back to top

24 coisas que as ginecologistas querem que você saiba sobre sua vagina

"Doutora, isso é normal?!"

publicado

Recentemente pedimos às integrantes do BuzzFeed Community que nos enviassem as perguntas que tinham sobre suas vaginas, mas que nunca tiveram coragem de fazer.

Para responder às dúvidas, conversamos com as especialistas Mary Jane Minkin, professora de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Escola de Medicina de Yale (EUA), e Alyssa Dweck, ginecologista obstetra que atua em Nova York, EUA, e que é coautora do livro "The Complete A to Z for Your V" [O A a Z de sua V, em tradução livre].

Abaixo, o que elas disseram:

1. É normal ter saliências na parte interna dos lábios vaginais? –Kara Shank, Facebook

Getty

Dra. Minkin: "Claro que sim. Pode ser que você esteja sentindo os resquícios do anel himenal – eles são bem salientes. Carúnculas mirtiformes é o nome chique para essas pequenas saliências do anel himenal."

Dra. Dweck: “Se subitamente você passou a sentir essas saliências, isso não é normal. Mas, em geral, a pele interna dos lábios é macia, mas não é necessariamente lisa. Se estão surgindo pequenas saliências que parecem couves-flores ou verrugas, a situação é diferente e você deve procurar um médico. Mas a pele, especialmente onde há pelo, não é 100% lisa. Além disso, após o nascimento dos filhos, podem surgir cicatrizes e algumas irregularidades na pele.”

Publicidade

2. É comum ter mais de um pelo (tipo de dois a quatro) crescendo em um único folículo na região pubiana? E há algum modo de evitar/corrigir isso? –LaSangronaCabronaMasChingonona

Miramax Films

Dra. Minkin: "Não mexa neles, não há problema nenhum."

Dra. Dweck: "Ao se depilar, você pode acabar com pelos encravados. Com isso, pode parecer que há dois ou três pelos saindo do mesmo folículo, mas geralmente é apenas um pelo que está dobrado. No entanto, é possível, sim, ter mais de um pelo crescendo no mesmo lugar."

3. É normal que os pequenos lábios fiquem para fora da vulva? –Anônima

Panel 1 of 10 from The Great Wall of Vagina by Jamie McCartney. ©Jamie McCartney / Via greatwallofvagina.co.uk

Dra. Minkin: "Claro. Por causa da moda da depilação com cera/lâmina, vemos mais a vulva. Mas tudo o que você vê é normal."

Dra. Dweck: “Os lábios possuem muitas formas, muitos tamanhos e muitos modelos. Então, é normal? Claro. O que NÃO é normal é se há desconforto devido à fricção durante a relação sexual ou ao inserir um absorvente interno, mas isso pode ser solucionado. Não há nada 100% ‘normal.’”

4. A "forma" da vulva – se ela é mais para dentro, mais para fora ou um meio termo – tem alguma relação com sua saúde ou saúde sexual? –KC

ebay / Via reddit.com

Dra. Minkin: "Não. Todas são normais."

Dra. Dweck: “Isso só é um problema se essa forma estiver causando algum desconforto ou se houver algum problema de autoestima sexual. Nestes casos, você deve buscar ajuda profissional. Há muitas formas e tamanhos de vulva, então não há uma definição de normal/anormal.”

5. De onde vem a lubrificação da vagina quando estamos excitadas? E qual é o nome científico disso? –Lorena Garca Cedillo, Facebook

Comedy Central

"A vah-gy-nah é um bolso natural. É natural e responsável."

Dra. Minkin: "Há diversas glândulas que revestem a abertura da vagina: glândulas uretrais, glândulas de Skene e glândulas de Bartholin – geralmente são elas que lubrificam a abertura da vagina, além das paredes/células da vagina. Enquanto houver estrogênio (isto é, enquanto você não atingir a menopausa), você produz sua própria lubrificação. Quando você está mais excitada, a produção desses fluidos aumenta."

Dra. Dweck: “Quando você está excitada, as paredes da vagina se dilatam porque há um aumento do fluxo sanguíneo na área inteira. Isso faz com que as paredes vaginais liberem mais secreção. O cérvix também produz um muco — há glândulas que fazem isso. Além disso, as glândulas ao redor da vagina também produzem mucos/secreções.”

