back to top

Uma montagem do Putin rodeado de líderes mundiais no G20 fez sucesso na Rússia

O site do Kremlin dedicado a desmentir informações falsas não tocou no assunto.

publicado

Após o encontro do G20, na Alemanha, políticos e famosos russos passaram a compartilhar uma imagem photoshopada em que o presidente Vladimir Putin aparece cercado de outros líderes, como o presidente americano, Donald Trump.

facebook.com

Porém, como muitos observaram, a foto original mostra esses mesmos líderes em volta de uma cadeira vazia.

facebook.com

Tanto a luz como o enquadramento da foto não são naturais, e a plaquinha em cima da mesa foi alterada para mostrar "Federação Russa", em vez de "Reino Unido".

A fita na lapela da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, também é um forte indício de que a imagem foi alterada. A fita de São Jorge é um prêmio militar russo que foi adotado por patriotas como símbolo de nacionalismo.

Tudo isso não impediu o analista político russo Sergey Markov de compartilhar a imagem com seus 22 mil seguidores no Facebook. Depois, ele publicou a foto de novo e disse que sabia que ela havia sido alterada.

Facebook / Sergey Markov

"O isolamento internacional de Putin, ao meu ver, não foi bem-sucedido. Aqui, ao redor de Putin: Trump, Erdogan, Chavushoglu, atrás dele Merkel", dizia o post original. No texto que publicou depois, Markov disse: "Esta piada ilustra belamente a grande verdade: a política do Ocidente de isolar a Rússia falhou. Por isso a foto é legal."

Este post foi traduzido do inglês.

Jane Lytvynenko is a reporter for BuzzFeed News and is based in Toronto, Canada. PGP fingerprint: A088 89E6 2500 AD3C 8081 BAFB 23BA 21F3 81E0 101C.

Contact Jane Lytvynenko at jane.lytvynenko@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.