back to top

Um funcionário do McDonald's nos EUA tuitou uma foto da máquina de sorvete cheia de mofo

Nick, de 18 anos, foi demitido. "Eu compartilhei porque queria que as pessoas soubessem o que estão consumindo, e quão nojentas as condições são", ele afirmou ao BuzzFeed News.

publicado

Nick, de 18 anos, trabalhou durante cinco meses em um McDonald's na cidade de LaPlace, Louisiana. Ele não tinha uma tarefa específica no restaurante — como a maioria dos empregados, Nick fazia um pouco de cada coisa.

Nick

O trabalho do adolescente, segundo o próprio conta, também é conhecido como "faça qualquer coisa que mandarem você fazer". Nick pediu que seu sobrenome não fosse incluído na reportagem.

Nick contou ao BuzzFeed News que há mais ou menos um mês um supervisor mandou ele reabastecer a máquina de sorvete. Ele acabou derramando um pouco do sorvete, e tentou limpar a bagunça que tinha feito.

Nick

"Eu fui limpar a máquina depois de derrubar o sorvete, então eu puxei [as grades na lateral] para fora", contou.

"Eu fiquei chocado com o que vi", disse Nick, que encontrou a parte de dentro da máquina completamente mofada.

Nick

"Eu pensei que [a máquina] seria limpa com alguma regularidade", disse Nick. Ele acrescentou que nem ele nem qualquer outro funcionário do McDonald's em que ele trabalhava jamais foram instruídos a limpar o equipamento.

Após várias tentativas de contato, o dono do McDonald's em LaPlace, John Valluzzo, disse em nota ao BuzzFeed News que seu restaurante "conduz treinamentos de funcionários regularmente, bem como inspeções internas a fim de garantir que membros da equipe estão seguindo padrões sanitários".

"Além disso, nós temos um longo histórico de aprovação em inspeções do departamento de saúde", acrescentou Valluzzo.

Um porta-voz do McDonald's disse ao BuzzFeed News que a empresa está "comprometida em manter restaurantes ótimos", com "comida e serviço de alta qualidade e um ambiente saudável".

O porta-voz também disse que as grades mofadas que aparecem na foto de Nick não mantêm contato com o sorvete.

"A peça é parte do nosso equipamento, não entra em contato com qualquer comida, e precisa ser limpo com regularidade", disse o representante.

A empresa não respondeu perguntas sobre quem é responsável pela limpeza regular das máquinas.

Os relatórios de inspeção mais recentes produzidos pela Departamento de Saúde da Louisiana sobre o McDonald's em que Nick trabalhava são de 2015. Duas fiscalizações de rotina encontraram quatro violações críticas de segurança alimentar que foram corrigidas na hora por funcionários.

Entre essas violações, há nos documentos a referência a "comida em contato com superfícies e utensílios que não estão limpos à vista e no contato".

Publicidade

No início do mês, Nick tirou fotos do mofo com seu celular. Ele disse saber que poderia se encrencar por compartilhá-las. Durante duas semanas, ele lutou com a ideia de arriscar seu emprego para expor o que considera condições insalubres.

Nick

Uma política interna do McDonald's desencoraja que funcionários compartilhem publicamente, na internet, qualquer conteúdo que "mine a reputação, o desenvolvimento e/ou a operação" da marca.

"Qualquer desvio desse compromisso pode levar o funcionário responsável a medidas disciplinares ou outra ação apropriada, inclusive demissão."

Nick disse estar ciente da política da empresa e de suas consequências, por isso ele não publicou as fotos durante duas semanas. Mas o descontentamento com o trabalho cresceu.

"As condições de trabalho eram ridículas — todos agiam de forma inapropriada e nada era limpo", ele disse.

No meio de julho, ele decidiu tuitar a foto, que rapidamente viralizou. "Eu compartilhei porque queria que as pessoas soubessem o que estão consumindo, e quão nojentas as condições são", ele afirmou ao BuzzFeed News.

This came out of McDonald's ice cream machine in case y'all were wondering...

"Eu sempre soube, lá no fundo, que eu iria postar", disse Nick.

Ele disse também que essa é a condição de um único McDonald's — e que não deveria servir de parâmetro para refletir as condições em todos os restaurantes da franquia.

Após o primeiro tuíte, Nick compartilhou várias outras fotos que ele tirou enquanto trabalhava no McDonald's, inclusive imagens de comidas congeladas antes de serem preparadas.

Since I'm exposing McDonald's I might as well show y'all what y'all really eating... fresh out the freezer.

E outras fotos de áreas que, segundo ele, também estavam sujas no restaurante em que trabalhava.

Nick disse que seu gerente o chamou na última quarta (26) e o demitiu.

Segundo o adolescente, o gerente disse: "Você sabe que está demitido, né?".

"Eu só fui embora", disse Nick, que disse saber exatamente por que perdeu o emprego, apesar de seu chefe não ter dito em voz alta.

Este post foi traduzido do inglês.

Tanya Chen is a social news reporter for BuzzFeed and is based in Chicago.

Contact Tanya Chen at tanya.chen@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.