back to top

Lista de citados em delação da Odebrecht que viralizou é FALSA

Mentira foi compartilhada 30 mil vezes no Facebook e é uma falsificação grosseira. Supremo jamais produziu listas de citados em delações.

publicado

Uma lista com nomes supostamente citados na delação da Odebrecht é falsa. Publicada no Facebook pela usuária Shírley Barreto, a mentira foi compartilhada 30 mil vezes.

O primeiro indício de que se trata de uma mentira é que, em todas as outras delações da Lava Jato homologadas pelo STF até agora, o tribunal jamais apresentou uma lista dos citados.

"O STF não tem e nunca teve qualquer lista com nomes mencionados em qualquer tipo de processo", respondeu a assessoria da corte ao BuzzFeed Brasil.

Além disso, a lista falsa possui várias inconsistências.

Primeira: os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, citados na delação da Odebrecht, não aparecem nela.

Um dos filhos de Lula, Fábio Luís, tem o nome citado como "Fábio Lulinha".

Outros nomes, como o do ex-ministro do Planejamento e senador Romero Jucá (PMDB-RR), aparecem duas vezes.

Sem contar os nomes que estão grafados errados, como o do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o de Tarsila Crusius, filha da ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB).

A lista falsa cita também jornalistas, como o apresentador José Luiz Datena e o comentarista Reinaldo Azevedo. Desde o início da Lava Jato, não surgiu qualquer indício contra ambos.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, homologou as delações de executivos da Odebrecht na segunda-feira (30), mas não retirou o sigilo dos documentos.

Alguns nomes citados vieram à tona, mas ainda não é possível saber todos que foram lembrados por ex-amigos da empresa.

Nesta reportagem, há uma lista de codinomes criados pela Odebrecht que já vieram a público e seus respectivos donos.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Raphael Evangelista é redator do BuzzFeed, em São Paulo.

Contact Raphael Evangelista at raphael.evangelista@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.