back to top

Alunos tomaram centenas de escolas no Paraná contra reforma do ensino médio

Governador Beto Richa (PSDB) decretou recesso escolar esta semana para tentar dialogar com os estudantes, que protestam contra Medida Provisória proposta pelo governo Temer.

publicado

O Paraná está vivendo uma onda de ocupações de escolas estaduais em protesto contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo Michel Temer. Pelo levantamento Ocupa Paraná, do qual faz parte a União Paranaense de Estudantes Secundaristas (Upes), nesta segunda 550 escolas já haviam aderido ao movimento.

A Secretaria de Educação do Estado estimou, nesta tarde, que havia 460 escolas ocupadas (mesmo número divulgado sexta pelo Ocupa Paraná). A rede é composta de 2137 mil escolas.

A onda começou no dia 3 de outubro e o governador Beto Richa (PSDB-PR) decretou recesso escolar de hoje a sexta-feira em todas as escolas ocupadas e disse que quer negociar o fim do protesto com os estudantes.

Segundo o presidente da Upes, Matheus dos Santos, as ocupações já atingem um quarto das escolas do estado, cerca de 400 mil dos 1,6 milhão de alunos da rede pública estadual. A rede conta com 2.147 escolas.

Muitos pedidos do governo para reintegração de posse foram negados pelo tribunal paranaense. Richa obteve a reintegração de apenas 13 escolas, sendo que dez já foram reocupadas segundo os secundaristas.

Richa tem enfrentado bastante oposição na área de educação, sobretudo depois que, no ano passado, a polícia reprimiu com violência uma manifestação de professores.

Segundo o presidente da Upes, Matheus dos Santos, essa tensão reforçou a capacidade de mobilização dos secundaristas no Paraná e o estado é o único com uma oposição em massa de estudantes contra a MP que mudou as regras do ensino médio.

Veja também:

Recuo sobre mudanças na educação foi mais um erro de Temer na comunicação

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.