back to top

Na Turquia, antes de qualquer ligação, todo mundo tem de ouvir uma mensagem do presidente

Na gravação o presidente Recep Tayyip Erdogan comemora 1 ano de sua vitória contra a tentativa de golpe frustrada.

publicado

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, está ao telefone. Com todas as pessoas do país. Em todas as ligações.

Uma mensagem gravada por Erdogan está sendo repetida em todas as ligações telefônicas feitas a partir da Turquia, desde sábado (15) — um modo peculiar de lembrar a população sobre a tentativa frustrada de golpe militar contra o governo, que ocorreu em 15 de julho do ano passado.

"Não é um sonho, é real", escreveu o grupo de direitos trabalhistas Sendika, em um tuíte com um vídeo da gravação. "Quando fizer uma ligação, você vai ouvir Erdogan."

"Hayal değil gerçek”: Arama yaptığınızda ilk olarak Erdoğan’ı dinleyeceksiniz! https://t.co/XBOyiAc0cr

O chefe da agência turca de informação e comunicação confirmou a gravação e tuitou o áudio.

"Como seu presidente, desejo a todos um feliz 15 de julho, Dia da Unidade Nacional e da Democracia, peço orações aos nossos mártires de Alá, e desejo felicidade e saúde a nossos veteranos", diz o presidente turco na gravação.

Tüm halkımız aramalarda Cumhurbaşkanımız Recep Tayyip Erdoğan'ın 15 Temmuz Demokrasi ve Milli Birlik günü mesajını… https://t.co/68cYuJkvfO

A Turquia continua a enfrentar desdobramentos da tentativa de golpe ocorrida no ano passado, quando cerca de 250 pessoas foram mortas e mais de 2.000 ficaram feridas. À época, membros do Exército tentaram retirar Erdogan do poder.

Desde então, o país está em estado de emergência, e o governo passou a perseguir jornalistas, professores e qualquer cidadão que tivesse laços com os líderes da tentativa de golpe.

Mesmo assim, o governo turco celebrou sua vitória no último sábado. Além da gravação de telefone, Erdogan fez um discurso em Istambul agradecendo os cidadãos que resistiram à tentativa de golpe, segundo a BBC.

Ele adotou um tom duro ao referir-se aos participantes do golpe, que foram condenados recentemente. "Quando eles aparecerem no tribunal", disse Erdogan, "vamos fazê-los usar uniformes iguais aos de Guantánamo."

Este post foi traduzido do inglês.

Salvador Hernandez is a reporter for BuzzFeed News and is based in Los Angeles.

Contact Salvador Hernandez at salvador.hernandez@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com