back to top

80% dos deputados que votaram para livrar Temer foram a favor do impeachment de Dilma

Dos 263 votos contrários ao prosseguimento da denúncia, 211 (80,2%) foram dados por parlamentares que votaram a favor da saída da petista em maio do ano passado. Veja a lista.

publicado

Dos 263 deputados que votaram contra o prosseguimento da denúncia contra Michel Temer (PMDB), 211 foram favoráveis à saída da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em maio de 2016.

A maioria dos deputados que foram contra Dilma e a favor de Temer faz parte dos quatro principais partidos da base de apoio ao governo.

Foram principalmente deputados de PMDB (44), PP (27), PSDB (21) e DEM (20) — partido do presidente da Casa, Rodrigo Maia (RJ). PMDB e PP, na época, eram da base aliada da petista.

Na votação do impeachment de Dilma no ano passado na Câmara, a petista foi derrotada por 367 contra 137 deputados a seu favor. Ontem, o placar favorável a Temer foi de 263 a 227.

Nesta semana, o Palácio do Planalto intensificou a liberação de emendas e de cargos para convencer deputados a salvar Temer.

Um dos articuladores da estratégia foi o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy (PSDB-BA). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, ele negociou contrapartidas até mesmo dentro do plenário, com a votação já em andamento.

A estratégia de Temer contou também com a exoneração de 10 ministros, incluindo Imbassahy, que retomaram seus mandatos na Câmara e votaram a favor do chefe.

Na linha de frente da oposição à petista, Imbassahy era à época líder do PSDB na Câmara, e declarou no início do voto: "É fundamental que cada um de nós aqui nesse plenário tenha consciência do seu papel e da responsabilidade nessa hora."

E completou: "Hoje é o dia decisivo em que vamos escolher o Brasil que queremos daqui para frente."

Ontem, para votar a favor de Temer, Imbassahy foi mais sucinto: "Eu voto com o parecer do competente deputado Paulo Abi-Ackel [PSDB-MG]. Eu voto sim."

Veja como cada deputado votou — nas abas, na parte de baixo do documento, veja também os que votaram contra Dilma e contra Temer, e os que só votaram contra Dilma.

BuzzFeed

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com