back to top

23 coisas que você realmente deveria saber sobre seus seios

"Isso é normal?!"

publicado

Recentemente, pedimos às pessoas do BuzzFeed Community que nos enviassem as perguntas que tinham sobre seus seios, mas que nunca tiveram coragem de fazer.

Em seguida, falamos com Alyssa Dweck, ginecologista obstetra que atua em Nova York, EUA, e é coautora do livro "The Complete A to Z for Your V" (O A a Z de sua V, em tradução livre) para obtermos respostas para essas perguntas.

*Aviso: Idade, histórico familiar e outros fatores são informações importantes que devem sempre ser fornecidos para que médico possa realizar um diagnóstico completo e adequado. As respostas para as perguntas podem variar de acordo com seu histórico. Se você sentir uma mudança repentina nos seios ou tiver outras preocupações, consulte seu/sua médico/a para um diagnóstico completo.

1. Dormir sem sutiã e de lado faz com que o seio que está mais "alto" se estique e fique maior que o outro? —shcm

Loryn Brantz / Buzzfeed

"Não. Sua posição ao dormir e se você está dormindo com ou sem sutiã são opções de conforto individual", disse Dweck ao BuzzFeed. "Não existe nenhum efeito."

2. Você pode amamentar após uma redução de mama? —laralong

HBO

"Algumas mulheres conseguem amamentar após uma redução, enquanto outras não porque os ductos podem ser afetados. Vale a pena tentar, mas não fique triste se não conseguir."

De acordo com este artigo (em inglês) publicado pela consultora em lactação Diana West, "quase todas as mulheres que passam por cirurgia de aumento e redução de mama vão conseguir produzir leite. No entanto, se uma parte significativa do sistema de lactação for lesada pela cirurgia, então o suprimento de leite pode não ser suficiente para satisfazer todas as necessidades do bebê".

3. Alguém mais tem mamilos achatados que só ficam salientes (bem pouco) quando entram em contato direto com algo frio ou quando são ~estimulados~? Isso é algo com o qual eu deveria me preocupar? —rajahstarr

Logo

"Os mamilos vêm em todos os tamanhos e formatos. Algumas pessoas têm mamilos rasos (achatados), algumas têm mamilos que ficam salientes, outras têm mamilos invertidos. Se os mamilos estão sempre rasos, então não tem problema — isso é apenas sua variação individual. Mas, se eles ficam salientes de repente e sem motivo aparente, você deveria examiná-los com seu/sua médico/a."

4. É normal encontrar pelinhos escuros crescendo nos meus seios? Eles só começaram a aparecer depois dos meus vinte anos de idade. —ambelina

Crystal Ro / BuzzFeed

"Aparecer alguns pelinhos escuros e espaçados é comum e geralmente não é sinal de patologia. No entanto, de vez em quando, pelos escuros, grossos e súbitos crescem em lugares estranhos e podem estar sinalizando um desequilíbrio hormonal."

5. É normal que os seios fiquem mais flácidos nos lados? —zbeckfashion

MTV

"A estrutura dos seios pode mudar por vários motivos: mudança de peso, gravidez, amamentação e fatores genéticos. Se eles sempre foram dessa maneira, provavelmente não é um problema. Quando acontece alguma coisa com os dois seios, é menos provável que seja um problema em comparação com uma mudança repentina na anatomia de apenas um seio."

6. Existe uma maneira de deixar meus seios mais firmes e menos flácidos sem precisar de cirurgia? —ambelina

Alice Mongkongllite / BuzzFeed

"Como eu sinto meu sutiã no final do dia."

"Existem os sutiãs push up, que podem mudar a aparência por baixo das roupas. Mas a única maneira de alterar ou melhorar o aspecto físico seria fazendo exercícios peitorais. Agora, isso não vai mudar os seios, mas vai ajudar a desenvolver o músculo por baixo, o que pode deixá-los 'mais firmes'."

7. Por que bolinhas dolorosas crescem nos meus seios e depois desaparecem por conta própria? —allien428975051

Twitter: @DJTGIF

"Se você estiver falando de cistos, geralmente a causa é o período do ciclo menstrual. A outra coisa que pode alterar os seios dessa maneira é a ingestão de cafeína. A maior preocupação é com as "bolinhas" que crescem, não desaparecem e continuam crescendo ou doendo. Essas devem ser examinadas."

8. É normal ter pequenas protuberâncias na auréola? Em uma dessas protuberâncias que tenho sai um pouco de ~pus~ de vez em quando. —tawncat

Eutoch / Getty

"Sem mais informações e sem poder ver, você pode estar falando sobre as glândulas de Montgomery (que são normais da anatomia). Materiais sebáceos, parecidos com os que saem das acnes, podem sair dessas glândulas."

9. É normal ter mamilos invertidos? —kdels

Unpict / Getty

"Sim, isso é comum. Muitas mulheres têm mamilos invertidos e, às vezes, eles ficam salientes com algum estímulo, com o calor ou na gravidez. Mas, na maioria das vezes, eles permanecem invertidos. Agora, se você sempre teve um mamilo saltado e saliente que de repente se inverteu sem motivo aparente, vale a pena examinar."

10. Você pode amamentar mesmo se tiver seios muito pequenos? —megjohns

nite.com

"Claro. A produção de leite é regulada por um hormônio (prolactina), não pelo tecido mamário. Não tem nada a ver com o tamanho dos seus seios."

11. Os meus seios vão voltar ao normal depois que eu parar de amamentar ou eles vão continuar flácidos e caídos? —viciousxvenom

Green Lime / Via youtube.com

"Os seios nunca voltam 100% ao que eram antes da amamentação. Ocorrem mudanças na estrutura dos seios após a amamentação. No entanto, muitas mulheres ficam felizes com a aparência deles após a amamentação."

