back to top

Polícia investiga vídeo em que líder de torcida é obrigada a fazer espacate nos EUA

O diretor da escola e o treinador foram afastados de seus cargos.

publicado

A polícia de Denver, nos Estados Unidos, está investigando um vídeo em que uma líder de torcida adolescente é obrigada a fazer espacates.

Facebook: video.php

O vídeo foi enviado à KUSA, filial local da rede de TV NBC. Segundo o canal, há outros vídeos que mostram um total de oito alunas da East High sendo obrigadas a fazer o movimento.

Na sexta (25), a jovem contou ao BuzzFeed News que ficou com o músculo e o ligamento rasgados, assim com uma possível lesão nos isquiotibiais, devido ao esforço. “Doía muito”, disse Ally. “Eu nem sei como descrever. É a dor que você sente quando tem certeza que seus músculos estão rasgando.”

Segundo a mãe da garota, Kristin, a jovem teve dificuldade para andar nos dias seguintes e vem fazendo acompanhamento com um fisioterapeuta.

A KUSA também publicou um e-mail enviado pela mãe da jovem ao diretor de atletismo da escola, em 15 de junho, afirmando que a filha havia machucado a perna no incidente:

Anexei um vídeo dos espacates que ela e outros membros da equipe foram obrigadas a fazer no ginásio, a não ser que tivessem recomendação médica. Foi assim que Ally machucou a perna.

Eu e meu marido gostaríamos de saber o que a administração vai fazer com respeito à lesão da minha filha e como isso aconteceu.

Publicidade

O treinador da equipe, Ozell Williams — que tem milhares de seguidores no Instagram, onde publica vídeos de si mesmo fazendo acrobacias —, havia sido contratado recentemente, segundo a KUSA.

Instagram: @ozellwilliams

Em uma declaração na quarta-feira (23), Boasberg disse que a direção da escola e os treinadores das líderes de torcida foram afastados enquanto é feita uma investigação. No entanto, destacou que essa é uma prática-padrão, não um prejulgamento de suas ações:

Hoje cedo, tomei conhecimento de um exercício usado nos treinos de líderes de torcida na East High School. Começamos imediatamente a tomar medidas para investigar a questão, e o Departamento de Segurança está ajudando a Polícia de Denver nisso.

Para realizar uma investigação justa e minuciosa, afastamos o Diretor da East, Andy Mendelsberg, a Diretora-assistente da East, Lisa Porter, o Treinador de Líderes de Torcida da East, Ozell Williams, a Treinadora-assistente de Líderes de Torcida da East, Mariah Cladis, e o Conselheiro-geral Assistente do DPS [Denver Public Schools], Michael Hickman.

Essa é uma prática-padrão em uma investigação desse tipo. Não implica nem prejulga de forma alguma as ações das pessoas envolvidas ou que a investigação poderia determinar. Compartilharemos os resultados da investigação o mais rápido possível.

Quero reiterar em termos inequívocos nosso compromisso com a segurança de nossos alunos. Proibimos absolutamente todas as práticas que coloquem em risco a saúde física e mental de nossos alunos. Não permitimos e não permitiremos nenhuma situação em que um aluno seja obrigado a realizar uma atividade ou exercício além do ponto em que expressam seu desejo de parar.

Embora essa investigação esteja em andamento, estamos totalmente concentrados em garantir que nossos alunos e funcionários da East recebam o apoio que precisam. Um líder sênior na escola, Jason Maclin, servirá como diretor interino durante esse período, e estamos oferecendo aconselhamento adicional para nossos alunos e suas famílias.

Com respeito a certos vídeos, não posso deixar de afirmar veementemente — como superintendente do distrito escolar e pai de duas filhas no ensino médio — que as imagens e ações retratadas são extremamente angustiantes e absolutamente contrárias aos nossos valores fundamentais como comunidade escolar pública.

O BuzzFeed tentou entrar em contato com Wakefield e sua mãe, assim como com o treinador, para comentários.

Este post foi traduzido do inglês.

David Mack is a reporter and weekend editor for BuzzFeed News and is based in New York.

Contact David Mack at david.mack@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.