back to top

Rodrigo Maia usa avião da FAB para inaugurar creche com ACM Neto em Salvador

Ele diz que viajou a trabalho e foi convidado pelo prefeito porque "se empenhou pessoalmente" na liberação de recursos anunciada no evento.

publicado

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), usou um avião da FAB para ir a Salvador inaugurar uma creche municipal ao lado do correligionário ACM Neto, prefeito da capital baiana.

O evento ocorreu no dia 28 de dezembro — às vésperas do Ano Novo, durante o recesso da Câmara — e teve também a presença do senador Ronaldo Caiado (GO), outra figura nacional do DEM. Maia negou que o encontro tenha tido intenção partidária.

Fotos do evento publicadas na página oficial de ACM Neto no Facebook.
Reprodução

Fotos do evento publicadas na página oficial de ACM Neto no Facebook.

O uso de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) a trabalho é permitido para todos os ministros do governo federal e para os presidentes do STF, ministra Cármen Lúcia; do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE); e da Câmara.

No caso de presidentes de Poderes, como Maia, também é permitido usar os jatinhos oficiais para voltar aos Estados de residência.

ACM Neto e Caiado no mesmo evento.
Reprodução

ACM Neto e Caiado no mesmo evento.

No registro da FAB, a viagem de Maia a Salvador foi registrada como "serviço".

Em declaração ao jornal A Tarde, ACM Neto afirmou que a visita "tem um simbolismo". O prefeito disse também que Maia e Caiado são "muito lembrados como potenciais presidentes da República". "Então, eles vêm para prestigiar um evento da prefeitura, mas também falar de política", disse o prefeito.

"Vim visitar meu amigo prefeito, como faço todo fim de ano. Não tem nenhuma relação com eleição. Sou deputado federal, não pré-candidato", desconversou Maia ao ser questionado pelo jornal baiano.

Durante a inauguração, o presidente da Câmara e ACM Neto anunciaram que o Orçamento federal de 2018 teria R$ 61,7 milhões a serem repassados à prefeitura, com o intuito de finalizar a obra da avenida Aliomar Baleeiro, próxima à creche.

Procurada pelo BuzzFeed News, a assessoria de imprensa do deputado disse que ele "se empenhou pessoalmente para a liberação destes recursos" e, por isso, participou do evento a convite do correligionário. Leia a íntegra ao final do post.

A assessoria de Caiado afirmou que o senador já estava em Salvador no dia 28, quando ocorreu o evento, e que ele não viajou com Maia.

Leia a íntegra da nota de Rodrigo Maia.

As viagens realizadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, utilizando aeronave da FAB foram em missões oficiais ou para deslocamento ao local de residência, conforme estabelecido pelo decreto.

No dia 28 de dezembro, o presidente foi a Salvador para fazer o anúncio da liberação da verba no valor de R$ 61.716.041,80, do orçamento de 2018, para a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como a Estrada Velha do Aeroporto. Rodrigo Maia se empenhou pessoalmente para a liberação destes recursos. Na ocasião, o deputado participou a convite do prefeito ACM Neto da inauguração de Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, no bairro de Nova Brasília, que fica na Estrada Velha do Aeroporto.


Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.