back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

Estas fotos mostram mulheres negras e o que elas estão cansadas de ouvir

"Cansei de ser chamada de 'morena'".

publicado

Neste final de semana a página "Black is Power" divulgou o projeto "Cansei", que mostra fotos de mulheres negras desabafando sobre aquilo que não aguentam mais, e despertou bastante atenção.

Larissa Isis / Via porlarissaisis.com

A autora da fotos é a Larissa Isis, de São José dos Campos (SP), que é nutricionista e apaixonada por fotografia, e levou três meses para ser realizado.

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Larissa disse que teve a ideia depois de ver que mulheres negras de todas as idades e origens passam por situações parecidas – e estão cansadas.

Larissa Isis / Via porlarissaisis.com

Para a estética das fotos, a inspiração foi o "I'm Tired" um projeto semelhante feito nos Estados Unidos.

A ideia é que além das fotos, o público leia os depoimentos completos das mulheres fotografadas.

Publicidade

Apesar da força das imagens e das palavras, sempre aparece alguém que nunca sentiu isso na vida e acha que pode falar da luta alheia.

Facebook: Powerniggs

"Acontece porque as pessoas não se colocam no lugar das outras, elas não passam por isso então elas acham um exagero, chamam de mimimi", diz Larissa sobre o tom de alguns comentários.

Na verdade esses comentários só deixam o projeto mais forte. "O objetivo é justamente esse, é mostrar como o racismo no Brasil existe e não é nem velado, está aí para todo mundo ver", diz Larissa.

Larissa Isis / Via porlarissaisis.com

A Larissa já está com mais dois projetos na manga, um sobre homens negros e outro mostrando com imagens os cansaços dos quais falam os depoimentos. O trabalho dela também está no Instagram.