back to top

Em vídeo, Holiday nega caixa 2, não explica pagamentos em dinheiro e ataca BuzzFeed

Sem explicar pagamentos não declarados a cabos eleitorais, vereador Fernando Holiday (DEM-SP) diz em vídeo no Facebook que está sendo atacado por fazer campanha de um “jeito novo” e por ser um negro e gay que não se submete à militância de raça ou gênero.

publicado

O vereador por São Paulo Fernando Holiday divulgou um vídeo nesta noite em sua página no Facebook sobre reportagem do BuzzFeed Brasil que apontou o uso de caixa 2 em sua campanha para o pagamento de cabos eleitorais.

No vídeo, Holiday alega que o BuzzFeed Brasil ataca “tudo o que é de direita”, por isso teria publicado a reportagem sobre seus cabos eleitorais que receberam R$ 60 por cabeça em dinheiro vivo para cada ação de panfletagem na capital.

Sem explicar os pagamentos em cash, diz que fez tudo dentro da legalidade e cita um artigo do Lei Eleitoral sobre a possibilidade de eleitores realizarem gastos em apoio a candidatos de sua preferência.

Ele não explicou porque os nomes dos cabos eleitorais não estão registrados na prestação de contas de campanha nem a razão dos pagamentos terem sido feitos em dinheiro vivo.

No vídeo, o vereador ainda diz que está sendo criticado por ser um vereador negro e gay que não se submete à militância de raça ou gênero.

O parlamentar também cita a Odebrecht, Dilma Rousseff e o PT. Por fim, diz que as acusações sobre caixa 2 em sua campanha são mentirosas.

Ao responder alguns comentários de internautas no Facebook ele ainda prometeu processar o BuzzFeed Brasil.

Estas foram as perguntas enviadas ao vereador antes da publicação da reportagem:

Há uma planilha da própria campanha de 26 cabos eleitorais contratados na última semana cujo trabalho não foi declarado à Justiça Eleitoral.

Esses cabos eleitorais receberam em dinheiro vivo (R$ 60 por dia) para atividades na Paulista e Faria Lima.

Eles foram coordenados por Tatiane Carvalho, cujo trabalho também não está declarado nas contas da campanha.

Qual a relação de Holiday com Tatiane? Que papel ela desempenhou na campanha?

Por que esses contratados não constam na prestação de contas?

Por que foram pagos em dinheiro vivo?

Gastos não contabilizados apontam para caixa dois, conforme a legislação vigente. Qual o posicionamento do vereador sobre isso?

Holiday não atendeu os pedidos de entrevista e optou por enviar uma nota curta, através da assessoria, em que negava as irregularidades sem, contudo, abordar os questionamentos.

LEIA TAMBÉM

Cabos eleitorais de Fernando Holiday, líder do MBL, foram pagos no caixa 2

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at severino.motta@BuzzFeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.