back to top

Estudante é morto dentro de colégio ocupado em Curitiba

Jovem de 16 anos foi encontrado por colegas do colégio Santa Felicidade, o Safel. Organizadores da ocupação que já atinge 837 escolas no estado podem suspender o movimento por medo de violência.

publicado

Um estudante de 16 anos foi encontrado morto dentro de um dos colégios mais tradicionais de Curitiba, o Santa Felicidade (Safel). A escola é uma das 837 ocupadas pelo movimento estudantil desde o início do mês no estado.


Lucas Eduardo Araújo Lopes foi morto com golpes de faca na tarde desta segunda-feira (24). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele foi morto por um colega de 17 anos, que já foi detido.

Segundo a coordenação do Ocupa Paraná, o jovem não seria um dos ocupantes da escola, mas era um aluno. Ainda de acordo com o movimento, ele teria sido encontrado pelos colegas momentos depois de gritar por socorro. Teria sido usada uma faca de serra pequena.

A polícia confirmou que o homicídio foi cometido com uma faca de cozinha. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Lucas e o colega que o matou haviam consumido droga sintética e discutiram. O suposto autor do crime fugiu do colégio pulando o muro, mas foi localizado pela polícia.

O movimento dos estudantes avalia se vai suspender toda a ocupação do estado por temer pela segurança dos estudantes. "Estamos em choque. Há uma onda de ódio contra as ocupações. Agora, na Safel, a polícia tomou o depoimento de alunos menores de idade sem a presença de advogados, não deixou ninguém entrar nem sair do colégio. Se for confirmado que é um homicídio e se for um crime de ódio, devemos encerrar a mobilização", avaliou Higor Juan Bernardino, que faz a comunicação do Ocupa Paraná.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná informará logo mais sobre o andamento do caso.

Em nota, o governador Beto Richa (PSDB) lamentou a morte do estudante e pediu o fim do movimento que, segundo ele, ultrapassou os limites do bom senso e não encontra amparo na razão, pois o diálogo sobre a reforma do ensino médio está aberto, como bem sabem todos os envolvidos nessa questão”.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.