back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

Uma montagem do Putin rodeado de líderes mundiais no G20 fez sucesso na Rússia

O site do Kremlin dedicado a desmentir informações falsas não tocou no assunto.

publicado

Após o encontro do G20, na Alemanha, políticos e famosos russos passaram a compartilhar uma imagem photoshopada em que o presidente Vladimir Putin aparece cercado de outros líderes, como o presidente americano, Donald Trump.

facebook.com

Porém, como muitos observaram, a foto original mostra esses mesmos líderes em volta de uma cadeira vazia.

facebook.com

Tanto a luz como o enquadramento da foto não são naturais, e a plaquinha em cima da mesa foi alterada para mostrar "Federação Russa", em vez de "Reino Unido".

A fita na lapela da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, também é um forte indício de que a imagem foi alterada. A fita de São Jorge é um prêmio militar russo que foi adotado por patriotas como símbolo de nacionalismo.

Publicidade

Tudo isso não impediu o analista político russo Sergey Markov de compartilhar a imagem com seus 22 mil seguidores no Facebook. Depois, ele publicou a foto de novo e disse que sabia que ela havia sido alterada.

Facebook / Sergey Markov

"O isolamento internacional de Putin, ao meu ver, não foi bem-sucedido. Aqui, ao redor de Putin: Trump, Erdogan, Chavushoglu, atrás dele Merkel", dizia o post original. No texto que publicou depois, Markov disse: "Esta piada ilustra belamente a grande verdade: a política do Ocidente de isolar a Rússia falhou. Por isso a foto é legal."

Este post foi traduzido do inglês.

Jane Lytvynenko is a reporter for BuzzFeed News and is based in Toronto, Canada. PGP fingerprint: A088 89E6 2500 AD3C 8081 BAFB 23BA 21F3 81E0 101C.

Contact Jane Lytvynenko at jane.lytvynenko@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.