back to top

Integração Globo-Época começou com demissões em São Paulo e Brasília

Em São Paulo, cerca de 30 dos 65 funcionários das duas publicações serão cortados com a unificação das Redações. Em Brasília, Ruth Aquino viajou para conduzir os cortes.

publicado

O projeto de integração das Redações do jornal O Globo e da revista Época começou a ser posto em prática com uma onda de demissões nas duas publicações.

A sede da revista, cujo futuro da edição impressa é incerto, foi transferida de São Paulo para o Rio. A Redação remanescente da Época em São Paulo foi fundida com a da sucursal paulista de O Globo.

Dos 65 funcionários das duas publicações em São Paulo, cerca de 30 serão atingidos pelas demissões, que começaram desde quarta (17), segundo apurou o BuzzFeed News. Com as demissões, haverá cerca de 25 jornalistas remanescentes e outros 10 funcionários de apoio à Redação.

A Infoglobo negou que esse seja o número de demitidos.

Em Brasília, os cortes provocados pela junção das duas sucursais estão sendo conduzidos pessoalmente pela número dois da Infoglobo, a diretora-editorial Ruth Aquino.

A partir de agora não haverá mais funcionários de O Globo ou da revista Época, e sim jornalistas da Infoglobo que vão apurar informações e escrever para as duas publicações. Caberá aos editores definir o que será publicado onde.

O projeto de integração, principal marca da gestão de Frederic Kachar como diretor-geral da Infoglobo, visa, segundo ele próprio afirmou em uma entrevista recente, eliminar estruturas de custos sobrepostas – isto é, gente
fazendo a mesma coisa em empresas diferentes, especialmente nas áreas operacionais e administrativos.

O argumento da empresa é que não faz sentido ter, por exemplo, duas estruturas de compras, recursos humanos e até arte para uma única Redação.

O jornal Valor Econômico, controlado integralmente pelo grupo da família Marinho desde setembro de 2016, por enquanto ficará fora da integração das Redações.

Na nova configuração, a jornalista Letícia Sander vai dirigir a sucursal do grupo em São Paulo, reportando-se a Daniela Pinheiro (Época) e Alan Gripp (O Globo), no Rio. Sander era editora-adjunta do caderno Poder, do jornal Folha de S.Paulo.

Em Brasília, o mesmo cargo será exercido por Paulo Celso Pereira, que já coordenava a sucursal de O Globo na capital federal.

Procurada pelo BuzzFeed News, a Infoglobo evitou o uso da palavra demissões, preferindo a expressão "necessidade de ajustar a estrutura" para descrever os cortes.

"Os movimentos realizados na Época e em O Globo fazem parte de um processo natural de evolução do negócio, adequando equipes e perfis de profissionais aos desafios apresentados pelo mercado em que atuamos. Alia-se a isso a necessidade de ajustar a estrutura à nova forma de trabalho com as Redações integradas", diz a nota da Infoglobo.

Graciliano Rocha é Editor de Notícias do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Contact Graciliano Rocha at graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.