back to top

Se seus ouvidos não param de coçar, este pode ser o motivo

*Começa a ler o post com cotonetes enfiados nos dois ouvidos.*

publicado

Você ama usar cotonetes? Você está sempre revirando seus ouvidos com eles tentando se livrar de uma coceira que constante te aflige?

Eu te entendo.

Este post vai te explicar o que está fazendo seus ouvidos coçarem tanto e como tratá-los de forma adequada, sem piorar ainda mais a situação.

Universal Pictures / Via tenor.com

Ter coceira nos ouvidos é muito comum e não é exclusividade nossa — caso você nunca tenha notado, cães e gatos também estão sempre coçando os ouvidos.

Por isso, conversei com Erich Voigt, professor no Departamento de Otorrinolaringologia da NYU Langone Health, e com Ana Kim, diretora de pesquisa otológica do Centro Médico da Universidade Columbia (EUA), para descobrir o que causa a coceira nos ouvidos.

Começando do início: há uma camada de cera protetora que repele a água em seus canais auditivos, o que ajuda a manter seus ouvidos limpos.

My Entire High School Sinking Into The Sea / Via giphy.com

Existe uma substância cerosa natural produzida pelas glândulas nos nossos ouvidos chamada cerume. Ela se mistura com o óleo e a umidade nos nossos canais auditivos para criar uma camada protetora que reveste a pele do canal auditivo e age como uma barreira contra sujeira e bactérias, ao mesmo tempo em que também impede que a pele fique seca, segundo Voigt.

A cera, que repele a água e é levemente ácida, também ajuda a diminuir o crescimento de bactérias e impede que a água fique presa em seus canais auditivos.

E, não importa o quão delicado você seja, quando você coloca coisas dentro de seus ouvidos, provavelmente está raspando ou retirando essa camada de cera.

Columbia Pictures / Via imgur.com

"Em minha experiência, a causa mais comum de coceira nos ouvidos é a manipulação mecânica iatrogênica, que é quando as pessoas inserem coisas estranhas em seus ouvidos (por exemplo, cotonetes, grampos, dedos etc.) e raspam a região, causando um trauma", diz Kim. "Os canais do ouvido externo têm defesas naturais que ajudam a mantê-los limpos e prevenir infecções. Quando há interferência nesses canais, os problemas aparecem."

"Se as pessoas usam cotonetes regularmente, acabam removendo o revestimento de cera de seus canais auditivos, tirando essa camada protetora", diz Voigt. "É mais provável que isso aconteça se você limpar seus ouvidos com frequência e de forma muito vigorosa. Mas, mesmo que você use os cotonetes com cuidado, é uma camada delicada que ainda pode ser removida."

A remoção desta camada de cera tornará o ouvido mais suscetível a um acúmulo de bactérias e detritos, o que pode causar irritação e levar à infecção.

Universal Pictures / Via mrwgifs.com

Sem a camada protetora, seus ouvidos têm muito mais dificuldade para se defender de sujeira, bactérias e água, tornando-os mais suscetíveis à irritação e, às vezes, infecções no ouvido externo.

"Quando você usa coisas como cotonete, danifica a pele superficial que está lá para protegê-lo", diz Kim. "Então, a pele acaba ficando exposta e mais suscetível a alérgenos, xampus, sabão, água etc. Além disso, todos nós temos bactérias na pele, então, quando há uma pequena ruptura nela devido a um trauma, as bactérias podem invadir o corpo naquele local, podendo causar uma infecção."

Raspar acidentalmente essa camada protetora também pode fazer você sentir como se tivesse água presa no ouvido.

Paramount Pictures / Via ifunny.co

"Tirando água do ouvido..."

Os pacientes às vezes relatam que o interior de seus ouvidos parecem molhados, mas que não nadaram recentemente. Segundo Kim, essa situação também não está relacionada ao banho. "O que acontece é que, se a inflamação (inchaço e sensibilidade) for grave, a coceira frequente pode soltar a camada superior da pele do canal auditivo, e a camada abaixo (a camada subdérmica) é úmida, o que faz com que os pacientes tenham a sensação incômoda de molhado.

Os pacientes também têm uma chance maior de ter a sensação de "umidade" porque a camada de cera protetora não está lá para repelir e/ou ajudar a água no canal auditivo a evaporar ou sair do ouvido.

Se você estiver tentando tirar água do ouvido, Voigt diz que você pode tentar algum remédio prescrito ou uma solução caseira de 50% de vinagre e 50% de álcool. É só aplicar algumas gotas da solução no ouvido que está te incomodando. O álcool ajudará a evaporar a água e a acidez do vinagre impedirá o crescimento de bactérias.

