back to top

Juiz da "cura gay" está tentando virar desembargador

Waldemar Cláudio de Carvalho é um dos 14 juízes que disputam vaga para lista tríplice para Tribunal Regional Federal. Decisão final será de Michel Temer.

publicado

Waldemar Cláudio de Carvalho é um dos 14 juízes federais que disputam vaga para entrar na lista tríplice que será levada ao presidente Michel Temer para nomear desembargador.

Conhecido nacionalmente pela polêmica decisão que abriu brecha para liberar "tratamento" de "reorientação sexual", o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal de Brasília, concorre para dar um salto na carreira em breve.

Ele é um dos 14 juízes que disputam a uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1a Região, a segunda instância da Justiça Federal.

Aí meu Deus , perdi 90% da minha equipe de trabalho por causa da doença 😢 ninguém vai trabalhar amanhã, estão todos Gays🌈 #HomofobiaEDoenca

Como informou a coluna Painel, da Folha, o tribunal escolherá três juízes no fim do mês para compor uma lista tríplice. Caberá então ao presidente Michel Temer escolher o novo desembargador dentro dessa lista indicada pelo tribunal.

Na última segunda-feira, Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14a Vara do DF, concedeu uma liminar parcialmente favorável a pessoas que, em uma ação popular, questionaram uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.

Ele decidiu que, mesmo não se considerando a homossexualidade uma patologia, o Conselho não pode impedir ou censurar psicólogos que façam tratamento de "reorientação" sexual. Com isso, abriu espaço para tratamentos de "cura gay". O Conselho informou que recorrerá da decisão.

Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com