back to top

Mãe de santo obrigada a quebrar imagens pede ajuda da polícia para voltar ao terreiro

Religiosa vai retornar ao local para recolher seus pertences, mas terreiro não será reaberto. Foram depredados 8 centros de candomblé apenas em Nova Iguaçu, na baixada fluminense.

publicado

A mãe de santo que foi filmada por bandidos na Baixada Fluminense sendo obrigada a quebrar as imagens de seu terreiro de candomblé em Nova Iguaçu pediu ajuda da Secretaria de Direitos Humanos do governo fluminense para retirar seus pertences pessoais do local. Ela deverá ser escoltada pela polícia. Por medida de segurança, sua identidade está sendo preservada, assim como a data do retorno ao terreiro.

Esta semana, redes sociais e meios de imprensa mostraram a senhora, de costas, quebrando imagens da religião de matriz africana a mando de homens que estariam armados. Sete homens armados teriam entrado no terreiro durante uma sessão e obrigado os filhos de santo a deixar o local e arrebentar suas guias, um colar usado como proteção e devoção religiosa.

"Rebenta as guia tudo. Todo mal tem de ser desfeito", diz um homem, que ainda afirma: "A senhora é que é a demônia-chefe". Testemunhas disseram à rádio CBN que os agressores urinaram nos símbolos religiosos.

#EXCLUSIVO: criminosos obrigam mãe de santo a destruir próprio terreiro em Nova Iguaçu, no RJ, revela @AndreLCoelho… https://t.co/j1IAc20Pfu

De duas semanas até esta quinta (14), a Secretaria de Direitos Humanos recebeu oito denúncias de violações de terreiros. Sete foram confirmadas e a oitava está sob apuração.

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, o secretário estadual de Direitos Humanos do Rio, Átila Nunes, afirmou que esse número é inferior à realidade. "Existe uma subnotificação muito forte dos casos de intolerância religiosa e, para fazer o registro policial, há ainda muito medo", disse ele.

Nunes disse que as agressões são fruto de "um conluio entre traficantes e falsos religiosos".


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.