É por isso que os médicos recomendam que você não coloque nada em seus ouvidos e faça uma limpeza profissional a cada seis meses.

BuzzFeedBlue / Via buzzfeed.com

Voigt e Kim concordam que não há problema em usar cotonetes para limpar a parte externa da orelha, mas eles nunca devem ser colocados dentro do canal auditivo — nem para limpar nem para coçar — porque não existe uma maneira segura de fazer isso. Ambos já viram casos em que os pacientes usaram cotonetes e acidentalmente perfuraram o tímpano ou ficaram com partes do cotonete presas no canal auditivo.

Se você tiver problemas com ouvidos inchados, entupidos ou irritados, ambos recomendam visitar um médico de orelha, nariz e garganta (otorrinolaringologista) a cada seis meses para um check-up de rotina e uma limpeza profissional, até que seus ouvidos voltem a ser saudáveis.

Se seu ouvido estiver coçando muito e você quiser um alívio imediato, tente pressionar seu tragus, ou tome um anti-histamínico.

shmell_c4 / Via Getty Images

"Pressionar o tragus (empurrando-o contra a parte de trás da orelha) o ajudará a sentir um alívio semelhante ao que sentiria se estivesse coçando o interior do canal auditivo", diz Kim. "Isso acontece porque o canal auditivo está fechando e reabrindo, o que aplica pressão e fricção. Essa é a maneira imediata mais segura para se livrar da coceira."

Se isso não ajudar, ela recomenda tomar um anti-histamínico para aliviar a coceira ou visitar seu otorrinolaringologista para que ele possa receitar remédios específicos.

No entanto, se seus ouvidos estiverem afetando sua rotina, você deve visitar um otorrinolaringologista o quanto antes. Pode ser uma infecção, como ouvido de nadador, e você precisará de antibióticos para tratá-la.

E! / Via rooneymara.tumblr.com

"Sim, isso é muito verdade."

Se você estiver sempre cutucando os ouvidos, criando cortes penetráveis e danificando o processo de secreção de cera, ou se você simplesmente remove toda essa camada de cera protetora, isso o tornará muito mais propenso a infecções bacterianas e fúngicas no ouvido externo, segundo Voigt.

Ele explica que uma situação muito comum é quando as pessoas são expostas à água contaminada com bactérias e fungos (em piscinas, lagos, oceanos). Essa água fica presa em seus ouvidos inflamados/irritados e altera o equilíbrio entre bactérias ruins e boas, resultando em uma infecção do ouvido externo, conhecida como ouvido de nadador.

"Se você tiver uma infecção por fungos ou bactérias, precisará de remédios antifúngicos e antibacterianos", diz ele. "Embora não seja comum, às vezes pode ser uma situação mais grave, caso seja uma pessoa com problemas no sistema imunológico ou que tenha diabetes. É melhor prevenir do que remediar, então sempre faça um check-up para que possamos recomendar o tratamento adequado."

Existem algumas outras causas comuns de irritação no ouvido que podem ser facilmente tratadas.

imgflip.com

"Alergias
Sei como é"

Outra causa comum da coceira são alergias, diz Kim. Às vezes, pessoas com alergias têm coceiras na garganta e nos olhos, assim como nos ouvidos. Se isso estiver acontecendo com você, é necessário procurar um médico e verificar se é uma reação alérgica e, se for o caso, fazer um teste de alergia para descobrir o que está causando a reação. Ela também diz que existem pessoas com problemas de pele, como psoríase e eczema, que podem aparecer na pele do canal auditivo.

Voigt diz que também já viu coceira e irritação em pacientes que tinham cabelo nos ouvidos após cortar o cabelo e também em pessoas que geneticamente têm cera de ouvido seca e escamosa, que fica presa nos canais auditivos. A melhor maneira de abordar esses dois problemas é se consultar com um otorrinolaringologista.

Pessoas que usam aparelhos auditivos ou fones de ouvido intra-auriculares podem desenvolver dermatite de contato (erupção cutânea e irritação) ou uma reação alérgica ao material do produto. Então, tenha cuidado e use produtos com materiais aos quais você não seja alérgico. Além disso, sempre limpe estes acessórios antes, durante e após seu uso para evitar o suor e as bactérias.

Moral da história: a maneira como você usa cotonetes pode estar causando ou aumentando todos os seus problemas com coceira no ouvido. Então, faça o possível para resistir ao impulso! Seus ouvidos com certeza agradecerão.

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss