back to top

Estas fotos mostram mulheres negras e o que elas estão cansadas de ouvir

"Cansei de ser chamada de 'morena'".

publicado

Neste final de semana a página "Black is Power" divulgou o projeto "Cansei", que mostra fotos de mulheres negras desabafando sobre aquilo que não aguentam mais, e despertou bastante atenção.

Larissa Isis / Via porlarissaisis.com

A autora da fotos é a Larissa Isis, de São José dos Campos (SP), que é nutricionista e apaixonada por fotografia, e levou três meses para ser realizado.

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Larissa disse que teve a ideia depois de ver que mulheres negras de todas as idades e origens passam por situações parecidas – e estão cansadas.

Larissa Isis / Via porlarissaisis.com

Para a estética das fotos, a inspiração foi o "I'm Tired" um projeto semelhante feito nos Estados Unidos.

A ideia é que além das fotos, o público leia os depoimentos completos das mulheres fotografadas.

Publicidade

Apesar da força das imagens e das palavras, sempre aparece alguém que nunca sentiu isso na vida e acha que pode falar da luta alheia.

Facebook: Powerniggs

"Acontece porque as pessoas não se colocam no lugar das outras, elas não passam por isso então elas acham um exagero, chamam de mimimi", diz Larissa sobre o tom de alguns comentários.

Na verdade esses comentários só deixam o projeto mais forte. "O objetivo é justamente esse, é mostrar como o racismo no Brasil existe e não é nem velado, está aí para todo mundo ver", diz Larissa.

Larissa Isis / Via porlarissaisis.com

A Larissa já está com mais dois projetos na manga, um sobre homens negros e outro mostrando com imagens os cansaços dos quais falam os depoimentos. O trabalho dela também está no Instagram.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss