back to top

O Facebook anunciou mudanças importantes no Feed de Notícias

A rede social passará a priorizar posts de amigos e familiares em vez de marcas e publicações.

publicado
Paul Marotta / Getty Images

O Facebook anunciou nesta quinta (11) mudanças importantes no Feed de Notícias. A empresa afirma que, com a alteração, o conteúdo capaz de incentivar diálogos significativos entre amigos e familiares será priorizado, enquanto conteúdo de marcas e publicações deve aparecer menos.

A modificação deve ter impacto importante em publicações que dependem da audiência vinda do Facebook.

As mudanças têm o objetivo de garantir que o tempo gasto no Facebook é bom para o bem-estar dos usuários, disse o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, em um post publicado na quinta.

"Eu estou mudando o objetivo da equipe de produto, tirando o foco de ajudar você a encontrar conteúdo relevante para pôr o foco em ajudar você a ter interações sociais mais significativas", ele escreveu.

As alterações ocorrem em consequência de a eleição presidencial americana, em 2016, ter deixado claros os problemas do Facebook com notícias falsas e conteúdo desagregador.

A empresa enfrentou duras críticas pela inabilidade em impedir que esse tipo de conteúdo se proliferasse na plataforma, que atingiu um ponto de fervura quando o Facebook admitiu ao Congresso dos Estados Unidos que imagens e links ligados ao governo da Rússia foram disseminados na rede social a fim de influenciar a eleição.

Zuckerberg admitiu que essas mudanças podem afetar as principais métricas do Facebook, mas indicou que a queda no negócio valeria a pena. "Ao realizar essas mudanças, espero que o tempo que as pessoas gastam no Facebook e algumas medidas de engajamento caiam. Mas eu também espero que o tempo que você gasta no Facebook seja mais valioso."

Diminuir a exposição de marcas e publicações no Feed de Notícias deve inflingir perdas importantes a essas empresas, que em larga escala dependem do Facebook para chegar a compradores e leitores.

Leia a íntegra do post de Zuckerberg (em inglês).

Alex Kantrowitz is a senior technology reporter for BuzzFeed News and is based in San Francisco. He reports on social and communications.

Contact Alex Kantrowitz at alex.kantrowitz@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.