back to top

Americano usa rap para ensinar inglês no Capão Redondo

Ele aprendeu português com "Negro Drama", dos Racionais.

publicado

O rapper americano Jordan Fields, o BiXop, 30, ensina inglês na quebrada de Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, do mesmo jeito que aprendeu português: com o rap.

Ele e a mulher, a cantora Lena Silva, mantêm um cursinho popular no Jardim Irene em que a cartilha é o hip hop e as letras que falam do cotidiano dos negros americanos.

No Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, BiXop aprendeu sobre o Brasil e a língua portuguesa ouvindo, no princípio, Racionais MC's. Depois, foi conhecendo outros rappers brasileiros, ícones do samba e o Trio Mocotó, que ele adora.

Há um ano e três meses no Brasil, este semestre ele e Lena formaram as primeiras turmas do curso: 42 pessoas, entre adolescentes e adultos. O casal pretende expandir as aulas em 2018.

"A letra de 'Negro Drama' é a mesma coisa que a gente passa lá [nos EUA]. Como a nossa história não é a história que os Estados Unidos gostam de vender, eles não mostram. E muitas pessoas aqui no Brasil acham que lá é tudo maravilhoso, que não tem crime, não tem miséria. Mas tem", diz BiXop.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

O rapper conta que as pessoas o questionam por ter decidido viver na periferia de São Paulo. "Pensam que eu escolhi viver algum tipo de retrocesso. Mas não sabem que aqui eu vivo até melhor do que eu vivia lá", afirma.

"Eu cresci numa das cidades mais violentas dos Estados Unidos, Plainfield, em Nova Jersey. Os jovens não têm opções, não têm futuro. O que eu gosto de São Paulo é que tem muitas coisas para fazer. Talvez essas coisas sejam longe, porque a cidade é enorme, mas todo dia tem algo acontecendo e muitas vezes com entrada franca."

BiXop estudou história na New Jersey City University pelo sistema de cotas raciais. "Nos Estados Unidos, temos cotas desde 1965, é um sistema que provou que funciona. Aqui é relativamente novo."

Como professor nos Estados Unidos, viu alunos envolvidos na guerra entre as gangues de negros e latinos. E resolveu aprender espanhol. Então fundou com um amigo a dupla de rap Negros Americanos, e passou um ano no Panamá. "Escolhemos o Panamá porque a comunidade de negros é grande."

De volta aos Estados Unidos, tentou usar a música para criar uma linguagem comum entre as gangues rivais que frequentavam a escola.

Aprendendo português com a música dos Racionais, BiXop logo se interessou pelas coisas do Brasil. Conheceu pela internet a cantora brasileira Lena Silva, com quem começou a namorar. Ela vivia no Jardim Irene, na região do Capão, onde os dois moram juntos hoje e mantêm as aulas de inglês.

A mensalidade custa R$ 65, com pelo menos uma aula semanal, que o aluno pode repetir caso queira. Agora, BiXop e Lena vão começar a dar aulas pelo YouTube.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.