go to content

Finalmente sabemos por que algumas piscinas da Olimpíada ficaram verdes

Mistério resolvido!

publicado

Representantes da Olimpíada do Rio 2016 finalmente descobriram por que a água de duas piscinas usadas nos Jogos ficaram verdes nesta semana.

Após dias em que espectadores e atletas ficaram intrigados — e com nojo — porta-vozes disseram que foram jogados, por engano, 160 litros de peróxido de hidrogênio nas piscinas.

O peróxido de hidrogênio, quando em contato com o cloro da água, neutraliza o efeito do cloro, permitindo que "compostos orgânicos", como a alga, se proliferem.

"Claro que é um pouco constrangedor", disse o porta-voz Mario Andrada durante uma conferência de imprensa, segundo a agência Associated Press. "Poderíamos ter sido mais ágeis para resolver o problema. Aprendemos uma dura lição."

Apesar de terem resolvido o mistério, os organizadores afirmaram que não poderiam limpar a água rapidamente e que começaram a drenar a piscina neste sábado (13) para enchê-la de novo. Todo o processo deve levar em torno de 10 horas, e a Rio 2016 espera que a piscina fique pronta a tempo de receber a competição de nado sincronizado.

Alguns atletas reclamaram da turbidez da água e outros disseram que seus olhos arderam após usarem as piscinas.

Andrada, no entanto, disse que a água verde não apresentava nenhum risco à saúde.


Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss