back to top

Brinquedo "educativo" da Fundação Pró-Sangue diz que "jogo acabou" para soropositivo

Autarquia de São Paulo afirmou que ideia era explicar sistema de doação de sangue de maneira didática. Com a acusação de insensibilidade, mandou recolher os jogos.

publicado

A Fundação Pró-Sangue, do governo estadual de São Paulo, desenvolveu um jogo educativo para estimular a doação de sangue. Em papel, o jogo mostra o passo a passo do doador. Quando chega no exame de teste do sangue doado, se a sorologia é positiva, a resposta é: "Você perdeu!!! O jogo acabou para você".

O doador de sangue Felipe Held recebeu o kit e ficou espantado com o material, que vem acompanhado de um bombom, lápis de cera e um dado para o jogo.

"Tá, fazendo um esforço enorme, relevando um milhão de coisas, entendi: no joguinho, quem tira a cartinha do HIV positivo não pode doar sangue. Ok. Mas não consigo compreender o porquê desta abordagem de gosto tenebroso!", escreveu ele em um post no Facebook.

"Imagine uma criança HIV positivo jogando este jogo? Ou alguém que possui parente, amigo ou conhecido que é portador(a) do vírus? Ou uma pessoa portadora do vírus? Que mensagem a pessoa recebe com isso? 'Perdi? O jogo acabou para mim?' A troco de quê alguém faz isso, gente?", questionou o doador de sangue.

A queixa de Held ganhou força na rede social e a Fundação Pró-Sangue respondeu que o jogo tinha a intenção de ser didático.

Ao BuzzFeed News a instituição afirmou que sorologia positiva referiu-se a um termo técnico e não a soropositivos de HIV, uma vez que pode ser considerada sorologia positiva para outros tipos de doença, como Chagas, sífilis e hepatites B e C.

No entanto, diante do que considerou uma "interpretação diversa", a entidade recolheu os jogos restantes.

A Fundação Pró-Sangue também fez uma nota pública em que se desculpou e a remeteu a Felipe Held. "Lamentamos o ocorrido e mais uma vez nos desculpamos", diz a nota.

Reprodução/Facebook




Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.