back to top

Presidente da Venezuela publica vídeo jogando bola após morte de 12 manifestantes

Nas imagens, Nicolás Maduro brinca de beisebol com um aliado enquanto milhares de venezuelanos se juntavam nas ruas. "Na Venezuela há paz, e continuará havendo paz", ele afirma. "Aos grupos violentos a Justiça virá."

publicado

Ao menos 12 pessoas foram mortas na Venezuela esta semana, em meio a protestos crescentes contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

Carlos Garcia Rawlins / Reuters

Ao todo, manifestações contra o governo resultaram em 20 mortes nas últimas semanas, emergindo o país em caos político.

A insatisfação com o governo cresceu em meio à inflação de três dígitos da Venezuela e intensificou-se no mês passado, quando o Tribunal Supremo de Justiça, controlado por aliados de Maduro, assumiu a função do Congresso.

Carlos Garcia Rawlins / Reuters

O tribunal suspendeu a decisão após forte repercussão negativa da comunidade internacional, mas a hostilidade em relação ao governo não diminuiu.

Christian Veron / Reuters

Então, enquanto milhares de venezuelanos iam às ruas no último sábado (22), o presidente Maduro tuitou um vídeo bizarro, em que discursa ao país enquanto brinca de jogar beisebol em um parque.

Nos estamos preparando para las victorias que vienen, donde ganará la Patria y la Paz, porque así lo quiere el pueb… https://t.co/QJ5Ge9VO6r

"Estamos nos preparando, nos preparando para bons jogos e boas surpresas que estão por vir", Maduro diz no vídeo. "Depois, não diga que não avisei. Estamos nos preparando."

Screenshot / Via Twitter: @NicolasMaduro

O vídeo oferece um contraste surreal em relação às imagens de manifestantes em outras partes do país, com Maduro alegremente jogando bola com um congressista, enquanto milhares de manifestantes se juntavam nas ruas para pedir novas eleições.

Maduro aparece descontraído na maior parte do tempo, mas ele também dá um aviso aos manifestantes que se opõem a seu governo, chamando-os de "grupos mercenários contratados para criar caos" e "praticar terrorismo".

"Na Venezuela há paz, e continuará havendo paz", diz Maduro. "Aos grupos violentos a Justiça virá."

Desnecessário dizer que o vídeo não caiu bem entre venezuelanos, que criticaram a postura de Maduro enquanto o país está no caos.

Carlos Garcia Rawlins / Reuters

"Que pena e que vergonha que enquanto um povo morre de fome seu chefe de Estado está jogando bola. Longe de se comportar como um ser humano", tuitou uma venezuelana.

@NicolasMaduro @paolameega Que pena y qué vergüenza que mientras un pueblo muere de hambre un jefe de estado se pon… https://t.co/ejRCemAzxW

"Certo, a Justiça virá. Não vejo paz com vocês. Vejo vocês nervosos em demonstrar algo que não existe", escreveu outro, também no Twitter.

@NicolasMaduro Cierto la justicia llegara. Yo no les veo paz a ustedes. Los veo nerviosos tratando de demostrar algo que no existe.

"Que ótimo presidente, hein? Você está jogando bola e o país está passando fome. Não há melhor vitória para o povo do que sua saída da Presidência."

@NicolasMaduro @teleSURtv Que sabroso presidente ha? Usted jugando y el pueblo pasando hambre no abramejor Victori… https://t.co/SUA7AxAuZq

"Você joga beisebol e diz que há paz na Venezuela enquanto as pessoas morrem. Ditador."

@NicolasMaduro @PartidoPSUV tú jugando al béisbol diciendo que hay paz en Venezuela, cuando está muriendo gente de tú pueblo. Dictador.

Este post foi traduzido do inglês, por Alexandre Aragão.

Salvador Hernandez is a reporter for BuzzFeed News and is based in Los Angeles.

Contact Salvador Hernandez at salvador.hernandez@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.