back to top

10 dicas para desconectar no final de ano

Reduza o fluxo de informação que você consome para dar um tempinho para o cérebro descansar.

publicado

1. Carregue o celular durante a noite em uma tomada longe da cama.

Lightcome / Getty Images

Você já reparou que dormindo ao lado do celular, a primeira coisa que você faz ao levantar e a última que você faz antes de dormir é olhar a telinha? Este fluxo de notificações faz com que você engula ou só reaja às informações do primeiro ao último segundo do seu dia. Não é coincidência que o banho seja um lugar onde surgem boas ideias. É um dos poucos espaços em que a gente não tem uma tela o tempo todo na nossa frente. Colocar o celular pra carregar o celular em outro cômodo pode fazer com que essa exposição seja um pouquinho menor. Fácil, né?

2. Desinstale aplicativos e desligue algumas notificações.

Lightcome / Getty Images

Se você precisa falar alguma coisa urgente com alguém e não consegue falar com a pessoa no Messenger, no WhatsApp o que você faz? Você liga. A ligação é uma boa medida para identificar o que é uma urgência de verdade e o que não é. Experimente desinstalar aplicativos e/ou desabilitar notificações e use o celular como um telefone de antigamente. Não existe mensagem tão urgente que não vire uma ligação na sequência.

3. Faça uma coisa de cada vez.

Kubkoo / Getty Images

Quando a gente erra uma receita ou quebra alguma coisa, um copo, por exemplo, isso normalmente acontece porque a gente pula etapas ou tenta fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. A nossa capacidade de ser multitarefa é muito menos eficiente do que a gente gosta de admitir. Aproveite o tempo extra para fazer uma coisa de cada vez. É gostoso viver sem tanta pressa!

Publicidade

4. Leia alguma coisa, qualquer coisa.

Kubkoo / Getty Images

Desafie-se a ler alguma coisa, qualquer coisa, dedicando total atenção até terminar. Pode ser um artigo longo, um capítulo de um livro, o seu livro favorito. É interessante exercitar a capacidade de concentração em uma única tarefa até mesmo pra usar essa capacidade quando você voltar a conectar.

5. Aprenda alguma coisa nova ou volte a fazer uma coisa antiga.

Kubkoo / Getty Images

Na velocidade do dia-a-dia, quase não dá tempo de lidar com a frustração ao fazer as coisas que a gente não faz tão bem - existe um tempinho necessário para aperfeiçoar qualquer atividade. Pode ser bem gostoso ter esse tempo e usá-lo para voltar a desenhar, por exemplo, ou começar a aprender alguma coisa que você sempre quis fazer.

6. Escreva no papel.

Kubkoo / Getty Images

Com papel e caneta, você precisa de mais tempo. Ao desenhar as letras, o cérebro registra os movimentos realizados pela mão, gravamos de forma fotográfica o que foi escrito no papel e ainda sobram uns milissegundos pra organizar melhor as ideias na cabeça.

7. Medite!

Otto Steininger / Getty Images

Meditar é muito menos holístico e zen do que se imagina. Para começar, tudo o que você precisa é de lugar calmo e silencioso, se sentar de forma confortável, com pernas cruzadas uma sobre a outra e as mãos sobre os joelhos, fechar os olhos e focar todos os seus pensamentos na inspiração e expiração. Quem está começando pode procurar aplicativos ou CDs que funcionam como audio guias para ajudar a direcionar os pensamentos.

8. Encontre um amigo e desligue o celular.

Shtonado / Getty Images

O tempo que você dedica a uma outra pessoa é uma das coisas mais valiosas que você pode proporcionar. Por que não se esforçar para aproveitar esse momento estando 100% presente? A falta de um ponto de escape pode estimular que a interação aconteça em níveis diferentes dos que você está acostumado e isso pode ser muito legal!

Publicidade

9. Tente ir a um lugar que você nunca foi.

Kubkoo / Getty Images

Quem tem uma rotina que é muito de casa para o trabalho pode aproveitar para desconectar inclusive da rotina! Não precisa ser longe, mas esteja lá, perceba como você se sente no ambiente e observe os arredores. Você sabe que nunca dá tempo.

10. Experimente ficar um dia em silêncio.

Kanomdesign / Getty Images

Esta dica é mais difícil de por em prática se você vive com outras pessoas em uma mesma casa, mas pode ser interessante experimentar passar um dia inteiro em silêncio se você se sente drenado depois de ficar exposta a muitos estímulos. Sugestão de dia para fazer isso: o dia seguinte da festa de Natal da sua família.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss