feridas por um atirador em um centro de estudos islâmicos também nesta segunda-feira. O atirador ainda não foi capturado.

Veja também:

Caminhão invade feira de Natal e mata ao menos 9 pessoas

Embaixador é morto por atirador em galeria de arte na Turquia

Graciliano Rocha é Editor de Notícias do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Contact Graciliano Rocha at graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Talal Ansari is a reporter for BuzzFeed News and is based in New York. His secure PGP fingerprint is 4FEE 894C 8088 7E08 E170 A515 2801 7CC6 95D3 11C2

Contact Talal Ansari at talal.ansari@buzzfeed.com.

Salvador Hernandez is a reporter for BuzzFeed News and is based in Los Angeles.

Contact Salvador Hernandez at salvador.hernandez@buzzfeed.com.

Jina Moore is the global women's rights correspondent for BuzzFeed News and is based in Berlin.

Contact Jina Moore at jina.moore@buzzfeed.com.

Product and Other Things @ BuzzFeed

Contact Alp Ozcelik at alp.ozcelik@buzzfeed.com.

David Mack is a deputy director of breaking news for BuzzFeed News and is based in New York.

Contact David Mack at david.mack@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.