back to top

O inventor do Big Mac morreu aos 98 anos

Michael "Jim" Delligatti criou o famoso lanche do McDonald's em 1967.

publicado

Michael "Jim" Delligatti, o dono da franquia do McDonald's que inventou nos anos 1960 o famoso hambúrguer Big Mac em seu restaurante na Pensilvânia (EUA), morreu aos 98 anos.

"Jim, nós lhe agradecemos e você será lembrado para sempre", disse a empresa em nota. Delligatti morreu em sua casa, em Pittsburgh, cercado pelas pessoas que amava, de acordo com o obituário escrito por sua família e encaminhado pelo McDonald's ao BuzzFeed News. A causa da morte não foi revelada.

Delligatti foi um dos primeiros franqueados do McDonald's, abrindo sua primeira loja em Pittsburgh no ano de 1957. Durante sua vida, ele foi proprietário e responsável pela operação de outros 47 restaurantes do McDonald's.

Em 1967, ele começou a servir o Big Mac em seu restaurante na cidade de Uniontown, Pensilvânia, após ser inspirado por lanches da concorrência com dois hambúrgueres.

"Não foi como se eu tivesse inventado a lâmpada,” disse Jim em 1993. "A lâmpada já estava lá. Tudo que eu fiz foi rosqueá-la no soquete."

O Big Mac — "dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial,
cebola, picles num pão com gergelim" como o famoso jingle dos anos 70 descrevia — foi um sucesso imediato. Já em 1968, o McDonald's começou a comercializá-lo por todos os EUA. Hoje, o lanche é vendido em mais de 100 países.

Em 2008, por ocasião do aniversário de 40 anos do lanche, o McDonald's disse que, só naquele ano, havia vendido mais de meio bilhão de Big Macs.

No entanto, as vendas do hambúrguer de 540 calorias diminuíram nos últimos anos, conforme os clientes começaram a associá-lo a hábitos de vida não saudáveis. A empresa anunciou, no começo de novembro, que em 2017 passará a disponibilizar temporariamente versões maiores e menores do lanche.

Um porta-voz do McDonald's, por meio de uma declaração, enalteceu Delligatti como um "franqueado fabuloso...que deixou uma contribuição eterna a nossa marca".

Delligatti, que serviu também como sargento do Exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, deixa sua esposa, Ellie, dois filhos, cinco netos e oito bisnetos.

"Delligatti... nunca imaginou que sua 'invenção' realizada em 1968 poderia se tornar uma peça importante da história americana", disse o McDonald's em 2008. "Seu Big Mac, junto com o beisebol e a torta de maçã, destaca-se como um importante elemento da cultura pop americana."

Este post foi traduzido do inglês.

David Mack is a reporter and weekend editor for BuzzFeed News in New York.

Contact David Mack at david.mack@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.