back to top

Lais Souza afirma que "está gay" e gera debate sobre bissexualidade

Ex-ginasta declarou que vive um relacionamento lésbico e movimentou a comunidade LGBT.

publicado

A edição de fevereiro da revista TPM trouxe uma entrevista com a ex-ginasta Lais Souza feita pela jornalista Milly Lacombe, na qual a jovem fala sobre sua orientação sexual.

O que chamou a atenção do público LGBT foram os termos usados, em especial "Sou gay há alguns anos" e "Hoje estou gay".

Publicidade

O que não foi levado em consideração é que Lais cita que já teve namorados, o que indicaria que é, na verdade, bissexual.

A educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela explica: "Na minha interpretação ela afirmou que encontrou uma pessoa do mesmo sexo e está em uma relação lésbica, portanto faz sentindo afirmar que está gay".

Para Maria Helena, o fator mais importante é a afirmação de que Lais vive uma relação lésbica sendo uma figura pública. "A sociedade tem um conceito de que o homossexual é menor ou que não serve para nada", diz.

AP Photo/Andre Penner

"Ela que tem admiração e reconhecimento pelo seu trabalho, quando assume sua orientação sexual desmistifica, e derruba essas impressões negativas", completa a educadora.

Em relação ao "sou gay há alguns anos", Maria Helena entende como o momento em que Lais assumiu sua orientação. "A sociedade ainda é muito preconceituosa e talvez tenha sido quando ela se aceitou em relação a sua sexualidade".

Publicidade

Vale lembrar de que Lais é quem decide como ela mesma quer se classificar.

Carol_Anne/Carol_Anne

E também que parte do processo de evolução da militância LGBT é o respeito por essa auto-identidade. Se Lais se vê como gay, lésbica ou bissexual o que importa é que ela vive uma relação com alguém do mesmo sexo e fala sobre isso sem medo.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss