back to top

Reunimos todos os detalhes importantes de TODAS as temporadas de "GoT" sobre Jon Snow

Muita coisa agora ganhou uma nova camada de significado. Aviso: este post contém spoilers.

publicado

Depois de sete temporadas (e várias décadas para os leitores dos livros) de especulação e teorias sobre os pais de Jon Snow, "Game of Thrones" finalmente confirmou 100% que R + L = J.

Na verdade, no final da sétima temporada, vimos que Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark estavam apaixonados e se casaram. Soubemos de uma vez por todas que Jon Snow nunca foi um bastardo (e certamente não o filho de Robert Baratheon, como algumas pessoas acreditavam), mas o legítimo herdeiro do Trono de Ferro. E seu nome é Aegon Targaryen. Também entendemos que Ned reivindicou-o como seu próprio bastardo para protegê-lo da ira de Robert após a morte de Rhaegar e de Lyanna (e se isso não é emocionante para você, eu não sei o que mais será).No ano passado, quando tudo isso ainda era apenas uma teoria, olhamos para trás e descobrimos algumas das pistas que a série deu sobre R + L = J. Agora que tudo está confirmado, veja só um novo olhar sobre as pistas, agora completo com as muitas pistas que foram jogadas sutilmente durante a sétima temporada...
HBO

Na verdade, no final da sétima temporada, vimos que Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark estavam apaixonados e se casaram. Soubemos de uma vez por todas que Jon Snow nunca foi um bastardo (e certamente não o filho de Robert Baratheon, como algumas pessoas acreditavam), mas o legítimo herdeiro do Trono de Ferro. E seu nome é Aegon Targaryen. Também entendemos que Ned reivindicou-o como seu próprio bastardo para protegê-lo da ira de Robert após a morte de Rhaegar e de Lyanna (e se isso não é emocionante para você, eu não sei o que mais será).

No ano passado, quando tudo isso ainda era apenas uma teoria, olhamos para trás e descobrimos algumas das pistas que a série deu sobre R + L = J. Agora que tudo está confirmado, veja só um novo olhar sobre as pistas, agora completo com as muitas pistas que foram jogadas sutilmente durante a sétima temporada...

Voltemos ao primeiro episódio. Somos apresentados à ideia de que Jon é diferente do restante da família quando eles encontram os filhotes de lobo gigante.

”— E você?— Eu não sou um Stark.“ Ele diz que "não é um Stark" pela primeira (mas não pela última) vez. Ele acredita, e somos levados a acreditar no momento, que é porque ele é um bastardo. Mas, na verdade, agora sabemos que é porque ele tem sangue Stark, mas é um legítimo Targaryen. Essa conexão é perfeitamente resumida na descoberta de Fantasma feita por Jon. Havia um lobo para "cada um dos filhos Stark", menos para ele, até Fantasma ser encontrado. Só que, mesmo parte da matilha, Fantasma ainda é diferente dos outros.
HBO

”— E você?
— Eu não sou um Stark.“

Ele diz que "não é um Stark" pela primeira (mas não pela última) vez. Ele acredita, e somos levados a acreditar no momento, que é porque ele é um bastardo. Mas, na verdade, agora sabemos que é porque ele tem sangue Stark, mas é um legítimo Targaryen.

Essa conexão é perfeitamente resumida na descoberta de Fantasma feita por Jon. Havia um lobo para "cada um dos filhos Stark", menos para ele, até Fantasma ser encontrado. Só que, mesmo parte da matilha, Fantasma ainda é diferente dos outros.

Mais tarde, nesse mesmo episódio, Robert Baratheon chega a Winterfell e vai direto para a cripta para ver o túmulo de Lyanna.

”— Ela era MINHA irmã. Seu lugar é aqui.
— Seu lugar era ao meu lado. Nos meus sonhos, eu o mato todas as noites. — Já está feito, sua majestade. Os Targaryens se foram.— Nem todos.“Nós imediatamente percebemos o carinho de Ned por Lyanna e também o ódio obsessivo de Robert pelos Targaryens. É uma dica precoce sobre o motivo pelo qual Ned precisaria esconder a verdade dele. Robert matou Rhaegar anos antes, mas ainda sonha com a cena. Ned tenta acalmar a ira de Robert, sem dúvida pensando em Jon. A sinistra frase "nem todos", de Robert, é uma referência direta a Daenerys, mas também prefigura a grande revelação R + L = J.
HBO

”— Ela era MINHA irmã. Seu lugar é aqui.

— Seu lugar era ao meu lado. Nos meus sonhos, eu o mato todas as noites.
— Já está feito, sua majestade. Os Targaryens se foram.
— Nem todos.“

Nós imediatamente percebemos o carinho de Ned por Lyanna e também o ódio obsessivo de Robert pelos Targaryens. É uma dica precoce sobre o motivo pelo qual Ned precisaria esconder a verdade dele. Robert matou Rhaegar anos antes, mas ainda sonha com a cena. Ned tenta acalmar a ira de Robert, sem dúvida pensando em Jon. A sinistra frase "nem todos", de Robert, é uma referência direta a Daenerys, mas também prefigura a grande revelação R + L = J.

Em seguida, Jon é excluído da festa real por causa de seu status de bastardo, embora haja chance de Ned também fazer isso para mantê-lo longe de Robert. Quando o tio Benjen chega, Jon pede para se juntar a ele na Patrulha da Noite, mas é desencorajado.

”— Você não entende do que está abrindo mão. Não temos família. Nenhum de nós será pai. — Eu não ligo para isso.— Poderia ligar. Se soubesse o que isso significa.“ Algumas pessoas teorizaram que a frase "se você soubesse o que isso significa" é uma referência à linhagem real de Jon, indicando que Benjen poderia saber a verdade. Mas, a menos que ele volte dos mortos NOVAMENTE (e isso não parece provável), esse tópico nunca se concretizará. Por isso, é provável que Benjen estivesse falando só sobre o que Jon perderia como um homem comum, como sexo/amor/família.
HBO

”— Você não entende do que está abrindo mão. Não temos família. Nenhum de nós será pai.
— Eu não ligo para isso.
— Poderia ligar. Se soubesse o que isso significa.“

Algumas pessoas teorizaram que a frase "se você soubesse o que isso significa" é uma referência à linhagem real de Jon, indicando que Benjen poderia saber a verdade. Mas, a menos que ele volte dos mortos NOVAMENTE (e isso não parece provável), esse tópico nunca se concretizará. Por isso, é provável que Benjen estivesse falando só sobre o que Jon perderia como um homem comum, como sexo/amor/família.

No episódio 2, vemos todo o ódio que Catelyn sentia por Jon.

”— Há 17 anos você saiu com Robert Baratheon. Você voltou um ano depois com o filho de outra mulher.“Catelyn sempre desprezou Jon por ele supostamente encarnar a traição de Ned. No entanto, agora sabemos que Ned nunca a traiu, apenas escondeu a verdade dela. O fato de ele ter feito isso, apesar da dor que causou a todos, mostra a importância que ele via em guardar este segredo. Ele sabia que aquela era uma questão de vida ou morte para Jon.
HBO

”— Há 17 anos você saiu com Robert Baratheon. Você voltou um ano depois com o filho de outra mulher.“

Catelyn sempre desprezou Jon por ele supostamente encarnar a traição de Ned. No entanto, agora sabemos que Ned nunca a traiu, apenas escondeu a verdade dela. O fato de ele ter feito isso, apesar da dor que causou a todos, mostra a importância que ele via em guardar este segredo. Ele sabia que aquela era uma questão de vida ou morte para Jon.

Em seguida, vemos Jon preparando-se para sair para a Patrulha da Noite e dizendo adeus a Robb. Isso pode não ser nada demais, mas é interessante ouvir Jon dizer que o preto sempre foi a sua cor, quando ela é não apenas um símbolo da Patrulha da Noite, como também a cor dos Targaryens.

”— Da próxima vez que eu o ver, você estará todo de preto.— Sempre foi minha cor.“
HBO

”— Da próxima vez que eu o ver, você estará todo de preto.
— Sempre foi minha cor.“

Isto é seguido por uma cena realmente crucial: a despedida final de Ned e Jon, em que eles conversam sobre a mãe de Jon.

”— Você É um Stark. Você pode não ter o meu nome, mas tem o meu sangue. — Minha mãe está viva? Ela sabe de mim… ela liga?— Da próxima vez que nos vermos, vamos falar sobre sua mãe. Eu prometo.“Ned enfatiza que Jon tem sangue Stark sem dizer que ele é seu filho, e nós descobrimos que Jon não sabe de nada (hehe) sobre sua mãe. Fica claro que esse é um assunto sensível para Ned, e ele fica muito emocionado. A frase "eu prometo" reforça a conexão de Ned com Lyanna e a promessa que ele fez para proteger Jon. Que é exatamente o que ele fez durante toda a vida de Jon e o que ele ainda está fazendo no momento da cena. Ned não revelará nada até que seja seguro fazê-lo, ou seja, depois de Jon ter se juntado à Patrulha da Noite e, portanto, não só ter renunciado a qualquer título e reivindicação familiar, como também estar vivendo tão longe do alcance de Robert quanto possível. Infelizmente, como sabemos, Ned e Jon nunca mais se veem novamente.
HBO

”— Você É um Stark. Você pode não ter o meu nome, mas tem o meu sangue.
— Minha mãe está viva? Ela sabe de mim… ela liga?
— Da próxima vez que nos vermos, vamos falar sobre sua mãe. Eu prometo.“

Ned enfatiza que Jon tem sangue Stark sem dizer que ele é seu filho, e nós descobrimos que Jon não sabe de nada (hehe) sobre sua mãe. Fica claro que esse é um assunto sensível para Ned, e ele fica muito emocionado. A frase "eu prometo" reforça a conexão de Ned com Lyanna e a promessa que ele fez para proteger Jon.

Que é exatamente o que ele fez durante toda a vida de Jon e o que ele ainda está fazendo no momento da cena. Ned não revelará nada até que seja seguro fazê-lo, ou seja, depois de Jon ter se juntado à Patrulha da Noite e, portanto, não só ter renunciado a qualquer título e reivindicação familiar, como também estar vivendo tão longe do alcance de Robert quanto possível.

Infelizmente, como sabemos, Ned e Jon nunca mais se veem novamente.

A mãe de Jon aparece novamente mais tarde em uma cena entre Robert e Ned. Ned dá a Robert o nome que ele, claramente, usa como disfarce quando pressionado, mas é rápido em encerrar o assunto.

”— A mãe do seu bastardo?— Wylla.— Ela mesmo. Ela deve ter sido uma joia rara para fazer o Lorde Eddard Stark esquecer de sua honra. Você nunca me disse como ela era.— Nem vou dizer.“Robert acredita que Ned encerra logo o assunto por reconhecer que fez algo desonroso, mas sabemos que Robert é exatamente a razão pela qual a verdade deve ser escondida.
HBO

”— A mãe do seu bastardo?
— Wylla.
— Ela mesmo. Ela deve ter sido uma joia rara para fazer o Lorde Eddard Stark esquecer de sua honra. Você nunca me disse como ela era.
— Nem vou dizer.“

Robert acredita que Ned encerra logo o assunto por reconhecer que fez algo desonroso, mas sabemos que Robert é exatamente a razão pela qual a verdade deve ser escondida.

Isso fica mais claro quando a conversa muda para Daenerys Targaryen e o desejo de Robert de assassiná-la (assim como qualquer outro Targaryen). Ned fica bravo e enojado, e quando diz: "Você não pode colocar as mãos nela", não há dúvida de que ele está pensando tanto em Jon como em Daenerys.

”— Matarei todos os Targaryens que conseguir colocar as mãos. — Bom, você não pode colocar as mãos neste/a, não é?“
HBO

”— Matarei todos os Targaryens que conseguir colocar as mãos.
— Bom, você não pode colocar as mãos neste/a, não é?“

No episódio 4, Jon diz a Sam que a razão pela qual ele nunca fez sexo é porque ele não quer ser pai de um bastardo, assim como o seu pai. O fato de Ned se recusar a falar sobre a mãe de Jon é mencionado novamente.

”— Eu nunca conheci minha mãe. Meu pai nem me disse o nome dele. Eu não sei se ela está viva ou morta.“
HBO

”— Eu nunca conheci minha mãe. Meu pai nem me disse o nome dele. Eu não sei se ela está viva ou morta.“

Nessa cena, há um pilar no fundo que parece ter as iniciais R e L esculpidas, o que poderia ser uma dica para R + L = J.

Ou só uma coincidência.
HBO

Ou só uma coincidência.

