back to top

Temer tem vitória menor e perdeu 12 votos na segunda denúncia

Denúncia foi enterrada com 251 votos, pouco menos que a metade dos deputados da Câmara. Em dia longo, com sessão iniciada às 9h30, o presidente chegou a ser hospitalizado e recebeu alta no fim da noite.

publicado

Apesar do esforço do Palácio do Planalto o presidente Michel Temer não conseguiu ampliar o seu grupo de apoio e obteve uma vitória menor que a primeira na votação de sua segunda denúncia.

Em agosto, quando a primeira acusação foi apreciada, ele obteve 263 votos a seu favor. Outros 227 deputados foram contrários ao presidente e defenderam a investigação.

Desta vez o presidente ficou com 251 votos, 12 a menos que na primeira denúncia. Além disso, o número de deputados favoráveis às investigações subiu e ficou em 233.

A intenção do Palácio do Planalto era de alcançar pelo menos 257 votos, para mostrar que metade dos 513 deputados ainda estavam com o presidente.

Temer, que foi hospitalizado nesta quarta devido a uma obstrução urológica, deixou o hospital por volta das 20h.
Ueslei Marcelino / Reuters

Temer, que foi hospitalizado nesta quarta devido a uma obstrução urológica, deixou o hospital por volta das 20h.

A votação desta quarta sinaliza que o governo Temer não terá a força necessária para a aprovação de projetos polêmicos e reformas como a da previdência.

Apesar do placar, o Palácio fará um discurso de otimismo e vai dizer que conseguirá governar com a nova base de 251 deputados.

Os parlamentares que viabilizaram sua segunda salvação, em especial os do centrão, no entanto, condicionarão futuras votações a uma maior participação no governo, numa espécie de parlamentarismo branco.

SAÚDE

O presidente Michel Temer, que chegou a ser hospitalizado nesta quarta devido a uma obstrução urológica, recebeu alta por volta das 20h.

Ele ficará em sua residência oficial, em repouso, pelo menos até o fim da manhã desta quinta-feira.

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at severino.motta@BuzzFeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.