12 erros comuns que as pessoas cometem ao preparar macarrão

Tudo o que você precisa saber para ser o mestre cuca das massas.

publicado

2. Não salgar a água.

Anna-ok / Getty Images

Não é necessário adicionar sal na água antes que ela ferva, mas é super importante colocá-lo antes de colocar a massa. Caso contrário, ela ficará bem sem graça. Não tenha medo de usá-lo. A quantidade de sal vai depender do seu gosto, mas lembre-se que apenas uma quantidade mínima do sal que você colocar na panela realmente entrará na massa.

3. Não mexer a massa imediatamente após colocá-la na água.

Tasty

Os primeiros dois minutos de cozimento são cruciais para evitar que a massa fique grudada. Portanto, tente mergulhar toda massa o mais rapidamente possível na água, mexendo-a imediatamente.

5. Não reservar um pouco da água do cozimento antes de escorrer a massa.

Se você está preparando o molho, use um pouco da água do cozimento da massa (rica em amido) para dar ao molho uma textura agradável, sem que ele fique aguado. Basta guardar um ou dois copos da água da massa e, em seguida, adicioná-la ao molho, algumas colheres de sopa de cada vez. Provavelmente, você não usará nem um copo todo, mas melhor guardar bastante do que não ter o suficiente depois.

6. Não verificar se a massa está cozida antes do tempo especificado na embalagem.

Marie Telling / BuzzFeed

Ao colocar a massa na panela, coloque o timer para despertar dois minutos antes do tempo mencionado na caixa. Ao despertar dois minutos antes, você tem tempo suficiente para experimentar não somente a textura do cozimento, como também o tempero.

7. Não escorrer a massa logo após tirar da panela em cozimento.

Tomasworks / Getty Images

A massa deve estar al dente, o que significa que deve estar cozida, mas ainda firme, não mole demais. Escorrer a massa logo em seguida irá impedir que ela cozinhe demais quando você adicioná-la ao molho.

8. Enxaguar a massa.

Jupiterimages / Getty Images

A menos que vá usar a massa em uma salada fria, você não deve lavá-la ao escorrer. Fazer isso retirará o amido extra da massa, que é o que ajudará o molho a ficar encorpado e delicioso.

9. Deixar a massa por muito tempo no escorredor.

Gavran333 / Getty Images

Deve-se adicionar a massa ao molho assim que ela for escorrida. Quanto mais tempo permanecer no escorredor, mais grudada ela ficará.

10. Não saber que molho usar para cada tipo de massa.

Alice Mongkongllite / BuzzFeed

A combinação da massa e molho é, naturalmente, uma questão de gosto, mas as orientações acima são boas se você realmente deseja que esse casamento seja perfeito. Por exemplo, um molho leve e texturizado, como pesto, vai especialmente bem com rotini e fusilli, porque esse molho consegue agarrar-se bem às torções da massa.

11. Cozinhar todos os ingredientes de uma só vez ao fazer uma receita de uma panela só.

Preparar a massa toda em uma panela só não é comum, mas, se estiver com pouco tempo e quiser limitar o número de louça, pode ser uma ótima solução. Apesar disso, cozinhar tudo numa mesma panela nem sempre significa cozinhar tudo ao mesmo tempo. Prepare tudo em etapas, para evitar que alguns ingredientes fiquem mal cozidos enquanto outros fiquem cozidos demais. Por exemplo, se você fará um molho com carne, primeiro doure-a em um pouco de azeite com um pouco de sal e pimenta. Quando estiver bem caramelizada, tire-a da panela e só a devolva à panela no final da receita.

12. E não usar o melhor tipo de massa para receitas de uma panela só.

Jody Duits / Tasty

Sua panela já estará mais cheia do que o normal, por isso, escolha a massa de menor tamanho, para que seja mais fácil mexer tudo.

Este post foi traduzido do inglês.