back to top

Deslize as fotos para ver o que disseram os ministros do STF ao afastar Cunha e ao salvar Aécio

O Supremo decide conforme o réu?

publicado

Na quarta-feira (11), os ministros do STF decidiram, num apertado placar de 6 votos a 5, que as decisões do Supremo sobre medidas cautelares contra congressistas podem ser revistas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

A decisão abriu uma porta para que Aécio Neves (PSDB-MG), que foi tragado pela Lava Jato ao ser gravado pedindo (e conseguindo) dinheiro para Joesley Batista, volte para o Senado.

A votação da Casa para decidir o futuro do tucano, que havia sido afastado pelo STF, será na próxima terça (17).

A decisão que favoreceu Aécio contrasta com o tratamento dado a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando ministros do STF foram incisivos para afastar o peemedebista (que hoje está preso por ordem de Sergio Moro).

Arraste as fotos para ver as frases dos votos dos ministros que afastaram Cunha em maio de 2016 e que salvaram Aécio na última quarta.


Cármen Lúcia

Marco Aurélio Mello

Publicidade

Ricardo Lewandowski

Gilmar Mendes

Publicidade

Dias Toffoli e Alexandre de Moraes completaram a maioria que favoreceu Aécio Neves. Moraes ainda não era ministro do STF na votação de Cunha, em 2016. Ele só assumiu o cargo este ano, após a morte de Teori Zavascki.

Toffoli, ao votar para afastar Cunha, classificou a decisão como “drástica e incomum”.

Agora, no caso de Aécio, ele afirmou: “Se não houver flagrância, a concessão de imunidade formal aos parlamentares federais impedem que lhe sejam impostas medidas cautelares pessoais que interfiram em seu mandato, ainda que necessárias para garantir a efetividade da prestação jurisdicional. Ressalvadas situações de superlativa excepcionalidade.”


Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.