back to top

Juiz da "cura gay" está tentando virar desembargador

Waldemar Cláudio de Carvalho é um dos 14 juízes que disputam vaga para lista tríplice para Tribunal Regional Federal. Decisão final será de Michel Temer.

publicado

Waldemar Cláudio de Carvalho é um dos 14 juízes federais que disputam vaga para entrar na lista tríplice que será levada ao presidente Michel Temer para nomear desembargador.

Marko Djurica / Reuters

Conhecido nacionalmente pela polêmica decisão que abriu brecha para liberar "tratamento" de "reorientação sexual", o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal de Brasília, concorre para dar um salto na carreira em breve.

Ele é um dos 14 juízes que disputam a uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1a Região, a segunda instância da Justiça Federal.

Aí meu Deus , perdi 90% da minha equipe de trabalho por causa da doença 😢 ninguém vai trabalhar amanhã, estão todos Gays🌈 #HomofobiaEDoenca

Como informou a coluna Painel, da Folha, o tribunal escolherá três juízes no fim do mês para compor uma lista tríplice. Caberá então ao presidente Michel Temer escolher o novo desembargador dentro dessa lista indicada pelo tribunal.

Na última segunda-feira, Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14a Vara do DF, concedeu uma liminar parcialmente favorável a pessoas que, em uma ação popular, questionaram uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.

Ele decidiu que, mesmo não se considerando a homossexualidade uma patologia, o Conselho não pode impedir ou censurar psicólogos que façam tratamento de "reorientação" sexual. Com isso, abriu espaço para tratamentos de "cura gay". O Conselho informou que recorrerá da decisão.

Reprodução

Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.