back to top

Mulheres têm mais vergonha que orgulho de serem brasileiras

Segundo o Datafolha, 51% das brasileiras dizem sentir mais vergonha que orgulho.

publicado

As mulheres têm mais vergonha de serem brasileiras que os homens, segundo o Datafolha. A informação está na pesquisa que aferiu a aprovação ao governo Michel Temer, atualmente em 7% — a menor em 28 anos —, segundo o instituto.

Fonte: Datafolha

Os participantes da pesquisa responderam à seguinte pergunta: "Você diria que tem mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro?". Entre os homens, 2% não souberam ou não opinaram; entre as mulheres, 3%.

De acordo com a pesquisa, o sentimento de vergonha de ser brasileiro atingiu seu maior percentual em 28 anos: 47% da população têm mais vergonha que orgulho.

A corrupção é citada como principal preocupação dos brasileiros. À luz desse dado, outra informação da pesquisa faz ainda mais sentido: os brasileiros que se consideram "bem informados" sobre a delação da JBS, que atinge em cheio Temer, também sentem mais vergonha do que a média.

O sentimento de orgulho é maior entre os brasileiros "mais ou menos informados" (51% têm mais orgulho que vergonha) e entre os que "não tomaram conhecimento" da delação (61%).

Veja o gráfico abaixo:

O Datafolha entrevistou 2.771 pessoas, maiores de 16 anos, entre os dias 21 e 23 deste mês, em 194 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.