back to top

Alunos do Rio fazem vaquinha para disputar competição de Harvard e MIT pela 2ª vez seguida

No ano passado, os seis estudantes de ensino médio do Rio foram a equipe da América Latina mais bem colocada na competição de matemática. Agora, eles querem mais.

publicado

Seis estudantes de ensino médio do Rio se classificaram pelo segundo ano seguido para disputar o concurso de matemática promovido pela Universidade Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), em Boston (EUA).

Eles estão repetindo a estratégia: fizeram uma vaquinha para bancar a viagem. "Sobrou um pouco de dinheiro, mas vamos tentar bater a meta", conta um dos alunos, António Alves.

Dos seis estudantes, dois já se formaram no ensino médio, três irão ganhar o diploma no fim de 2018 e um está no 2º ano.

Eles, porém, estudam juntos para as competições — somados, já ganharam mais de 100 medalhas. E, três vezes por semana, participam de um curso de verão no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), centro de excelência no Rio.

"Nossa meta para este ano é subir pelo menos 10 posições, ficar entre as 30 melhores equipes da competição", afirma António. Em 2017, seu time foi o melhor colocado entre latino-americanos — outra equipe brasileira também participou.

O torneio acontece em duas etapas: uma ocorreu em novembro, em Harvard, e a outra está marcada para 10 de fevereiro, no MIT, na qual os brasileiros esperam competir.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com