No episódio 5, continua a tensão entre Robert e Ned sobre a obsessão do rei em matar todos os Targaryens. Ned fica tão furioso com o plano de Robert em matar Daenerys que renuncia como mão do rei.

”— Eu não participarei disso.“Superficialmente, trata-se de honra, pois Ned diz que é errado matar uma "criança". Mas, assim como na cena anterior, é provável que os sentimentos de Ned sobre Jon estejam atrelados à sua decisão.
HBO

”— Eu não participarei disso.“

Superficialmente, trata-se de honra, pois Ned diz que é errado matar uma "criança". Mas, assim como na cena anterior, é provável que os sentimentos de Ned sobre Jon estejam atrelados à sua decisão.

No mesmo episódio, vemos uma conversa incrível entre Cersei e Robert. A cena mostra ainda mais a obsessão de Robert por Lyanna e o ódio extremo que ele sente por Rhaegar.

”— Quer saber a terrível verdade? Eu nem consigo me lembrar do rosto dela. Eu só sei que ela era a única coisa que eu quis. Alguém a tomou de mim e os sete reinos não conseguiram preencher o vazio que ela deixou.“Ou seja, seu casamento com Cersei nunca teve nenhuma chance. Curiosamente, Cersei diz: "Que mal pode o fantasma de Lyanna Stark fazer com qualquer um de nós?" *Piscadela* Jon Snow.
HBO

”— Quer saber a terrível verdade? Eu nem consigo me lembrar do rosto dela. Eu só sei que ela era a única coisa que eu quis. Alguém a tomou de mim e os sete reinos não conseguiram preencher o vazio que ela deixou.“

Ou seja, seu casamento com Cersei nunca teve nenhuma chance.

Curiosamente, Cersei diz: "Que mal pode o fantasma de Lyanna Stark fazer com qualquer um de nós?" *Piscadela* Jon Snow.

No episódio 7, Ned confronta Cersei dizendo que sabe que seus filhos são de Jaime e que ela sempre odiou Robert. Cersei então revela que chegou a amar Robert, mas que tudo mudou quando ele a chamou de "Lyanna" na noite de núpcias.

”— Naquela noite ele se deitou sobre mim… e sussurrou no meu ouvido: ‘Lyanna’. Sua irmã era um cadáver e eu uma garota viva e ele a amava mais do que me amava.— Quando o rei voltar da caçada, vou contar para ele a verdade. Você deve ir embora até lá – você e seus filhos. Vá tão longe quanto puder e com a maior quantidade de homens que puder. Porque onde quer que você vá, os soldados de Robert vão te perseguir.“ A resposta de Ned à revelação mostra que ele tem consciência de como pode ser brutal a ira de Robert, assim como busca sempre proteger as pessoas – mesmo elas não sendo particularmente importantes para ele, como Cersei e seus filhos. Imagine então o quão longe ele iria para proteger aqueles que realmente ama, como Lyanna e Jon.
HBO

”— Naquela noite ele se deitou sobre mim… e sussurrou no meu ouvido: ‘Lyanna’. Sua irmã era um cadáver e eu uma garota viva e ele a amava mais do que me amava.
— Quando o rei voltar da caçada, vou contar para ele a verdade. Você deve ir embora até lá – você e seus filhos. Vá tão longe quanto puder e com a maior quantidade de homens que puder. Porque onde quer que você vá, os soldados de Robert vão te perseguir.“

A resposta de Ned à revelação mostra que ele tem consciência de como pode ser brutal a ira de Robert, assim como busca sempre proteger as pessoas – mesmo elas não sendo particularmente importantes para ele, como Cersei e seus filhos. Imagine então o quão longe ele iria para proteger aqueles que realmente ama, como Lyanna e Jon.

No episódio 9, depois que Ned é preso e Robb vai à guerra, Mestre Aemon confronta Jon sobre seu desejo de abandonar as suas promessas da Patrulha da Noite para ajudar o irmão. Eles falam sobre o que Ned faria ao ter que escolher entre a honra e o amor.

”— Se viesse um dia em que seu pai fosse forçado a escolher entre a honra e aqueles que ele ama, o que ele faria?— Ele faria o que fosse certo, não importa o quê.— Então Lorde Stark é um homem em 10 mil. A maioria de nós não é tão forte. O que é a honra em comparação ao amor de uma mulher? O que é o dever contra um recém-nascido em seus braços?“Na época, a cena reforçou a honra de Ned e tornou questionável novamente o fato de ele ser pai de um bastardo. Mas, saber a verdade sobre o que Ned fez, escolhendo o amor sobre a honra (ou sua reputação sobre a honra, pelo menos) ao proteger Jon, dá outro significado a essa cena. Especialmente depois de ver a cena da Torre da Alegria, que mostra o amor familiar entre Lyanna e Ned e Ned segurando Jon recém-nascido em seus braços.
HBO

”— Se viesse um dia em que seu pai fosse forçado a escolher entre a honra e aqueles que ele ama, o que ele faria?
— Ele faria o que fosse certo, não importa o quê.
— Então Lorde Stark é um homem em 10 mil. A maioria de nós não é tão forte. O que é a honra em comparação ao amor de uma mulher? O que é o dever contra um recém-nascido em seus braços?“

Na época, a cena reforçou a honra de Ned e tornou questionável novamente o fato de ele ser pai de um bastardo. Mas, saber a verdade sobre o que Ned fez, escolhendo o amor sobre a honra (ou sua reputação sobre a honra, pelo menos) ao proteger Jon, dá outro significado a essa cena. Especialmente depois de ver a cena da Torre da Alegria, que mostra o amor familiar entre Lyanna e Ned e Ned segurando Jon recém-nascido em seus braços.

No mesmo episódio, Ned escolhe o amor sobre a honra mais uma vez quando confessa traição para tentar salvar Arya e Sansa. De qualquer maneira, Joffrey ordena sua execução e Ned murmura algo antes de ser decapitado. Especula-se que tenha dito: "Manti a minha promessa".

É realmente muito difícil de ouvir. Mas seria legal (e doloroso) se fosse verdade.
HBO

É realmente muito difícil de ouvir. Mas seria legal (e doloroso) se fosse verdade.

O final da primeira temporada tem Bran contando a Osha a história ~oficial~ (leia-se: história divulgada por Robert Baratheon) sobre Rhaegar e Lyanna, enquanto mostrava a cripta em Winterfell.

”— Esta é Lyanna. A irmã do meu pai. O rei Robert deveria ter casado com ela, mas Rhaegar Targaryen a sequestrou. Robert começou a guerra para tê-la de volta. Ele matou Rhaegar. Mas ela morreu de qualquer forma.“Quão apropriado que seja Bran quem tenha finalmente revelado a verdade várias temporadas depois, hein?
HBO

”— Esta é Lyanna. A irmã do meu pai. O rei Robert deveria ter casado com ela, mas Rhaegar Targaryen a sequestrou. Robert começou a guerra para tê-la de volta. Ele matou Rhaegar. Mas ela morreu de qualquer forma.“

Quão apropriado que seja Bran quem tenha finalmente revelado a verdade várias temporadas depois, hein?

Segunda temporada. Não há muitas pistas nela, mas somos lembrados de quão sem caráter Ned teria sido ao ter um bastardo quando Jaime, preso, zombou de Cat.

”— Nunca fiquei com nenhuma outra mulher senão Cersei. Então do meu próprio jeito sou mais honrado que o pobre, velho e morto Ned. Quando o bom Ned voltou para a casa com o bebê de uma prostituta, você fingiu que o amava? Você odiava aquele menino, não é? Como não poderia odiar? O lembrete de que o honrável Lord Eddard Stark trepou com outra mulher.“
HBO

”— Nunca fiquei com nenhuma outra mulher senão Cersei. Então do meu próprio jeito sou mais honrado que o pobre, velho e morto Ned. Quando o bom Ned voltou para a casa com o bebê de uma prostituta, você fingiu que o amava? Você odiava aquele menino, não é? Como não poderia odiar? O lembrete de que o honrável Lord Eddard Stark trepou com outra mulher.“

Na segunda temporada, episódio 6, há um breve momento que não é exatamente uma pista, mas que vale a pena mencionar: Jon diz orgulhosamente a Qhorin Halfhand como Ned sempre enfatizou que ele era do Norte.

”— Meu pai sempre disse que eu era do Norte.“À medida que Jon crescia, não há dúvida de que Ned teria se preocupado que os traços do sul/Targaryen pudessem começar a aparecer. Ned destacar o quão ~Nortenho~ Jon era provavelmente seria sua maneira de minimizar esses medos, ao mesmo tempo que enfatizava para Jon (e, por extensão, para o público) que, não importa o que acontecesse, o sangue Nortenho/Stark ainda seria uma parte intrínseca dele.
HBO

”— Meu pai sempre disse que eu era do Norte.“

À medida que Jon crescia, não há dúvida de que Ned teria se preocupado que os traços do sul/Targaryen pudessem começar a aparecer. Ned destacar o quão ~Nortenho~ Jon era provavelmente seria sua maneira de minimizar esses medos, ao mesmo tempo que enfatizava para Jon (e, por extensão, para o público) que, não importa o que acontecesse, o sangue Nortenho/Stark ainda seria uma parte intrínseca dele.

Na terceira temporada, episódio 2, revisitamos o ódio de Cat por Jon e vislumbramos sua culpa por sua incapacidade de amá-lo.

”— Quando meu marido trouxe aquele bebê para casa depois da guerra, eu não suportava olhar para ele. Eu não queria ver aqueles olhos castanhos estranhos me encarando.“ É interessante que ela mencione especificamente os olhos castanhos do bebê Jon, que mais tarde desempenharam uma grande parte na revelação sobre sua mãe.
HBO

”— Quando meu marido trouxe aquele bebê para casa depois da guerra, eu não suportava olhar para ele. Eu não queria ver aqueles olhos castanhos estranhos me encarando.“

É interessante que ela mencione especificamente os olhos castanhos do bebê Jon, que mais tarde desempenharam uma grande parte na revelação sobre sua mãe.

No próximo episódio, recebemos a primeira menção positiva sobre Rhaegar, quando Ser Barristan e Ser Jorah contam à Daenerys sobre ele.

”— Quando seu irmão Rhaegar liderou o exército dele na batalha do Tridente, homens morreram por ele porque acreditavam nele. Porque o amavam…— Rhaegar lutou bravamente. Rhaegar lutou nobremente. E Rhaegar morreu. — Você o conhecia bem, Ser Barristan?— Sim, sua majestade. O melhor homem que já conheci.“Ouvir tais palavras de dois heróis e do honorável Ser Barristan, em particular, foi a primeira e enorme indicação de que a versão de Robert Baratheon da história poderia não ser completamente precisa.
HBO

”— Quando seu irmão Rhaegar liderou o exército dele na batalha do Tridente, homens morreram por ele porque acreditavam nele. Porque o amavam…
— Rhaegar lutou bravamente. Rhaegar lutou nobremente. E Rhaegar morreu.
— Você o conhecia bem, Ser Barristan?
— Sim, sua majestade. O melhor homem que já conheci.“

Ouvir tais palavras de dois heróis e do honorável Ser Barristan, em particular, foi a primeira e enorme indicação de que a versão de Robert Baratheon da história poderia não ser completamente precisa.

Isso é lembrado na quarta temporada, no episódio 1, quando Oberyn Martell fala com Tyrion sobre Rhaegar, que estava casado com sua irmã, Elia. É significativo que Oberyn, que tem todas as razões para odiar Rhaegar, enquadre sua relação com Lyanna como um caso e não um ataque, um estupro.

”— Minha irmã o amava. Ela carregou seus filhos… e o belo e nobre Rhaegar Targaryen a deixou por outra mulher.“ A perspectiva de Oberyn não é lá das melhores, mas certamente não é a história de sequestro/estupro que Robert espalhou. E olhe que Oberyn não é tímido quanto à raiva e vingança. Lembre-se que ele estava em King's Landing para matar o Montanha, que estuprou e matou Elia e seus dois filhos com Rhaegar, Rhaenys e Aegon (sim, aparentemente Rhaegar nomeou dois de seus filhos como Aegon). Esse incidente horrível, perpetrado por homens dos Lannisters e tolerado por Robert Baratheon, teria destacado para Ned a necessidade de manter a filiação de Jon em segredo.
HBO

”— Minha irmã o amava. Ela carregou seus filhos… e o belo e nobre Rhaegar Targaryen a deixou por outra mulher.“

A perspectiva de Oberyn não é lá das melhores, mas certamente não é a história de sequestro/estupro que Robert espalhou. E olhe que Oberyn não é tímido quanto à raiva e vingança. Lembre-se que ele estava em King's Landing para matar o Montanha, que estuprou e matou Elia e seus dois filhos com Rhaegar, Rhaenys e Aegon (sim, aparentemente Rhaegar nomeou dois de seus filhos como Aegon). Esse incidente horrível, perpetrado por homens dos Lannisters e tolerado por Robert Baratheon, teria destacado para Ned a necessidade de manter a filiação de Jon em segredo.

Avançando para a quinta temporada, o quarto episódio está cheio de pistas R + L = J. Primeiro, Stannis expressa dúvidas sobre a ideia de que Ned teria um bastardo com uma mulher aleatória.

”— Um bastardo de uma prostituta de uma taverna.— Talvez. Mas não era este o feitio de Ned Stark.“Ele admira Jon e claramente acredita que há mais nessa história.
HBO

”— Um bastardo de uma prostituta de uma taverna.
— Talvez. Mas não era este o feitio de Ned Stark.“

Ele admira Jon e claramente acredita que há mais nessa história.

Então, Melisandre tenta seduzir Jon, sentindo um poder nele.

”— Há poder em você… na sua constituição, existe poder. Poder para criar vida. Poder para criar luz. Poder para projetar sombras.“
HBO

”— Há poder em você… na sua constituição, existe poder. Poder para criar vida. Poder para criar luz. Poder para projetar sombras.“

Em seguida, Mindinho e Sansa estão na cripta de Winterfell. Sansa menciona que Ned nunca falou sobre Lyanna, lembrando-nos da natureza dolorosa/secreta que o assunto tinha para ele. Então Mindinho conta a Sansa a história de como Rhaegar esnobou publicamente sua esposa Elia em favor de Lyanna no torneio de Harrenhal.

”— Quando Rhaegar ganhou, todos comemoraram por seu príncipe… até que ele passou reto por sua esposa, Elia Martell, e todos os sorrisos morreram. Eu nunca vi tantas pessoas em silêncio. Ele passou reto por sua esposa e colocou uma coroa de rosas do inverno no colo de Lyanna, azul como o gelo. Quantas dezenas de milhares tiveram que morrer porque Rhaegar escolheu a sua tia?— Sim. Ele a escolheu. E depois a sequestrou e estuprou.“O olhar que Mindinho faz quando Sansa retransmite a ideia de sequestro/estupro fez muitos especularem que ele sabia a verdade. Assim como com Benjen, parece que nunca saberemos com certeza, agora que Mindinho está morto. No entanto, essa é uma cena significativa. O torneio em Harrenhal foi um grande incidente no relacionamento de Rhaegar e Lyanna, algo sobre o qual você pode ler mais aqui.
HBO

”— Quando Rhaegar ganhou, todos comemoraram por seu príncipe… até que ele passou reto por sua esposa, Elia Martell, e todos os sorrisos morreram. Eu nunca vi tantas pessoas em silêncio. Ele passou reto por sua esposa e colocou uma coroa de rosas do inverno no colo de Lyanna, azul como o gelo. Quantas dezenas de milhares tiveram que morrer porque Rhaegar escolheu a sua tia?
— Sim. Ele a escolheu. E depois a sequestrou e estuprou.“

O olhar que Mindinho faz quando Sansa retransmite a ideia de sequestro/estupro fez muitos especularem que ele sabia a verdade. Assim como com Benjen, parece que nunca saberemos com certeza, agora que Mindinho está morto. No entanto, essa é uma cena significativa. O torneio em Harrenhal foi um grande incidente no relacionamento de Rhaegar e Lyanna, algo sobre o qual você pode ler mais aqui.

Finalmente, temos Ser Barristan e Daenerys mais uma vez falando sobre o grande homem que Rhaegar era.

”— Ele gostava de andar entre o povo. Ele gostava de cantar para eles. Rhaegar nunca gostou de matar. Ele amava cantar.“ Quando Daenerys revela que Viserys tinha enfatizado para ela o quão bom Rhaegar era em matar pessoas, Ser Barristan diz que ele não gostava de matar, reforçando a ideia de que ele não era um homem violento ou malvado.
HBO

”— Ele gostava de andar entre o povo. Ele gostava de cantar para eles. Rhaegar nunca gostou de matar. Ele amava cantar.“

Quando Daenerys revela que Viserys tinha enfatizado para ela o quão bom Rhaegar era em matar pessoas, Ser Barristan diz que ele não gostava de matar, reforçando a ideia de que ele não era um homem violento ou malvado.

No próximo episódio, Sam e Mestre Aemon conversam sobre Daenerys estar em Meereen. A afirmação de Aemon sobre os Targaryens solitários é seguida pela entrada muito destacada de Jon Snow.

”— Um Targaryen sozinho no mundo é uma coisa horrível.“
HBO

”— Um Targaryen sozinho no mundo é uma coisa horrível.“

Quando Jon é assassinado no final da quinta temporada e a sexta temporada começa com seu corpo deitado na mancha de sangue, parece ter acontecido alguma coisa. Alguns fãs acreditam que seu sangue se transforma da forma de um lobo para a forma de um dragão.

HBO

O episódio 2 da sexta temporada apresenta a própria Lyanna pela primeira vez. Nós a vemos ainda adolescente na visão de Bran, exibindo-se na frente de seus irmãos em Winterfell. Ela parece corajosa, amável e inteligente.

”— Minha tia Lyanna… meu pai nunca falou sobre ela.“ Ouvimos Bran, mais uma vez, destacar como Ned nunca gostou de falar sobre ela.
HBO

”— Minha tia Lyanna… meu pai nunca falou sobre ela.“

Ouvimos Bran, mais uma vez, destacar como Ned nunca gostou de falar sobre ela.

O próximo episódio nos apresenta a Torre da Alegria, mais conhecida como o lugar que Jon nasceu. Embora o Corvo de Três Olhos remova Bran (e, portanto, o público) da visão antes de ele ver dentro da torre, a interação entre o jovem Ned e Ser Arthur Dayne nos diz muito.

”— Procurei por você no Tridente. — Não estávamos lá. Nosso príncipe nos queria aqui.— Onde está minha irmã?“O fato de Rhaegar ter deixado dois dos melhores cavaleiros da Guarda Real protegendo a Torre da Alegria, em vez de levá-los à batalha, é significativo. Da mesma forma que é significativo o fato de que eles continuaram protegendo a torre, mesmo depois da morte de Aerys II e de Rhaegar. Sabemos agora que eles estavam, na verdade, protegendo o herdeiro Targaryen recém-nascido.
HBO

”— Procurei por você no Tridente. 
— Não estávamos lá. Nosso príncipe nos queria aqui.
— Onde está minha irmã?“

O fato de Rhaegar ter deixado dois dos melhores cavaleiros da Guarda Real protegendo a Torre da Alegria, em vez de levá-los à batalha, é significativo. Da mesma forma que é significativo o fato de que eles continuaram protegendo a torre, mesmo depois da morte de Aerys II e de Rhaegar. Sabemos agora que eles estavam, na verdade, protegendo o herdeiro Targaryen recém-nascido.

O episódio 6 da sexta temporada apresenta outra das visões de Bran, incluindo uma cena bem curta do que mais tarde descobrimos ser Lyanna morrendo após dar a luz a Jon.

HBO

O episódio seguinte contém uma referência à Lyanna, pois Jon e Sansa se encontram com a pequena Lyanna Mormont e explicam que ela recebeu o nome de sua tia (a mãe de Jon).

”— Você tem esse nome em homenagem à minha tia Lyanna. Dizem que ela era muito bonita…“Quão apropriado que a homônima da mãe de Jon seja aquela que mais tarde o tenha coroado Rei no Norte.
HBO

”— Você tem esse nome em homenagem à minha tia Lyanna. Dizem que ela era muito bonita…“

Quão apropriado que a homônima da mãe de Jon seja aquela que mais tarde o tenha coroado Rei no Norte.

Então temos o final da sexta temporada, em que Jon repete sua afirmação do primeiro episódio sobre não ser um Stark.

”— Eu não sou um Stark.“ Ele é um Stark de sangue, é claro, mas quando diz isso, está se referindo ao status de forasteiro, que tem ainda mais significado do que percebe.
HBO

”— Eu não sou um Stark.“

Ele é um Stark de sangue, é claro, mas quando diz isso, está se referindo ao status de forasteiro, que tem ainda mais significado do que percebe.

Na mesma conversa com Sansa, quando ela menciona que "o inverno está aqui", época que seu pai sempre alertava que chegaria, Jon ri e faz um comentário sobre como Ned cumpria suas promessas.

”— O pai sempre prometeu, não é?“Eu não estou chorando, você está.
HBO

”— O pai sempre prometeu, não é?“

Eu não estou chorando, você está.

Claro, o mais importante nesse episódio é a continuação do flashback da Torre da Alegria, durante o qual Bran realmente consegue ver dentro da torre e descobre oficialmente que Lyanna é a mãe de Jon.

”— Se Robert descobrir, ele irá matá-lo. Você sabe disso. Você precisa protegê-lo. Me prometa, Ned.“ Ela implora a Ned que proteja seu bebê, porque Robert vai matá-lo se descobrir sua origem. Mesmo que eles tenham silenciado o nome real de Jon nesta cena e nunca tenham mencionado quem era o pai, ficou claro para a maioria dos espectadores a partir deste ponto que o pai era definitivamente Rhaegar. Dado o que conhecemos de Robert até este ponto, as ações de Ned fazem todo o sentido (de uma forma totalmente dolorosa).
HBO

”— Se Robert descobrir, ele irá matá-lo. Você sabe disso. Você precisa protegê-lo. Me prometa, Ned.“

Ela implora a Ned que proteja seu bebê, porque Robert vai matá-lo se descobrir sua origem. Mesmo que eles tenham silenciado o nome real de Jon nesta cena e nunca tenham mencionado quem era o pai, ficou claro para a maioria dos espectadores a partir deste ponto que o pai era definitivamente Rhaegar. Dado o que conhecemos de Robert até este ponto, as ações de Ned fazem todo o sentido (de uma forma totalmente dolorosa).

Há uma breve cena do bebê Jon e seus olhos castanhos que se transpõem para um Jon adulto, futuramente o Rei do Norte. Apenas no caso de haver alguma dúvida sobre quem era o bebê.

HBO

O que nos leva à sétima temporada. No episódio 2, recebemos uma breve menção de Rhaegar quando Jaime conversa com Randyll Tarly.

”— Você foi o único homem a derrotar Robert Barathen em batalha. Nem Rhaegar Targaryen conseguiu fazer isso.“ Isso não nos diz muito, mas o mantém em nossas mentes. Isso também implica o brilhante guerreiro que Rhaegar foi e nos lembra de como ele morreu (assassinado por Robert Baratheon).
HBO

”— Você foi o único homem a derrotar Robert Barathen em batalha. Nem Rhaegar Targaryen conseguiu fazer isso.“

Isso não nos diz muito, mas o mantém em nossas mentes. Isso também implica o brilhante guerreiro que Rhaegar foi e nos lembra de como ele morreu (assassinado por Robert Baratheon).

É o mesmo episódio em que Jon decidir ir para a Pedra do Dragão, ainda que sob críticas. A cena de Yohn Royce falando com Jon sobre como os Targaryens não são confiáveis fica meio que engraçada quando você conhece a verdade. No entanto, é interessante que o comentário seja seguido por Jon enfatizando o quanto o Norte faz parte dele.

”— Não devemos confiar em um Targaryen…— O Norte é minha casa. É parte de mim e nunca irei parar de lutar por ele.“ Isso sugere mais uma vez que, mesmo quando a verdade vier, Jon permanecerá fiel a si mesmo e ao Norte.
HBO

”— Não devemos confiar em um Targaryen…
— O Norte é minha casa. É parte de mim e nunca irei parar de lutar por ele.“

Isso sugere mais uma vez que, mesmo quando a verdade vier, Jon permanecerá fiel a si mesmo e ao Norte.

Tal cena é seguida por outra na cripta de Winterfell, com Jon meditando em frente à estátua de Ned. Mindinho entra e começa a torturá-lo sobre como Cat o odiava, enquanto a estátua de Lyanna pode ser vista diretamente sobre o ombro de Jon.

”— Ela não gostava de você, gostava? Bem, parece que ela o subestimou.“ O mais importante: a parte que Mindinho fala sobre Cat subestimando Jon prefigura a grande revelação de que ele é realmente o herdeiro Targaryen (e não o bastardo de Ned).
HBO

”— Ela não gostava de você, gostava? Bem, parece que ela o subestimou.“

O mais importante: a parte que Mindinho fala sobre Cat subestimando Jon prefigura a grande revelação de que ele é realmente o herdeiro Targaryen (e não o bastardo de Ned).

No episódio 3, vemos Jon chegar à Pedra do Dragão e, mais uma vez, repetir a velha frase sobre não ser um Stark. Desta vez, é seguido de imediato pela enorme prefiguração de um dragão.

”— Eu não sou um Stark.[dragão grita]“
HBO

”— Eu não sou um Stark.
[dragão grita]“

Então Jon conhece Dany e, entre as muitas camadas de interação entre os dois, há a afirmação totalmente errada de Dany sobre ser ela a última Targaryen.

”— Eu sou a última Targaryen, Jon Snow.“ Essa cena também mostra Dany falando sobre como Robert Baratheon enviou homens para assassiná-la quando ela nasceu em Pedra do Dragão, lembrando-nos novamente da importância que foi manter o segredo sobre Jon. Mais tarde, Davos menciona que Jon é o rei do Norte porque "todos aqueles homens difíceis" o escolheram por acreditar nele, o que nos remete ao modo como Ser Barristan descreveu Rhaegar e seus homens na Batalha do Tridente.
HBO

”— Eu sou a última Targaryen, Jon Snow.“

Essa cena também mostra Dany falando sobre como Robert Baratheon enviou homens para assassiná-la quando ela nasceu em Pedra do Dragão, lembrando-nos novamente da importância que foi manter o segredo sobre Jon. Mais tarde, Davos menciona que Jon é o rei do Norte porque "todos aqueles homens difíceis" o escolheram por acreditar nele, o que nos remete ao modo como Ser Barristan descreveu Rhaegar e seus homens na Batalha do Tridente.

Mais tarde, no episódio, Dany menciona o nome de Rhaegar para Jon ao explicar como seus dragões foram nomeados. Dany, então, fala sobre Viserion e Rhaegal de uma forma que também pode se aplicar aos próprios Jon e Dany.

”— As pessoas pensavam que os dragões tinham ido embora para sempre, e cá eles estão.“ As pessoas pensavam que os Targaryens tinham desaparecido para sempre, mas aqui estão eles.
HBO

”— As pessoas pensavam que os dragões tinham ido embora para sempre, e cá eles estão.“

As pessoas pensavam que os Targaryens tinham desaparecido para sempre, mas aqui estão eles.

Na mesma conversa, vemos Jon dizendo a Dany que não gosta daquilo que é bom em fazer (matar pessoas), outro paralelo entre Jon e o que Ser Barristan disse a Dany sobre Rhaegar.

”— Nós sempre gostamos do que somos bom.— Eu não.“
HBO

”— Nós sempre gostamos do que somos bom.
— Eu não.“

No episódio 3 também vemos Bran chegando de volta à sua casa em Winterfell e mencionando sua necessidade de falar com Jon.

”— Queria que o Jon estivesse aqui.— Sim. Eu preciso falar com ele.“ Ele tem segredos para revelar! Não está claro por que Bran mantém oculto esse segredo até Sam chegar no final da sétima temporada, mas provavelmente isso é devido apenas à estranheza geral de Bran, uma vez que o download do material da cabeça do Corvo de Três Olhos fritou seu cérebro, ou ele sabe que é uma informação explosiva e sensível que ele deve manter escondida até o momento certo (quem sabe, talvez ele esteja ciente de que Jon e Dany precisam conceber um bebê antes que a verdade apareça.
HBO

”— Queria que o Jon estivesse aqui.
— Sim. Eu preciso falar com ele.“

Ele tem segredos para revelar! Não está claro por que Bran mantém oculto esse segredo até Sam chegar no final da sétima temporada, mas provavelmente isso é devido apenas à estranheza geral de Bran, uma vez que o download do material da cabeça do Corvo de Três Olhos fritou seu cérebro, ou ele sabe que é uma informação explosiva e sensível que ele deve manter escondida até o momento certo (quem sabe, talvez ele esteja ciente de que Jon e Dany precisam conceber um bebê antes que a verdade apareça.

No episódio 4, Missandei pergunta a Jon sobre o motivo pelo qual o sobrenome dele é Snow, enquanto o sobrenome de seu pai é Stark, permitindo que ele explique que sua mãe e seu pai não eram casados e permitindo que tenhamos um impacto maior quando a verdade é realmente revelada três episódios mais tarde.

”— Eu sou um bastardo. Minha mãe e meu pai não eram casados.“
HBO

”— Eu sou um bastardo. Minha mãe e meu pai não eram casados.“

No episódio 5, Jon acaricia o filho favorito de Dany, Drogon, o que é bastante significativo não apenas para o relacionamento dos dois, como também para o fato de Jon ser um Targaryen.

Parece que Drogon pode sentir o ~dragão~ em seu sangue.
HBO

Parece que Drogon pode sentir o ~dragão~ em seu sangue.

Neste episódio também vemos Gilly descobrindo que Rhaegar anulou seu casamento com Elia e se casou secretamente com "outra pessoa", ou seja, Lyanna.

”— O Maynard diz aqui que ele anulou o casamento do Príncipe 'Ragger' e o casou com outra pessoa na mesma hora em uma cerimônia secreta em Dorne.“Foi a nossa primeira confirmação de que Jon, além de ser filho de Rhaegar e Lyanna, também é um filho LEGÍTIMO. E Sam não prestou atenção! Pelo menos não até muito mais tarde.
HBO

”— O Maynard diz aqui que ele anulou o casamento do Príncipe 'Ragger' e o casou com outra pessoa na mesma hora em uma cerimônia secreta em Dorne.“

Foi a nossa primeira confirmação de que Jon, além de ser filho de Rhaegar e Lyanna, também é um filho LEGÍTIMO. E Sam não prestou atenção! Pelo menos não até muito mais tarde.

No episódio 6, quando Beric e Jon estão conversando durante sua caminhada ao norte do Muro, Beric menciona como Jon não se parece muito com Ned.

