Conheça o app de táxi que permite que você escolha uma mulher como motorista

Idealizadoras do serviço contam que passageiras ficam tão tranquilas que trocam de roupa, dormem no carro e pedem para taxistas levarem seus filhos na escola.

A mulher pega um táxi, senta-se no banco de trás e, de repente, se dá conta de que o motorista passou a mexer no retrovisor para ficar olhando para suas pernas.

Vanderlei Almeida/AFP / Getty Images

Publicidade

A cena vivenciada várias vezes por Fátima Ramos, como passageira, foi uma das inspirações para criar um aplicativo para que mulheres chamem táxis dirigidos por mulheres.

O Táxi Rosa Carioca completou uma semana nesta terça (26) com 796 usuárias e 40 motoristas cadastradas. A maioria da clientela é formada por mulheres.

Publicidade

Fátima, ela própria no volante de um táxi desde janeiro, reuniu-se com outras duas taxistas, Dora Santos e Denise Azevedo, para viabilizar o projeto. Segundo ela, a iniciativa também visou dar mais visibilidade às mulheres que ganham a vida dirigindo táxis no rio.

Publicidade

A sócia Dora Santos pesquisou esse tipo de serviço pelo mundo e se inspirou no Táxi Rosa de Dubai, mas lembrou que, no Brasil, não se pode discriminar o cliente: "Eu mesma pego muitos passageiros homens".

Os táxis do Rio estão recebendo adesivos rosa para se diferenciar da frota normal. Serviços similares existem em países como México e Egito.

Fátima Ramos informou ao BuzzFeed que há um grupo de mais de 700 mulheres taxistas interessadas em ingressar no aplicativo.

Publicidade


Segundo ela, entre os 32 mil taxistas do Rio, cerca de 2.000 são mulheres.

No Facebook, a página do grupo convida as interessadas a trabalhar com o aplicativo.

Publicidade


Veja também