12. Eu tenho uns pontinhos pretos estranhos e profundos nos meus seios que não aparecem em nenhum outro lugar. Isso é normal? —carolineb433a87096

Ttsz / Getty Images

"É comum ter pontinhos pretos na auréola. O folículo piloso pode ficar encravado. Os pontinhos pretos que não desaparecerem em um tempo razoável devem ser examinados. Qualquer outra coisa que sangre aconselhamos que também seja examinado."

13. Parece que ao redor da minha auréola tem um monte de furinhos (são parecidos com folículos de cabelo). Isso é normal? —megahnlee1

Jeka1984 / Getty

"É comum não ter uma pele tão lisinha na auréola o tempo todo. Existe tecido erétil na auréola e nos mamilos, então, ao se encher de sangue, esse tecido pode ficar diferente. Existe uma condição chamada câncer de mama inflamatório (que é muito raro e tipicamente visto em mulheres mais velhas) que faz com que a pele pareça uma casca de laranja. No entanto, isso não é algo que aparece de repente. Ele se desenvolve lentamente ao longo do tempo."

14. O quão comum é ter um nódulo que seja/não seja um câncer? Sei que existem diferentes tipos e que apenas alguns são cancerígenos, sei também que as chances de desenvolver câncer quando você é jovem são baixas. Mas o quanto realmente devemos nos preocupar? —laralong

A24

"Você está me estressando."

"A maioria dos nódulos em mulheres jovens é benigna e não é um câncer. Para as mulheres, o risco de desenvolver câncer de mama durante a vida é de 1 em 8. Mas outros fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama, como histórico familiar, propensão genética, uso de certos tipos de hormônios, tabagismo e aumento do consumo de álcool. Novamente, se houver uma mudança repentina em seus seios, é melhor que seu/sua médico/a os examine. "

15. É comum ter auréolas grandes? Demorou um pouco para que eu finalmente pudesse me sentir confortável com meus seios e aceitasse a aparência deles. —karlah46d8f3087

Ostill / Getty

É comum encontrar diferentes formas, cores, tonalidades e proporções na auréola. Não existe 'normal'. Existe apenas o que é normal para você."

16. Tenho um seio com um tamanho de bojo G e outro com GG. É normal uma diferença de tamanho tão grande? É quase impossível achar um sutiã que fique bem encaixado. —bryarsmommy13

Flo Perry / BuzzFeed

"É comum. A maioria das mulheres não é 100% simétrica em nenhum lugar do corpo. Existem muitas mulheres que têm discrepância e assimetria no tamanho dos seios. Preocupe-se apenas se essas alterações acontecerem de repente."

17. É normal seus seios ficarem doloridos quando você não está perto de ficar menstruada? —thegeniuswizard

Paramount Pictures

"Às vezes. Existem certas coisas que podem causar dor nos seios: 1) o período do seu ciclo, 2) ingestão de cafeína, 3) trauma ou desconforto muscular devido a exercícios e 4) alguns nódulos, que podem causar desconforto, especialmente se forem grandes."

18. Quais requisitos devo atender para realizar uma redução de mama? —ams5309

Mheim3011 / Getty

"Do ponto de vista médico, alguns requisitos podem ser dor no pescoço, dor nas costas e postura alterada. Algumas mulheres desenvolvem marcas profundas nos ombros devido à retirada e à pressão das alças do sutiã. Outras sofrem de angústia mental ou têm que limitar seus exercícios."

19. Secreção escura dos mamilos pode ser normal? —m47d1ada1b

The Orchard

"A razão mais comum para uma secreção escura é a ectasia (dilatação anormal) do ducto. As mulheres podem se queixar de uma secreção esverdeada e acinzentada saindo dos seios. É inofensivo, mas muitas pessoas passam por cirurgia para remover esse ducto. No entanto, uma secreção com SANGUE do mamilo NUNCA é normal. Isso deve ser avaliado, não importa se você é jovem ou mais velha."

20. Meus seios doem o tempo todo. Isso é normal? —bp6715

Anetlanda / Getty

"Não é tão comum. Pode ser hormonal, pode estar relacionado à ingestão de cafeína ou pode ser que seu sutiã não esteja encaixado adequadamente. Observe como você carrega mochilas ou bolsas, pois isso também pode causar dor muscular na região dos seios. No entanto, por precaução, seria bom ir a um médico."

21. Ao realizar um autoexame de mama, como podemos distinguir as protuberâncias e os nódulos normais daqueles que são motivo de preocupação? —paigek41ff1206c

IBCC - Brasil / Via blogdathay.com.br

"As pessoas se acostumam ao normal DELAS. É importante examinar seus seios na mesma época todos os meses, assim que sua menstruação estiver terminando, pois é nesse momento que eles estarão com o menor número de protuberâncias e nódulos. Mudanças repentinas que aparecem nesses intervalos devem ser examinadas."

22. Existe alguma coisa que podemos fazer para aumentar a sensibilidade dos mamilos de uma boa maneira? — rachelsporyh

MGM / United Artists

"Existem alguns agentes tópicos que podem ser usados (mentol, óleo de hortelã-pimenta). Mas cuidado nunca é pouco quando se trata da sensibilidade dos mamilos. Vale notar que ainda não existe nada com embasamento científico disponível sobre este assunto."

23. É normal ter um mamilo maior do que o outro? —m41d3c3bb9

Crystal Ro / BuzzFeed

"Se for apenas para fins de comparação, sim, provavelmente isso é apenas sua variação individual. Mas se, ao longo do tempo, eles começarem a ficar muito desiguais, isso deve ser examinado."

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss