back to top

O programa de namoro mais famoso da TV britânica terá casais LGBT pela 1ª vez

Blind Date, que foi ao ar de 1985 a 2003, retornará à programação neste ano e incluirá competidores gays, lésbicas e transgêneros.

publicado

Por 18 anos, o programa da TV britânica Blind Date ("Encontro às Cegas", em português) — cujo correspondente brasileiro seria o Namoro na TV — mostrou um homem escolhendo entre três competidoras mulheres, ou uma mulher escolhendo entre três competidores homens.

Mas quando voltar ao ar neste ano, após um hiato de 13 anos, o programa — a mais popular e reconhecida atração de namoros da televisão britânica — mostrará competidores da comunidade LGBT, apurou o BuzzFeed News.

Quando a notícia de que Blind Date voltaria à programação veio à tona, no mês passado, nenhum detalhe sobre como a atração seria repaginada foi compartilhado com a imprensa. Agora, um integrante da produção confirmou ao BuzzFeed News que "certamente" haverá competidores gays e transgêneros.

O produtor também disse à reportagem, em um email, que eles estão à procura de personagens, "buscando pessoas com todo tipo de background".

A ONG Stonewall, de defesa dos direitos LGBT, comemorou a decisão. "Estamos muito entusiasmados que pela primeira vez o Blind Date incluirá relações homoafetivas", disse um porta-voz ao BuzzFeed News.

"Desde o final do programa, em 2003, a representatividade de lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais melhorou muito, e nós esperamos que a atitude do Blind Date inspire outros programas semelhantes a incluir pessoas LGBT também. Isto não apenas enviará uma forte mensagem de que os relacionamentos homoafetivos também são válidos, como também ajudará os espectadores a aprender mais sobre as pessoas LGBT e seus relacionamentos."

A ausência de competidores LGBT e a falta de diversidade sempre renderam críticas ao programa, principalmente por parte dos espectadores que fazem parte da comunidade — as reclamações jamais surtiram efeito, até agora.

O formato da atração, com três competidores do mesmo gênero sendo questionados por outro do gênero oposto (escondido atrás de uma cortina), sempre foi o mesmo, de 1985 a 2003.

Milhões de britânicos assistiam à atração nos sábados à noite, no canal ITV1. A nova versão do programa está sendo feita pela So Television, empresa de produção do apresentador Graham Norton.

O próprio Norton está cotado para ser o novo apresentador do Blind Date, que deve ir ao ar no Channel 5. A decisão, no entanto, ainda não foi tomada oficialmente.

Casas de aposta na Inglaterra incluem outros nomes da TV britânica entre os possíveis escolhidos para a vaga, como Emma Willis, Olly Murs e Rylan Clarke-Neal.

O programa criado para suceder o Blind Date no canal ITV, chamado Take Me Out, nunca teve participantes LGBT. Por outro lado, o First Dates, do Channel 4, inclui casais do mesmo sexo com regularidade.

Este post foi traduzido do inglês.

Patrick Strudwick is a LGBT editor for BuzzFeed News and is based in London.

Contact Patrick Strudwick at patrick.strudwick@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.