back to top

Nove pessoas são encontradas mortas dentro de caminhão estacionado em supermercado no Texas

Dezenas de pessoas — incluindo ao menos duas crianças — estavam no veículo. "É um crime de tráfico humano", disse o chefe da polícia de San Antonio, William McManus.

publicado

Ao menos nove pessoas foram encontradas mortas na manhã de domingo (23), dentro de um caminhão estacionado em um supermercado na cidade de San Antonio, no Texas. A polícia classificou o episódio como uma "terrível tragédia". Uma pessoa que foi resgatada com vida morreu no hospital.

"É um crime de tráfico humano", disse o chefe da polícia de San Antonio, William McManus, em entrevista coletiva.

Segundo ele, um funcionário do Walmart chamou a polícia após ter sido abordado por uma pessoa que saiu do caminhão e pediu água.

A polícia acredita que as mortes foram causadas por asfixia e exposição ao calor, segundo informou em nota.

Dezenas de pessoas — incluindo ao menos duas "crianças em idade escolar", segundo o comunicado da polícia — estavam no caminhão.

O chefe dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood, afirmou que muitas delas tinham o batimento cardíaco acima de 130 por minuto e estavam "com a pele quente". Cerca de 20 pessoas foram levadas a hospitais da região.

No sábado (22), a temperatura em San Antonio atingiu 37,7 ºC, de acordo com as medições oficiais.

O motorista do veículo foi detido. "O motorista e qualquer outra pessoa ligada ao caso serão denunciados em nível estadual e federal", disse o chefe da polícia.

Em uma nota à imprensa, o procurador Richard Durbin Jr., responsável pelo Distrito Oeste do Texas, declarou: "[As pessoas no caminhão] foram todas vítimas de impiedosos traficantes de pessoas, indiferentes ao bem-estar de sua frágil carga."

Vídeos de segurança mostram que havia outras pessoas no caminhão que fugiram antes da chegada da polícia. As imagens mostram carros chegando ao lado do caminhão, para buscar sobreviventes, e indo embora.

Agora, as autoridades investigam de onde o caminhão veio e quanto tempo ficou estacionado no Walmart.

"Este não é incidente isolado. Isto acontece com alguma frequência", disse McManus. "Felizmente, nós encontramos este. Felizmente, estas pessoas sobreviveram."

San Antonio Police Department / Via Facebook: video.php

Este post foi traduzido do inglês.

Talal Ansari is a reporter for BuzzFeed News and is based in New York. His secure PGP fingerprint is 4FEE 894C 8088 7E08 E170 A515 2801 7CC6 95D3 11C2

Contact Talal Ansari at talal.ansari@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com