19 coisas que você não sabia sobre gravidez

O corpo humano é incrível.

Ah, bebês, que belas criaturas. Mas o que é ainda mais bonito (e louco, na verdade) é a gravidez. O BuzzFeed falou com a Dra. Mary Jane Minkin – uma professora clínica de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Yale School of Medicine – para descobrir o que realmente acontece com seu corpo durante a gravidez.

1. O fluído amniótico dentro de você –o material onde seu bebê está morando– na realidade é xixi.

NBC

Algumas semanas após a concepção, o fluído amniótico começa a se formar com seus próprios fluídos corporais. Mas, quando os rins do bebê começam a produzir urina (normalmente isso ocorre em cerca de 11 semanas), ela acumula para cobrir e proteger o bebê. Em cerca de 20 semanas, o fluído amniótico é quase inteiramente urina. A Dra. Minkin diz: "O bebê fica sentado em seu próprio xixi e respira seu próprio xixi".

Publicidade

2. Sua vagina pode ficar azul.

Paramount

"Uma vagina azul tem mais a ver com varizes do que qualquer outra coisa por conta do aumento do fluxo sanguíneo na gravidez", diz Minkin.

3. Por falar em fluxo sanguíneo, todo o volume de sangue circulante aumenta em 50% durante a gravidez.

Universal

Segundo a Dra.Minkin: "Você acaba tendo fluxo sanguíneo preferencial em seu útero porque a criança está o sugando. Muito sangue vai para esta criança".

Publicidade

4. Um pouco do DNA do seu bebê estará em sua corrente sanguínea.

Fox

"Ele fica lá para sempre? Não, não fica. Mas é mais difícil identificar um DNA de um bebê do sexo feminino porque ela tem dois cromossomos X e a mãe tem dois cromossomos X. É mais fácil identificar o DNA de um bebê do sexo masculino porque ele tem o cromossomo Y flutuando por aí."

5. Você sentirá mais fome, mas realmente não deveria "comer por dois".

Disney

"Você fica com mais fome durante a gravidez, e sempre digo às pessoas que comer por dois é legal, mas não faça isso. A ingestão calórica durante a gravidez é de cerca de 300 calorias extras por dia."

Publicidade

6. Seus pés crescerão durante a gravidez.

Disney

Às vezes eles voltam ao tamanho anterior, mas muitas vezes isso não acontece. "Digo para todas as minhas pacientes que não tiveram filhos ainda para não comprarem uma coleção inteira de sapatos de marca, porque elas provavelmente precisarão de sapatos maiores depois", diz Minkin.

7. Seus quadris ficarão mais soltos, e é por isso que vemos mulheres grávidas andando com um "gingado".

A sínfise púbica, o osso do meio que fica logo acima da vagina, na realidade se separa um pouco. Isso é chamado de disfunção da sínfise púbica. Para algumas pessoas, isso é sintomático; elas andam com um bamboleado e isso se torna doloroso. Algumas mulheres precisam utilizar espartilhos para segurar isso. Acreditamos que é causado por um hormônio chamado "relaxina". Para algumas pessoas, leva um tempo para voltar ao normal, portanto podem continuar a ter esse gingado após a gravidez."

Publicidade

8. Você tem um tampão mucoso, e pode perdê-lo em algum momento durante sua gravidez.

HBO

Algumas pessoas não perdem seu tampão mucoso. Algumas pessoas têm muito muco, outras não. Você não precisa expelir seu tampão mucoso para entrar em trabalho de parto.

9. Sua pele mudará de pigmentação com muita facilidade.

E!

"Vemos frequentemente mulheres grávidas ficarem pigmentadas. Sempre digo às pacientes que elas são mais sensíveis ao sol quando estão grávidas, então ao saírem no sol, por favor, utilizem protetor solar."

Publicidade

10. E você provavelmente ficará bastante suada com muita facilidade.

"Isto ocorre devido aos hormônios e ao aumento no fluxo sanguíneo. A progesterona na verdade é um hormônio termogênico. As mulheres que estão grávidas normalmente têm uma temperatura mais alta."

11. O "cérebro de gravidez" é real.

ABC

"Acredito que há algo real no 'cérebro de gravidez'. Por que você tem isso, não sabemos. Acreditamos que seja porque as mulheres tendem a ficar muito mais cansadas durante a gravidez e não dormem muito, ou a qualidade do sono é ruim, especialmente no fim da gravidez."

Publicidade

12. A maioria das pessoas têm mais cabelos durante a gravidez.

Disney

"Algumas pessoas notam mais cabelos durante a gravidez. Acredito que esteja relacionado aos níveis mais elevados de estrogênio. A outra coisa que é assustadora para algumas pessoas, é o pós-parto – muitas mulheres perderão cabelo. Provavelmente isso é relacionado aos níveis de estrogênio diminuindo."

13. Seus seios doerão, incharão e podem vazar.

Universal

"Frequentemente os seios de uma mulher grávida secretarão um fluído chamado colostro. Os mamilos começarão a vazar, então muitas mulheres utilizam protetor em seus sutiãs, para impedir que vazem em suas camisetas."

Publicidade

14. Podem ocorrer pequenas alterações em sua voz durante a gravidez.

ABC

"Se você for cantora ou alguém que depende da voz, o volume do seu pulmão diminui em geral porque seu diafragma é pressionado pelo bebê, o que dificulta a respiração. Cantoras notarão alterações por conta de sua capacidade pulmonar."

15. Aproximadamente na metade da gravidez, você verá uma linha vertical e escura em sua barriga.

SNL

"A linha nigra é dos hormônios da gravidez. É bem comum e a maioria das mulheres terá ela."

Publicidade

16. Seus mamilos podem mudar de cor.

CW

"A mudança de cor dos mamilos é relacionada aos níveis elevados de estrogênio."

17. Sua barriga ficará coçando.

Bravo

"A barriga coçando é comum porque a pele está esticando. Sempre digo às pacientes para usarem muito hidratante, para tentar dar mais elasticidade à pele."

Publicidade

18. Você pode sangrar durante a gravidez.

"As mulheres podem sangrar durante a gravidez, mas tecnicamente não será uma menstruação. Algumas mulheres terão um sangramento normal enquanto estiverem grávidas. Dito isso, qualquer sangramento deve ser reportado ao médico."

19. E –você provavelmente já sabe disso– mas VOCÊ PRECISARÁ FAZER XIXI O TEMPO TODO.

IFC

"Algumas das alterações hormonais na gravidez dão às pessoas a sensação de que precisam fazer xixi. Seus níveis de progesterona aumentam. No início, não é necessariamente pressão do útero, é mais uma alteração hormonal do que os lados do útero pressionando a bexiga. Mas, conforme a gravidez avança, o útero começa a pressionar a bexiga. Na realidade, a bexiga está ligada ao útero."

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também