6. Quando a masturbação se torna excessiva? É possível machucar o clitóris por causa da masturbação "em excesso"? –a4737ea63c

HBO

Dra. Minkin: "É muito improvável machucar o clitóris se masturbando. Talvez pudesse machucar se você se masturbasse 24 horas por dia, mas, fora isso, não há nenhum problema de saúde. E tudo bem usar vibradores, o único problema é que você pode acabar se acostumando com o estímulo intenso – clinicamente, isso não é perigoso, mas pode dificultar chegar ao orgasmo sem eles."

Dra. Dweck: “Se você se atrasar para o trabalho porque estava se masturbando ou está prejudicando o seu relacionamento, então é um problema. No entanto, a maioria das mulheres se masturba e a frequência com que se masturbam varia. Você pode se machucar? Se sua masturbação estiver muito vigorosa e intensa, você saberá porque passará a ser desconfortável.”

Publicidade

7. A penetração vaginal não me excita. Na verdade, acaba com o meu tesão. É normal não sentir prazer na penetração? –Anônima

Flo Perry / BuzzFeed

"-- Ei.
-- Talvez depois de Eastenders [programa de TV]"

Dra. Minkin: "Não é estranho. Muitas mulheres não conseguem chegar ao orgasmo só com o estímulo vaginal. Geralmente o estímulo tem de ser clitoriano. Se está tirando o seu tesão, talvez você esteja sentindo algum tipo de dor. Se é o caso, você deve consultar um ginecologista."

Dra. Dweck: “Algumas mulheres gostam da sensação da vagina sendo penetrada e algumas gostam do estímulo no ponto G. No entanto, cerca de 70% das mulheres só chegam ao orgasmo com o estímulo clitoriano.”

8. Qual é a quantidade normal (se é que isso é normal) de sangramento após fazer sexo pela primeira vez? Conheço pessoas que não sangraram nem um pouco e outras que passaram dias com um pequeno sangramento. –nms124

Warner Bros.

Dra. Minkin: "Tudo o que foi descrito é normal – muito depende do anel himenal. Algumas pessoas possuem uma camada mais grossa do que outras."

Dra. Dweck: "Algumas mulheres sangram na primeira vez, outras não. Se durar mais do que algumas horas ou um dia, ou se você estiver encharcando absorventes, talvez seja bom entrar em contato com o seu ginecologista. A vagina é uma área com muita irrigação sanguínea, então o menor dos cortes ou machucados aparentará estar causando MUITO sangramento. Você pode sangrar um pouco, mas nada que seja excessivo.”

9. Eu tenho muita dificuldade para ficar lubrificada e para PERMANECER lubrificada durante o sexo. Qual é a causa e como posso resolver isso? Eu sei que há lubrificantes, mas não acho que isso seja seguro ou saudável para o meu corpo. –brittanyb4814452ad

FX

"Você acabou de cuspir nela?"

Dra. Minkin: "Muitos lubrificantes são totalmente seguros. Quando for comprar um, não compre o recipiente econômico gigante, veja se você gosta dele primeiro. Se você não estiver gostando de algo que seu parceiro esteja fazendo, fale com ele. A comunicação é importante. Há certos períodos em que a lubrificação é um problema – certas pílulas anticoncepcionais podem diminuir a lubrificação – então fale com o seu médico. E é possível que você esteja com uma pequena infecção vaginal que está afetando a lubrificação, porém, repetindo, fale com seu médico."

Dra. Dweck: “O lubrificante é uma boa opção. Porém, além disso, descubra o que está causando esse ressecamento. Pode ser causado por pílulas anticoncepcionais, anti-histamínicos, alterações hormonais (amamentação, menopausa). Certifique-se de que não há nenhuma infecção, então pense em usar um lubrificante. Você pode utilizar óleo de coco ou saliva se não quiser usar um lubrificante artificial.”

10. A penetração frequente e profunda pode contribuir para a infertilidade? –No Entry, Facebook

US National Archives / Via giphy.com

Dra. Minkin: "Não. Desde que você não tenha uma DST, a penetração não é problema."

Dra. Dweck: "Não."

11. Há como saber se o seu cérvix está muito baixo? Minha cara metade e eu não conseguimos praticar certas posições porque o sexo se torna muito doloroso para mim. Se ele penetra muito, sinto uma dor aguda e temos de parar ou ficarei com cólica. –ccrg94

HBO

Dra. Minkin: "Fale com o seu ginecologista/médico. Há condições que afetam a mobilidade dos órgãos pélvicos, como a endometriose. Então, se você está sentindo dor por causa da penetração, fale com o seu médico."

Dra. Dweck: "Vá ao seu ginecologista, porque é possível que tenha um cisto no ovário ou fibroide no útero — algo no qual vocês estão esbarrando durante o sexo. Sim, o cérvix e o útero podem ficar baixos e relaxados em algumas pessoas. Também pode ser apenas a posição do seu útero ou cérvix. Algumas pessoas tem um invertido. Se você trocar de posição ou ficar por cima, isso pode ajudá-la a guiar a penetração.”

Publicidade

12. O que uma mulher pode fazer para não suar muito na região genital ao longo do dia, agora que não podemos mais utilizar talco para bebês? –Bellawish

20th Television

Dra. Minkin: "Não há nenhum desodorante especial. Quando estiver lavando a área, tenha cuidado. Eu não recomendo o uso de sabonetes fortes lá embaixo. Use algo suave".

Dra. Dweck: “Eu recomendaria trocar a calcinha. Não aconselho a utilização de nenhum talco na região genital por causa dos riscos de câncer de ovário, mas você pode usar amido de milho.”

13. Há algum problema se eu suar muito lá? Tipo, minha calcinha fica úmida praticamente o tempo todo! Tomo banho todos os dias e me considero uma pessoa muito limpa, mas esse problema me incomoda e me deixa muito desconfortável. –pauucasillasb

FX

"Está muito calor! Minha vagina está suando!"

Dra. Minkin: "Pessoas pesadas podem suar mais, algumas pessoas simplesmente suam muito, não há muita coisa que você possa fazer."

Dra. Dweck: "Fale com o seu ginecologista para descartar qualquer possibilidade de infecção."

14. Acho que sofro com corrimento todos os dias e não consigo usar legging sem sentir um odor vindo lá debaixo. Há algo que eu possa fazer para que isso não aconteça mais? –kiana

Paramount Pictures

Dra. Minkin: "Algumas pessoas têm mais corrimento do que outras. Pode ser algo biológico ou, às vezes, pode ser uma infecção. Geralmente, um pH menor é melhor para a vagina, porque mantém as bactérias afastadas."

Dra. Dweck: "Geralmente um odor de peixe é sinal de vaginose bacteriana — um desequilíbrio entre as bactérias e leveduras típicas da área que podem causar estragos no nível de pH."

15. Como é o cheiro de uma vagina limpa? Ela é inodora? –maddiec49bdbe126

Nickelodeon

Dra. Minkin: "A vagina limpa TEM sim um aroma! É um aroma normal, não cheira à peixe, não é inodora como a água – é difícil descrevê-lo."

Dra. Dweck: “A vagina é como um forno autolimpante. Se há um odor forte, você precisa dar uma olhada nisso. Todas possuem um odor ou aroma individual.”

16. Às vezes tenho algo que presumo que seja um corrimento, com uma consistência viscosa e parecido com muco, isso é normal? –hallef49aed4aa1

Columbia Pictures

Dra. Minkin: "Isso é normal – e muitas mulheres perceberão que, perto da ovulação, há uma alteração na mucosa. O muco cervical se torna pegajoso e fibroso."

Dra. Dweck: “Para mim, parece normal. A maioria das mulheres tem corrimento mucoso no meio do ciclo menstrual. Se ele possuir um odor ruim, durar o ciclo todo ou for abundante, consulte seu médico.”

Publicidade

17. Usar uma loção perfumada na vulva desequilibra o pH ou causa algum tipo de dano? –thelittlecanadian92

Bravo

"Minha vagina está bem."

Dra. Minkin: "Sim – eu evito qualquer coisa perfumada para evitar alergias. O tecido da vulva é O tecido mais sensível do corpo."

Dra. Dweck: "Algumas mulheres conseguem usar qualquer coisa, outras precisam de produtos hipoalergênicos. Mas não é necessário limpar a vulva vigorosamente."

18. Como posso ficar mais relaxada na hora de colocar o absorvente interno? Fico tão nervosa com a possibilidade de me machucar que não consigo colocá-lo. –splishplashrain

Loryn Brantz for BuzzFeed / Via buzzfeed.com

Dra. Minkin: "Você sempre pode usar um lubrificante para ajudar. Ou, da próxima vez que for ao médico, peça para ele lhe mostrar como se faz – leve seu absorvente interno e diga: 'você pode me orientar quanto à colocação?'"

Dra. Dweck: “Pode ser que você apenas fique nervosa, o que faz os músculos se contraírem. Também pode ser algum problema estrutural como, por exemplo, um hímen muito grosso. Tente usar o menor e mais fino primeiro. Ou fale com seu ginecologista. Ele/ela ficará muito feliz em ajudá-la.”

19. Eu uso um coletor menstrual e, após dois ou três dias, começo a sentir muita coceira. Lavo o coletor apenas com água quente quando vou trocá-lo. Antes eu lavava com sabonete, mas li que isso poderia ser a causa da irritação. Ainda sinto a coceira, mesmo sem o sabonete. Esse é um problema normal? –tatorbubbles

Sheep Films / Via giphy.com

Dra. Minkin: "Talvez seja melhor utilizar algum produto para manter o equilíbrio do pH vaginal. Quando você está menstruada, o pH do seu sangue é maior do que 7, então pode ser um desequilíbrio no tecido vaginal."

Dra. Dweck: “Troque o coletor com mais frequência ou tente usar outro sabonete para limpá-lo. Talvez o problema também esteja no material do coletor. Sua reação pode ser a isso.”

20. Não menstruei nos últimos meses, mas não sou sexualmente ativa. Isso é normal? –yasminenegrete

Crystal Ro / BuzzFeed / Via buzzfeed.com

Dra. Minkin: "Pular ciclos pode ser algo alarmante. Se isso continuar acontecendo, é melhor falar com o seu médico. Muitas coisas podem causar o 'pulo' de um ciclo – exercícios, aumento de peso, estresse por causa da escola ou trabalho, sua tireoide. É um equilíbrio muito delicado."

Dra. Dweck: “Outras coisas (além de estar grávida) podem fazer com que você não tenha um ciclo, como estresse, alteração na tireoide, algum transtorno alimentar ou excesso de exercícios. Também pode ser a síndrome do ovário policístico, que usualmente é acompanhada por outros sintomas como acne e surgimento de pelos na face. Você deve procurar seu médico se pulou mais de um mês de menstruação.”

21. Há alguma comprovação científica de que você tem menos TPM, dores, sangramentos e ciclos mais curtos quando utiliza coletores menstruais e/ou absorventes reutilizáveis? –Erika Drewke, Facebook

Fox

"Parece que um homem gordo está sentado em cima do meu útero."

Dra. Minkin: "Não, nenhuma diferença."

Publicidade

22. Estar acima do peso afeta a eficácia do meu implante contraceptivo? –katt4f8ab9aa2

Planned Parenthood / Via youtube.com

Dra. Minkin: "Infelizmente, eu não saberia dizer – esse é um tópico controverso. Há obras que afirmam que quando a pessoa tem mais de 81 quilos o método passa ser menos efetivo, mas outras dizem que não há nenhum problema. Fale com seu médico. Você também pode tentar usar um DIU."

Dra. Dweck: "É possível. Apesar de haver muita discussão sobre esse tópico, alguém muito acima do seu IMC pode ver a efetividade desses produtos reduzida.”

23. Atualmente, não posso utilizar contraceptivos. No entanto, sem eles eu não menstruo por causa da minha síndrome do ovário policístico. Não menstruo desde dezembro e gostaria de saber se ainda estou ovulando? Sei que minha parede uterina não está descamando, mas não tenho certeza se todo o resto ainda está funcionando. –cheramiefaithw

NBC

Dra. Minkin: "Geralmente, com a SOP, você não ovula bem, mas seu útero continua a ser estimulado – eu costumo sugerir que as pacientes que não podem usar contraceptivos tomem progestina. Você pode conseguir a receita com o seu médico."

Dra. Dweck: “A própria natureza da SOP faz com que você não tenha ciclos frequentes ou sequer tenha ciclos. Você deve falar com o seu ginecologista para que ele lhe recomende um tratamento.”

24. Tenho pernas desiguais (uma mais curta que a outra) e, por isso, quadris desiguais. É mais seguro um parto normal ou uma cesárea? –Alexa92

Sbytovamn / Getty Images

Dra. Minkin: "Quase sempre o parto normal é mais seguro, para todas as condições. Pernas desiguais não devem ser um problema."

Dra. Dweck: “Se for uma questão simplesmente ortopédica, provavelmente não há problema em ter um parto normal. Porém, se houver algum tipo de má formação na espinha ou um problema neurológico, não posso comentar a respeito sem saber a natureza exata do seu problema.”

Este post foi traduzido do inglês.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss