back to top

Esta simpática bisavó de 76 anos acaba de se formar psicóloga e realizou seu sonho de adolescente

Após largar a escola aos 13, a cearense Maria José entrou na faculdade com 71 anos, apresentou seu TCC e já quer começar a trabalhar na área.

publicado

Nascida em Sucesso (hoje um distrito de Tamboril, no Ceará), Maria José Mota Torres saiu da escola aos 13 anos, quando concluiu o 3º ano primário. Casou-se com 17. É a primogênita dos 17 filhos de seu Antônio Mota, e ajudou o pai viúvo a cuidar dos irmãos. O caçula ela criou entre os seus próprios filhos, por isso costuma dizer que teve, ao todo, seis.

E foi aos 69 anos, depois de ver filhos e netos criados, que Maria José voltou para a escola. Fez o supletivo para o ensino básico e médio e ingressou na universidade Ulbra, de Porto Velho (RO), onde vive hoje, para cursar psicologia, aos 71.

Maria José com a filha Leda, a neta Talita, o bisneto Davi e o pai, Antonio.
Álbum de família

Maria José com a filha Leda, a neta Talita, o bisneto Davi e o pai, Antonio.

Teve de trancar a matrícula por um ano devido a um problema no joelho, mas não desistiu. Esta semana apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi aprovada e será diplomada no dia 19 de dezembro.

"Tenho colegas com idade para serem meus netos? Tenho, sim. Inclusive alguns professores têm a idade dos meus netos", diz ela, rindo.

Álbum de família

Com seis filhos, nove netos, três bisnetos e mais bisnetinhos a caminho, dona Maria José conhece bem o tema do TCC: "A percepção dos idosos sobre o envelhecimento: os desafios".

O trabalho de conclusão de curso de Maria José é uma reflexão sobre o envelhecimento

Álbum de família

"Entrei na faculdade com essa idade. Não repeti de ano nenhuma vez. Voltei a estudar em 2013, depois que me divorciei. Tive dificuldade natural, pela idade, pela falta de base. E agora estou concluindo o curso. Foi a conquista de uma vitória", contou ela, por telefone, ao BuzzFeed News.

"Tenho colegas com idade para serem meus netos? Tenho, sim. Inclusive alguns professores têm a idade dos meus netos", diz ela, rindo. O neto mais velho da quase psicóloga tem 32 anos e a bisneta mais nova está com dois anos.

Desde que se casou, aos 17, e logo em seguida, com a morte da mãe, Maria José se dedicou à educação dos filhos e dos irmãos, sempre adiando o sonho de voltar a estudar. Era um sonho alimentado por seu pai, que, mesmo tendo estudado apenas até o primário, conseguiu levar todos os outros 16 filhos à faculdade.

No dia da defesa do TCC.
Álbum de família

No dia da defesa do TCC.

Seu Antonio Mota já é falecido. Morreu aos 96 anos. "Ele foi um exemplo. Sempre teve uma preocupação com a educação dos filhos. Fico pensando como ele ficaria muito orgulhoso. Enquanto os meus irmãos mais novos estão se aposentando, eu estou concluindo um curso universitário."

Mas a escola foi apenas uma etapa. Maria José quer seguir com a profissão. "Não quero fazer clínica [de psicologia] mas eu quero trabalhar. Penso que posso desempenhar o meu trabalho em alguma entidade ou projeto, ajudar as pessoas, adultos ou adolescentes", disse.

Maria José comemora a aprovação do TCC com a família na saída da universidade.
Álbum de família

Maria José comemora a aprovação do TCC com a família na saída da universidade.


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.