”— Você não parece muito com ele.— Quem?— Seu pai. Acho que você puxou mais sua mãe.“Claro, se Jon não se parece com Ned, MUITO MENOS se parece com Rhaegar. Ele acha que Jon deve se parecer com a sua mãe, nos levando à Lyanna. A afirmação de Beric, na verdade, nos prepara para a grande revelação.
HBO

”— Você não parece muito com ele.
— Quem?
— Seu pai. Acho que você puxou mais sua mãe.“

Claro, se Jon não se parece com Ned, MUITO MENOS se parece com Rhaegar. Ele acha que Jon deve se parecer com a sua mãe, nos levando à Lyanna. A afirmação de Beric, na verdade, nos prepara para a grande revelação.

O que nos leva ao final da sétima temporada. Em Dragonpit, Daenerys fala sobre a destruição da dinastia Targaryen. A conversa e a resposta de Jon ganham outro nível de significado, quando sabemos que Jon também é um Targaryen.

”— Também ficamos menores [como os dragões]… ficamos como todo mundo.— Você não é como todo mundo. E sua família ainda não viu o fim.“ A interação também anunciou fortemente um bebê Targaryen no futuro.
HBO

”— Também ficamos menores [como os dragões]… ficamos como todo mundo.
— Você não é como todo mundo. E sua família ainda não viu o fim.“

A interação também anunciou fortemente um bebê Targaryen no futuro.

Mais tarde, há uma cena emocionante entre Theon e Jon, em que Jon tranquiliza Theon que, a despeito de qualquer coisa, Ned é uma parte dele e ele não precisa escolher entre suas duas famílias.

”— Ele é parte de você. Assim como é parte de mim. Você não precisa escolher. Você é um Greyjoy e é um Stark.“ Nem preciso dizer que isso é EXTREMAMENTE importante para a posição de Jon. Talvez seja uma indicação de como ele se sentirá quando a verdade finalmente for revelada a ele (embora, sem dúvida, ele terá dificuldades com sua identidade e com sua relação com Daenerys, pelo menos no início).
HBO

”— Ele é parte de você. Assim como é parte de mim. Você não precisa escolher. Você é um Greyjoy e é um Stark.“

Nem preciso dizer que isso é EXTREMAMENTE importante para a posição de Jon. Talvez seja uma indicação de como ele se sentirá quando a verdade finalmente for revelada a ele (embora, sem dúvida, ele terá dificuldades com sua identidade e com sua relação com Daenerys, pelo menos no início).

Finalmente, chegamos ao momento em que todos aguardavam: a confirmação completa de R + L = J. Sam chega em Winterfell e imediatamente começa a conversar com Bran. Juntos, eles montam o quebra-cabeça da verdade.

”— Ele precisa saber a verdade… sobre ele mesmo. Ninguém sabe. Ninguém que não eu. Jon não é o filho de meu pai. Ele é o filho de Rhaegar Targaryen e minha tia Lyanna Stark. Ele nasceu em uma torre em Dorna. O sobrenome dele não é Snow, é Sand. — Não. Na Cidadela, eu transcrevi o diário do Alto Septão. Ele anulou o casamento de Rhaegar com Elia. Ele casou Rhaegar e Lyanna em uma cerimônia secreta.“
HBO

”— Ele precisa saber a verdade… sobre ele mesmo. Ninguém sabe. Ninguém que não eu. Jon não é o filho de meu pai. Ele é o filho de Rhaegar Targaryen e minha tia Lyanna Stark. Ele nasceu em uma torre em Dorna. O sobrenome dele não é Snow, é Sand.
— Não. Na Cidadela, eu transcrevi o diário do Alto Septão. Ele anulou o casamento de Rhaegar com Elia. Ele casou Rhaegar e Lyanna em uma cerimônia secreta.“

Finalmente vemos Rhaegar na tela e descobrimos de uma vez por todas que ele e Lyanna estavam apaixonados e se casaram.

”A Rebelião de Robert foi construída em cima de uma mentira. Rhaegar não sequestrou a minha tia ou a estuprou. Ele a amava. E ela o amava.E Jon. O nome verdadeiro de Jon…— O nome dele é Aegon Targaryen.“Robert Baratheon estava errado o tempo todo.
HBO

”A Rebelião de Robert foi construída em cima de uma mentira. Rhaegar não sequestrou a minha tia ou a estuprou. Ele a amava. E ela o amava.
E Jon. O nome verdadeiro de Jon…
— O nome dele é Aegon Targaryen.“

Robert Baratheon estava errado o tempo todo.

E aí podemos ver o flashback completo da Torre da Alegria, agora com o nome real de Jon: Aegon Targaryen.

Não é de se admirar que Ned tenha precisado mudar o nome da criança para esconder a verdade. Esse nome é uma escolha estranha de Rhaegar e Lyanna, considerando que o filho de Rhaegar com Elia também se chamava Aegon. Rhaegar era obcecado pela profecia , então o nome poderia ter algo a ver com quem ele acreditava ser o príncipe que foi prometido. Espero que isso seja explorado ainda mais na próxima temporada.
HBO

Não é de se admirar que Ned tenha precisado mudar o nome da criança para esconder a verdade. Esse nome é uma escolha estranha de Rhaegar e Lyanna, considerando que o filho de Rhaegar com Elia também se chamava Aegon. Rhaegar era obcecado pela profecia , então o nome poderia ter algo a ver com quem ele acreditava ser o príncipe que foi prometido. Espero que isso seja explorado ainda mais na próxima temporada.

A sequência termina com o destaque da implicação final desta revelação: sim, Jon Snow (ou Aegon Targaryen) não é apenas legítimo, ele é o herdeiro do trono de Targaryen.

”Ele nunca foi um bastardo. Ele é o herdeiro do Trono de Ferro.“Quando Jon e Dany inevitavelmente descobrirem a verdade na oitava temporada, isso poderá ter grandes repercussões não apenas pelo relacionamento pessoal, mas também pela aliança política. Isso poderá separá-los, ou, sendo Targaryens, aproximá-los ainda mais.
HBO

”Ele nunca foi um bastardo. Ele é o herdeiro do Trono de Ferro.“

Quando Jon e Dany inevitavelmente descobrirem a verdade na oitava temporada, isso poderá ter grandes repercussões não apenas pelo relacionamento pessoal, mas também pela aliança política. Isso poderá separá-los, ou, sendo Targaryens, aproximá-los ainda mais.

Uma coisa é certa: na oitava temporada acontecerá muita coisa.

HBO

Conclusão: os pais de Jon se amavam e o amavam, e Ned Stark amava tanto Jon e sua irmã que levou seu segredo para o túmulo.

Leia também:

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.